segunda-feira, 9 de março de 2015

Pessoal!!!
Pude participar agora a pouco de um maravilhoso almoço harmonizado realizado pelo Restaurante Limoncello. O almoço contou com a presença de jornalistas e blogueiros na área de enogastronomia. Confira o novo menu e a nova carta de vinhos do restaurante:

Desde já agradeço o convite feito por Su Maestri e os Proprietários Fabiany Damasceno e Eduardo Teixeira de Macedo. Quero dar os parabéns pela organização, atendimento e a qualidade dos pratos e vinhos. Gostei muito de tudo!!! Também quero parabenizar o chef Victor André, por ter preparado com todo carinho pratos maravilhosos. Parabéns a equipe de garçons pelo atendimento.

Almoço Harmonizado no Ristorante Limoncello



Pessoal!!! 
Quem quer ir em um restaurante maravilhoso, com um ambiente pra lá de romântico e ainda poder provar vinhos excelentes? Limoncello é um tradicional restaurante italiano de Brasília que vem com essa proposta.

Localizado na 402 Sul (Brasília), na famosa Rua dos Restaurantes, o Limoncello agrada seus clientes com um ambiente decorado, musica clássica e Jazz às quartas-feiras. 

Além disso, a carta de vinhos é completa. Com vinhos maravilhosos da Zahil, Art du Vin e Terramater. O chefe Victor André faz pratos sensacionais, leves e que dão "água na boca".


Pessoal!!! Agora... Que tal falarmos sobre os vinhos e as harmonizações?

Logo que cheguei, fui recepcionado com o 
Prosecco la Veneziana Italia. Um espumante à base de Glera, a uva mundialmente conhecida como Prosecco, produzido no coração da região de Valdobbiadene. A uva Garganega completa o vinho, adicionando volume e enriquecendo seus perfumes. Um vinho que serviu muito bem de entrada, pois é fresco, leve e extremamente aromático. Adorei!!!

Para a primeira entrada, foi servido Polenta Cremosa com Gongorzola. Escolhi esse mesmo prosecco para fazer a harmonização, pois a gordura da Polenta se equilibra com a acidez do vinho, onde o vinho "limpa as papilas" e acaba harmonizando perfeitamente.



A segunda entrada foi a Panelinha de Vieras. O espumante que eu escolhi para a harmonização foi o X Decima Brut Rosé. 

projeto Decima foi idealizado há 11 anos pelo nosso enólogo Alejandro Cardozo. O espumante possui a Gran Medalha de Ouro no VIII concurso de espumantes brasileiros e mais 3 madalhas de ouro. Um charmat descomplicado, muito frutado e aromático. Boa acidez e perlagem. Muito agradável!!! Recomendo!

A panelinha de vieras e o espumante se harmonizaram, pois a acidez do espumante combinou com a gordura do caldo da Panelinha, e os aromas de ambos fizeram a harmonização ficar ainda mais deliciosa.


Agora, passei a responsabilidade de harmonizar os pratos principais para minha amiga Su Maestri do Blog Vinho Capital.

O primeiro prato, foi o Robalo a Limoncello, que é um Robalo na cama de legumes cortados em spaguetti com bisque de camarões e couve crocante. Por sinal, um peixe leve e delicioso. O vinho sugerido por Su Maestri para a harmonização foi o Vigneto Sauvignon Blanc da vinícola brasileira Pericó.

O vinho possui cor amarelo palha claro. Aromas típicos de um sauvignon blanc Como notas de frutas tropicais e maracujá. Em boca é fresco, e se percebe as mesmas frutas encontradas no aroma. Uma boa pedida!!!

Segundo Su Maestri: "Aqui temos um peixe levíssimo e a harmonização foi pensada levando em conta os legumes, a couve com seu amargor e a mineralidade do camarão. Escolhi o Sauvignon Blanc  porque possui notas herbáceas, e um frescor aportado pela acidez que não irá sobrepor a leveza do peixe." Adorei a harmonização!!!



O segundo prato principal, foi o Risoto de lagosta e manteiga trufada e o vinho sugerido por Su Maestri foi o Sol de Sol Chardonnay. O vinho é dos principais famosos chardonnays do Chile. Um vinho espectacular! Fresco, de boa acidez e estrutura.

Segundo Su Maestri: "Para mim aqui está uma harmonização bem clássica com um chardonnay com estagio em barrica, untuoso, com notas de baunilha e muita estrutura, que combina perfeitamente com o aroma intenso da  manteiga trufada. Além disso, o vinho possui tem muita acidez e frescor acompanhará com perfeição a carne firme da lagosta". Mandou muito bem na harmonização, adorei o vinho e o prato. Me surpreendi com o risoto. Um espectáculo!!!


E o terceiro prato principal foi o Filé Rossini que é um medalhão de filé mignon com foie gras e risoto de alho negro. Para a harmonização, o vinho: Casa Marin Syrah que é um vinho excelente. Aromas de flores, especiarias e frutos negros. Em boca é macio, equilibrado e frutado. Adorei!!!

Segundo Su Maestri: "Uma combinação inusitada do foie grãs e risoto de alho negro, onde o syrah é um vinho que aporta muitas frutas negras, notas terrosas, especiarias e taninos doces e finos que quebrará a proteína da carne e limpará o paladar da gordura do risoto. Suas frutas doces também fará um contra ponto com o foie grãs". Excelente. Como disse anteriormente, o risoto surpreendeu nesse prato também. 


Agora... vamos a parte das sobremesas!!! As harmonizações ficaram a cargo da Nathalia Maestri, Jornalista de Gastronomia do Blog Vinho Capital.

A primeira sobremesa foi a Verrine Limoncello com o vinho branco fortificado Perini Éden. Um vinho de excelente custo benefício, cor amarelo-âmbar, aroma intensos de mel e ameixa seca. Na boca parece um mel... delicioso e sabor delicado (não muito doce). Bela harmonização onde a doçura combinou perfeitamente.



A segunda sobremesa, foi a Torta crocante de chocolate e pistache e o vinho sugerido foi o: Graham’s Fine Ruby Port que é encorpado, com frescor jovem e atraente, frutos saborosos e não tem o doce enjoativo. Excelente porto! Uma harmonização super clássica e elegante para o chocolate e pistaches.

Segundo Nathalia Maestri: "A torta com recheio à base de  chocolate é mais untuosa e apresenta acidez, nesse caso o vinho além de ser doce deverá apresentar também acidez. Geralmente é indicado que a doçura do vinho seja maior que a doçura da sobremesa".



Agora... para fechar com chave de ouro, que tal curtir algumas fotos???

Na foto, Su Maestri, Victor André, Ayrton Gissoni (eu), Eduardo Teixeira de Macedo, Fabiany Damasceno e Nathalia Maestri.


Para curtir todas as fotos dessa noite maravilhosa, acesse o nosso álbum no Facebook. Clique aqui!