Queridos confrades!
Usando uma linguagem simples e divertida vou falar um pouco sobre mim, minha experiência com vinhos e contar como começou o blog. Para construir esse texto, peguei as principais perguntas que geralmente os leitores e amigos me fazem. Vamos lá:

QUEM SOU EU: Sou um apaixonado por vinhos...

FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM VINHOS: WSET 3 (Wine Spirit Education Trust) e ISG 2 (International Sommelier Guild). Além disso, sou Pós-Graduado em Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUCRS (Aprovado no TCC sobre harmonização de vinho e comida com nota 10).

Conhecendo o Autor do Blog Enofilia: Ayrton Gissoni



1 - Como começou a minha paixão pelos vinhos?

Minha paixão pelos vinhos começou indo ao evento Brasília Wine House (segunda edição). Fui por curiosidade... não sabia NADA sobre vinhos e apenas tinha provado uns vinhos docinhos... Gostei tanto do evento, que resolvi começar a experimentar vinhos. Essa paixão se tornou mais intensa quando um amigo me chamou para jantar na casa dele, um jantar harmonizado. Daí, acabei gostando de vez!

Gostei tanto do assunto que a minha monografia do fim de curso de Engenharia da Computação foi uma ADEGA CLIMATIZADA para 3 tipos de vinho, com controle de temperatura e um software para cadastrar vinhos! Foi aqui que aprofundei muito sobre a parte técnica.

Participei de várias feiras, eventos, degustações, experimentei diversos rótulos diferentes, li vários livros, sites, blogs, revistas; assisti vídeos, participei de aulas e etc... ENTÃO DECIDI ESCREVER...

2 - Por que decidi montar um Blog?

Bom... várias coisas me impulsionaram a começar a escrever. Achei legal ter uma página na Web =) com o tempo, uns 4 meses com poucos acessos, decidir inovar e resolver um problema que eu tinha: A FALTA DE INFORMAÇÃO SOBRE EVENTOS DE VINHO!!!

3 – Quando e como o Blog começou a fazer sucesso?

Sucesso, SUCESSO mesmo, foi mais tarde... Mas, comecei a ter o primeiro upgrade no site quando fui cobrir a inauguração da Adega Baco (Brasília) e fui o primeiro a postar na mídia o evento. Logo depois, conheci minha amiga Betta Doelinger que me convidou para o evento Super Adega in Casa Park. Novamente, fui o primeiro a postar. 

Dias depois, a assessora de imprensa e hoje minha amiga Lu Alves (uma das melhores assessoras de imprensa de Brasília, pois ela sabe do assunto que trabalha e é uma verdadeira “caça talentos”) me convidou para cobrir as degustações na recém inaugurada Adega Base. Foi ai que comecei a me destacar e triplicar o número de acessos, chegando aos 6mil ao mês.

Hoje, ministro cursos de vinhos, tenho canal no YouTube, Grupos no WhatsApp, Instagram, Facebook e etc.

4 - Qual o diferencial do meu Blog? E o que é ENOFILIA?

Vocês devem estar perguntando o porquê do título "Enofilia" e o que tem diferente e especial nesse blog que nos outro não têm? Pois é, vamos com calma...

Além da linguagem fácil e descomplicada de ler, aqui você fica por dentro dos melhores eventos e degustações em Brasília. 

Conteúdo exclusivo:

  • Artigos técnicos;
  • Resumos das certificações ISG e WSET;
  • Vídeo aulas.

Já o nome do Blog: Enofilia significa PAIXÃO PELO VINHO.

5 - Me perguntaram se eu fiz tudo sozinho (o blog) ou tive ajuda.

Não fiz tudo sozinho, apesar de escrever as matérias, postar e trabalhar as redes sociais... Eu tive muita ajuda e muita sorte. Minha esposa, minha mãe e muitos amigos me ajudaram. Agradeço a todos de coração! 

O sucesso não sou eu quem faço, são vocês meus leitores que promovem o meu blog. Cada curtida, cada compartilhada, cada indicação e elogio são de extrema importância para nós Blogueiros. Saiba disso, para a gente vale ouro!

Se eu fosse listar todos que contribuíram para o sucesso do meu blog, não caberia nesse post. Então, a todos, meu MUITO OBRIGADO.

6 - Como consegui ser o Primeiro do Ranking do Enoblogs?

Uma vez postei uma lista do enoblogs e outra de outro site que mapeia blogs mostrando os blogs de vinho mais acessados. E eu nem nelas estava =( O Enoblogs é um portal que reúne mais de 700 blogs de vinhos que colocam conteúdo atualizado no portal; mapeia os 10 mais acessados e faz uma lista. 

Com 10 meses de Blog Enofilia, sonhei em um dia estar lá... Foi ai que Deus colocou em minha vida um grande amigo: Alan Andrade que me ajudou a renovar o layout do Blog Enofilia para atingir o sucesso que é hoje. 

Alan é Bacharel em Publicidade e Propaganda e tem formação em Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Computação Gráfica no UniCEUB. Atua como consultor em Marketing Digital e é blogueiro, tendo diversos projetos na web. Um desses projetos, o blog Amostras Grátis é o mais acessado sobre o assunto na América Latina, tendo recebido importantes prêmios, dentre eles o TOP BLOG, maior premiação da blogosfera brasileira.

Foi com muito esforço, seguindo suas dicas e inovando, que em Dezembro de 2015 o Blog está entre os TOP 10 do ranking do ENOBLOGS. Já mostrei ao Brasil que posso chegar lá! Fiquei em PRIMEIRO e tive 40mil acessos no mês (mais que o dobro da minha média mensal).

Atualmente, o Blog Enofilia possui mais de 1milhão de acessos.

7 - Dos vinhos tintos que eu provei, qual é o melhor? Por que?

Até agora... O Vega Sicília Único Reserva Especial 2013:
Possui coloração rubi com reflexos violáceos, o vinho ainda "jovem" para média idade (pode-se guardar tranquilamente uns 15 anos ou mais). No nariz apresenta frutas negras, um toque terroso, notas tostadas e de coco torrado. Após um tempo na taça apresentou aromas de especiarias, e ao final, café. Em boca é potente, apresenta frutas negras maduras, bom corpo e ótima estrutura. Seus taninos são maciez, mostrando que já está pronto também para ser aberto e consumido. Possui ótima acidez e persistência. Simplesmente maravilhoso: "ÚNICO”. 

8 - O que eu mais gosto de cozinhar? E beber?

Gosto muito de fazer risotos, carnes vermelhas, salmão, trufas e receitas francesas e italianas. O que gosto de beber? Bordeaux, Borgonha, Riesling Alemão, Barolo e Champagne são os meus preferidos.

9 - Perguntaram também se sou sommelier e ganho dinheiro com o blog.

Antes de 2018 era apenas um hobby. Hoje em dia, ministro cursos, produzo eventos e dou consultoria na área.

10 - O que será do futuro do blog?

Essa é uma pergunta difícil de responder, mas vamos sonhar... Ainda tenho alguns projetos para serem implementados... Uns já em andamento e outros no início. QUEM SABE: um dia... lembrem de mim como um grande divulgador da cultura de vinhos no Brasil!


QUER SABER MAIS? ENVIE SUA PERGUNTA!
Lembrando: O que quero passar para vocês, é parte da minha experiência!
Espero que possam ler muito o Blog Enofilia;
Experimentar vários vinhos;
Participar com comentários;
E SEMPRE SEMPRE... SE DIVERTIR MUIIIIITOOO, APROVEITAR AS DICAS E DEGUSTAÇÕES!!!

Ótima leitura a todos!!! Saúde!
Ayrton Gissoni
Telefone: (61) 99902-8680