PARA PARTICIPAR... É FÁCIL!!!
Envie Seu texto com o link do seu blog, fotos, um parágrafo sobre você.
Para o Email: enofiliablog@gmail.com


Luiz Cola: 

Depois de 15 anos degustando e estudando o prazeroso e rico universo dos vinhos, criar o blog Vinhos e Mais Vinhos em 2009 foi um passo natural. Pensado como um veículo para compartilhar informações relevantes para enófilos e apreciadores eventuais, o blog completou 5 anos repletos de postagens interessantes e muitos leitores.

Luiz Cola, que é arquiteto por profissão e um enófilo dedicado ao tema há quase 20 anos. Desde 2005 realiza palestras, degustações de vinhos e ainda organiza e participa de confrarias há mais de 10 anos. Autor e escritor do blog Vinhos e Mais Vinhos que se configura num dos principais veículos de divulgação da cultura de vinhos no Brasil. Além de escrever no blog, também presta consultoria para pessoas físicas e restaurantes.



Orestes de Andrade Jr: 

Sou jornalista, pai do Pietro, colorado, marido da Elisângela Hesse e apreciador de vinhos, não necessariamente nessa ordem. Este blog foi criado para registrar matérias que merecem ser guardadas. São pautas de guarda, tão em desuso na imprensa atual, mais interessada em definir espaços (minúsculos) do que trazer boas histórias. Aqui, não vou me preocupar em postar textos pequenos, fáceis ao leitor da internet. Acho que ainda há interessados em pautas de guarda, assim como há quem goste de vinhos de guarda. Minha sugestão é simples "imprima e leia no banheiro". Se não gostar, o destino estará perto.



Profª MSc Rachel Alves

É Juíza internacional de qualificação de vinhos (Giudice Internazionale dei Vini) filiada à International Wine Tasters Organization (IWTO). É Sommelière Internacional (Sommelier Internazionale) pela Federazione Italiana Sommelier, Albergatori, Ristoratori (FISAR), Delegazione del Piemonte-Torino/Itália, Pela Associação Brasileira de Sommelier-ABS/Brasília  e pela International Wine &  Education Trust (WSET AWARDS) London/England. 

É professora universitária ministrando as disciplinas: Harmonização & Serviço do Vinho no UNICEUB, ESTÁCIO DE SÁ, IESB e UDF. Presidente da Confraria Amigas do Vinho, Seção Brasília, onde é professora de  Harmonização, Cultura & Conhecimento do Vinho. É autora do livro “Vinho Espumante, show de borbulha”, Brasília, 2012. Visita rotineiramente regiões vinícolas, Feiras, Congressos e Exposições no Brasil e no exterior.

Doutoranda em Educação, é Mestre em Ciências da Educação, é graduada em Gastronomia, História, Estudos Sociais e, também, Sistemas de Informação. Pós graduada em Engenharia da Informação. MBA em  Segurança da Informação. Certificada na Norma British Standard 7799 (ABNT ISO/IEC 27001) pela Det Norske Veritas em Veritasveien/Norway.

Rogério Lisbôa:

Colunista de gastronomia da BandNews FM Brasília. Chef de cozinha, sommelier e jornalista, foi sócio de dois restaurantes na capital do país e viajou o mundo atrás de curiosidades e informações sobre esse sensacional universo da boa comida e dos bons vinhos. 


Su Maestri:

Formada em Direito e Administração de Empresas. Enófila por vocação, está à frente do Blog Vinho Capital, há 13 anos participa de eventos no mundo do vinho, como grupos de estudos, degustações, confrarias, além das inúmeras viagens eno-gastronômicas que faz para visitar vinícolas por todo o mundo. 

Atualmente, organiza e promove diversos cursos no segmento, administra uma das maiores confrarias virtuais – que conta com a marca de 6.500 membros. Colabora com o blog Meia Taça, desenvolvendo um trabalho dedicado à disseminação da cultura do vinho.



Joaldo Lima:

Graduado pela The Wine & Spirit Education Trust-WSET Advanced Certificado in Wines & Spirit Level 3, e possui o Titulo de Sommelier Profissional – Certificado pela ABS-BRASIL Homologação Profissional de Sommelier - ABS-Associação Brasileira de Sommelier /Brasi – Edição 2013; Detentor do botton Verde e Amarelo numero 47 de Sommleier Profissional – Nível Nacional e recebeu o Prêmio “Melhor Sommelier”  de Brasília–  Concedido pelo Brasília  Gastrô. Edição 2013/2014.


Etiene Carvalho:

Jornalista e autora do Blog Vinho Tinto, máster em Comunicação Digital pela Universidad de Alcalá (Espanha). Nível 3 WSet, Sommelier Fisar e nível Avançado em Degustação pela ABS-DF.


José Filho Anjos:

Sommelier e Consultor de Vinhos. Possui a certificação WSET® - Qualificação Nível 2 em Vinhos e Destilados. É o Gerente comercial da Enoteca Decanter em Brasília.

Beto Duarte:

Jornalista, trabalhou em diversas redes de TV desde 1982, diretor de documentários e organizador da feira Encontro de Vinhos. Autor do Blog Papo de Vinho que existe desde 2008 e já recebeu quase 1 milhão de visitantes. 

Álvaro Cézar Galvão:

Enófilo apaixonado, larguei a engenharia para trabalhar com o lado lúdico dos vinhos e da gastronomia. Engenheiro por formação acadêmica, sommelier formado pela ABS-SP, acabei me tornando "O Engenheiro que Virou Vinho".

Lu Alves:

Jorganista. Já trabalhou em vários Ministérios, como coordenadora de comunicação, entre eles Cultura, Educação, Turismo, Embratur e Casa Civil da Presidência da República, de onde saiu há 3 anos para para abrir sua própria empresa de Assessoria de Imprensa,  Infinito Comunicação. 

Antes de abrir a Infinito, já teve um café e uma clínica de estética.  Como empresária, participa ativamente de vários grupos de network empresarial, e tem sido convidada para talk shows e palestras sobre Mulheres e Network no mundo dos negócios. 


Também publica uma coluna  na revista Entrelagos e um blog chamado Comidinhas e Outras Gostosuras, ambos sobre gastronomia sua mais recente paixão e hobby.


Ana Clara Carvalho:


Formada como sommelière pela ABS de São Paulo e graduada em Turismo pela Anhembi Morumbi.  

Adroaldo Quintela:

Economista baiano, radicado em Brasília desde 1985. Amante dos vinhos, da poesia, da literatura e das artes plásticas , possui curso básico e avançado pela ABS-DF e vários cursos rápidos no novo e velho mundo dos vinhos. Já organizou diversos eventos de vinho, entre eles o Vinho e Artes Plásticas, em novembro de 2013. Nos últimos cinco anos, tem se dedicado a estudar e organizar degustações de vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos. Participa há dez anos da Confraria Amicus Vinum.

Olnedy Bernardo:
Sommelier Profissional em Brasília no Piantas Adega e Bistrô. Após anos de Piantella, recebeu o inegável convite para ser o Sommelier da Adega Piantas. Possui diversos cursos e treinamento na área de vinhos, é formado pela Associação Brasileira de Sommelier (ABS-Brasília) e experiência de quase uma década.