quarta-feira, 1 de julho de 2015

Degustação Bodega Salentein - Zahil

Pessoal!!!
No dia 23 de Junho, participei de uma super degustação promovida pela Zahil Brasília. Degustação da Bodega Salentin, os vinhos são elaborados pelo enólogo Pepe Galante que é referência na produção de vinhos premium da Argentina (antigo enólogo da Catena). Confira:

A degustação da Bodega Salentein foi fantástica! Vinhos ótimos, buffet de frios, muita música com o trio Oblivion e animação. Gostei muito!!!Desde já agradeço o convite feito pela Zahil e parabenizo a todos por terem feito uma degustação maravilhosa. Obrigado!

Degustação Bodega Salentein - Zahil



Sobre a Zahil:

Fundada em 1986 pelos Irmãos Anoine e Serge Zahil, a importadora passou a se dedicar à importação de vinhos a partir de 1999. A qualidade dos vinhos é a principal estratégia da Zahil, sendo criteriosamente selecionados por uma equipe de especialistas sob a competente consultoria de Jorge Lucki, expert em vinhos e referência nos mercados brasileiro e internacional. 

Os vinhos produzidos por cerca de 70 produtores, em 12 países, são importados e distribuídos com exclusividade em todo o território brasileiro, com destaque para a presença nas cartas de mais de 1000 dos melhores restaurantes nacionais. A cuidadosa seleção conta com nomes de peso que representam as principais regiões produtoras e estilos de vinhos ao redor do mundo.

Na foto o dono da Zahil (Brasília) com a Diretora Comercial:


Sobre a Bodega Salentein:

Salentein está localizado em Mendoza, uma província da Argentina é sinônimo de vinho. O terreno nesta região é arenoso, e o clima seco, com dias muito quentes e noites muito frias.

A adega está localizada a uma altitude de 1200 metros, mesmo no meio das vinhas. Mais de 49 hectares de deserto habitat nativo foram preservadas, e fazem parte da paisagem cotidiana da vinícola. O horizonte ocidental é dominada pelos Andes cobertas de neve nas proximidades, que sobem mais de 6.100 metros.


As caves subterrâneas são oito metros de profundidade a uma temperatura constante de 12 ° C, e uma humidade de 80%. O vinho é envelhecido em barricas de carvalho francês de 225 litros cada. No total, este nível abriga 5.000 barris. Outra característica da cava é o chão de pedra. Visto de nível superior, o piso central de câmara que mostra um projeto substancial, altamente simbólica: baseia-se na rosa dos ventos, com cada um dos seus pontos voltados para os pontos cardeais. Neste modo, representa a sua relação com o resto do mundo. 

O enólogo Pepe Galante foi por 30 anos o principal enólogo da Catena. Hoje ele trabalha para a Salentein e entre os diversos vinhos da vinícola.

Sobre os Vinhos:

Pessoal!!! Eu pude provar boa parte dos rótulos da Bodega. Nesse post vou destacar os 3 que mais gostei.



Numina Gran Corte: O "Gran Corte" da Salentein, combina as melhores uvas produzidas em seus vinhedos, a partir de parcelas antigas. 16 meses em barricas. Uvas: 61% Malbec, 21% Cabernet Sauvignon, 7% Petit Verdot, 8% merlot y 3% Cabernet Franc.

Cor rubi intenso com borda violácea. Um buquê maravilhoso! Aromas de frutas negras e cereja. Em boa taninos redondos, boa acidez. O melhor da noite!!!! Indico!!! 


Pinot noir reserva: um belo exemplar de pinot Argentino que passou por 10 emes em barricas. Cor rubi claro, aromas de frutas vermelhas. Em boa é delicado, fresco e frutado. Adorei!!!


Chardonnay Reserva: Os aromas e sabores únicos do Salentein Reserve Chardonnay, tornam esse vinho branco excepcional. Seu modo de preparo, com uma dosagem certa da madeira, enriquece o Salentein Reserve Chadornnay, sem transformá-lo em um vinho pesado. Cor amarelo palha. Aromas de frutas tropicais. Fresco e super agradável. Ótimo!!! 


Fotos:
Que tal curtirmos as fotos???

Na foto, muita música, animação, amigos enófilos, sommelier Leonildo Santana (Dom Francisco) e confreiras Amigas do Vinho:


Para ver todas as fotos, clique aqui!