Queridos confrades!
Essa página do Blog foi feita para guardar os artigos sobre conhecimento técnico e curiosidades do mundo do vinho. Cada um foi escrito com muito carinho para que você possa aprender mais e mais sobre esse maravilhoso mundo do vinho.

Como escrevi muiiiita coisa... Resolvi guardar nessa página apenas os melhores Artigos.
Espero que gostem e façam uma excelente leitura!!!

Artigos by Ayrton Gissoni



Os 5 Erros Mais Comuns de Quem Começa a Beber Vinho

Fiz uma lista dos 5 erros mais comuns para quem está começando a beber vinho. NÃO ESQUENTA... eu mesmo quando comecei já fiz todos essas "gafes" várias vezes até aprender. Então, se você é um iniciante, não deixe de ler esse post e ficar atento as dicas. E se você já é um expert, que tal lembrar de alguns "micos" e dar umas boas risadas com esse post?

Aqui, poderia passar uma lista de 7, 11, 13 ou outro número qualquer de erros, mas resolvi pegar os 5 principais que acredito serem muito comuns a TODOS os iniciantes. Sabendo desses 5, você já resolve boa parte dos problemas. Só não levem a mal o tom irónico no texto, era pra ser engraçado. =) Então... Vamos lá:

Clique Aqui para ler!

Qual a Diferença entre Corte, Assemblagem, Blend ou Varietal?

É com essa pergunta que iniciamos o post de hoje. Se você é um enófilo, um amante do vinho, já deve ter se deparado com essas expressões que são muito comuns nos contra-rótulos e fichas técnicas, e em geral no mundo do vinho. Que tal aprender o que significa cada uma delas e tirar sua dúvida de vez? Confira:



O Que é o Gosto Amargo no Vinho?

Você sabe de onde vem o sabor amargo do vinho? Por que ele está presente em alguns vinhos??? Descubra:



Será mesmo que Eu Preciso de uma Adega Climatizada???

Falando um pouquinho sobre a importância de se ter uma adega. Será mesmo que você precisa dela???




Será que o meu vinho está estragado???

Nesse post, vamos aprender como reconhecer problemas e defeitos do seu vinho. Fique esperto... se encontra algum desses, siga esse conselho: Imediatamente, após o seu primeiro gole... separe a garrafa e  a devolva o mais rápido possível. Em qualquer lugar que  você esteja, seja um restaurante, seja uma loja, seja um supermercado, seja uma adega e etc… Agora, não vale esperar a garrafa ficar no final! Por que daí... isso não vai "pegar bem".

Clique Aqui para ler!





Por que o Sommelier Cheira a Rolha???

EU SEI... muitos já se perguntaram: Por que todo restaurante tem um tal "cheira rolhas"??? Pois é! Esse profissional que cheirou a rolha antes de lhe servir o vinho, na verdade é o sommelier! E por que motivo ele faz isso??? Bom... ele faz isso basicamente para garantir que ao te servir o vinho, ele esteja em boas condições e que você tenha uma experiência maravilhosa o apreciando. Vamos lá... confira os detalhes e seja um expert você também!!!

Clique Aqui para ler!





Uva: A Essência do Vinho

Essa é uma série de posts que fiz relacionado a cada tipo de cepa/uva. Cada um dos posts foi feito com todo cuidado e pesquisa para levar a você informações precisas sobre as características e terroir de cada cepa. Confira e saiba mais sobre a Cabernet, a Chardonnay, Sauvignon, Pinot e etc...

Clique Aqui para Ler!


O Sommelier

Nesse Post vou falar e comentar um pouco sobre o personagem que sempre está por traz dos vinhos... Principalmente, em restaurantes...

Clique Aqui para ler!





O Vinho Quanto Mais Velho, Melhor???

Esse post comenta sobre a idéia/mito de que um vinho quanto mais velho melhor. Será mesmo? O que muda???

Clique Aqui para ler!





Rolha, Uma Iguaria do Vinho...

Esse post mostra como é feita a rolha, fala sobre sua importância e seus tipos.
Sem dúvida nenhuma, o prazer de se degustar um bom vinho começa em sua abertura. Quando temos a honra de poder abri-lo e ouvir o barulho seco da rolha, que anuncia o prazer iminente...

Clique Aqui para ler!