sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Será que Meu Vinho Está Estragado?

Queridos confrades!
Será que o meu vinho está estragado?
Nesse post, vamos aprender como reconhecer problemas e defeitos do seu vinho. Fique esperto e caso encontre algum desses defeitos: Imediatamente após o seu primeiro gole separe a garrafa e a devolva o mais rápido possível. Em qualquer lugar que  você esteja, seja um restaurante, seja uma loja, seja um supermercado, seja uma adega e etc… MAS, não vale esperar a garrafa ficar no final. Por que daí... isso não vai "pegar bem".

Será que Meu Vinho Está Estragado?



A paixão de todo enófilo é poder apreciar e degustar o seu vinho. Mas, pode ser que seu vinho apresente algum tipo de problema que atrapalhe a sua degustação. Alguns dos defeitos do vinho não são tão fáceis de serem percebidos, já outros, podemos até conseguir perceber um certo defeito. Vamos aos principais:

Oxidação

Diz-se que um vinho está oxidado quando ele pode ter estado tempo demasiado em contacto com o ar que acabou por alterar o seu sabor.  A oxidação é causada pelo excesso de oxigênio no vinho. Isso pode ter acontecido devido:
  • A falha de vedação;
  • Armazenamento incorreto. Se foi na vertical, a rolha secou e entrou oxigênio;
  • Resultando de um envelhecimento. Ou envelheceu de mais (passando do ponto) devido a sua guarda incorreta - pode ter sido um local quente - ou ainda você passou do ponto de ter aberto a garrafa... Lembre-se que vinhos não duram para sempre!
  • Abrir a garrafa e deixar na geladeira. Quando você abriu a garrafa, entrou ar nela. Mesmo se tampar, por na geladeira e demorar a consumir: o vinho vai oxidar! O jeito é usar uma bombinha de ar para tirar o ar do vinho antes de colocar na geladeira (daí pode durar no máximo uma semana).
  • Ou oxidação.
Um vinho muito oxidado tem seu aroma e sabor assemelhado ao vinagre (com certo amargor). O grande problema é que existem vários níveis de oxidação que as vezes não são fáceis de serem percebidos. Por exemplo: uma bebida pouco oxidada vai ser mais facilmente percebida por quem já tomou desse vinho em boas condições e tem um parâmetro para comparar.

Minha experiência pessoal, uma vez abri uma excelente garrafa de Lagarde Primeras Viñas que estava oxidado. Uma pena. O que pude sentir? Nada! Os aromas não levantam! Não dava para avaliar o vinho. Deixando a taça de lado por um tempo, nada ocorreu e ficou um retrogosto amargo na boca.

Bouchonnè - Vinho Rolha



Esse é um problema que atinge cerca de 6% dos vinho vedados com a cortiça natural. Daí esse vinho recebe o nome de vinho rolha ou bouchonnè.

O que acontece? 
A rolha é contaminada pelo TCA (tricloroanisole), que é uma substância produzida durante o processo de claramente e esterilização da rolha com compostos clorados. Existe risco de ocorrência de TCA sempre que estão presentes fenóis, cloro e fungos.

Como perceber isso?
Infelizmente, não dá para saber se um vinho ficou Bouchonné só olhando para ele, pois o mofo da rolha não aparece na superfície dela. Para identificar, você precisa cheirar a rolha (lembra que o sommelier faz isso?) e cheirar o vinho. 

O aroma característico é bem desagradável, tem cheiro de papelão molhado e mofo. Nota: quanto mais tempo você deixar o vinho na taça, mais intensa ficará esta característica e nenhum outro aroma vai aparecer. E por favor, não vai beber o vinho com gosto de mofo, ok? Pois o gosto demora para sair mesmo bebendo muita água (isso vai estragar sua refeição).

Sulfídrico  - Seu Vinho com Cheiro de Ovos podres!

O que aconteceu?
O Sulfeto de hidrogênio aparece com muita freqüência em vinhos que foram fermentados em um ambiente com limitação de nitrogênio e acabam por exalar um cheiro de ovos podres. 
  

Ácido Acético - Vinho azedo!

Muito semelhante ao vinho oxidado, porém, mais agressivo. Só que agora o defeito é provocado por uma bactéria denominada acetobacter.

Dióxido de enxofre  – Cheirinho de Fósforo...

O SO2 protege o vinho do oxigênio e microorganismos. Mas em excesso ocorreo cheiro de fósforo apagado e dá aos vinhos um sabor agressivo. Também é um dos responsáveis pela dor de cabeça!

Aroma de Suor de Cavalo?


É um aroma que predomina (com maior frequência) vinhos velhos. Alguns dizem até apreciar, mas na verdade, muitos odeiam!

O que causa esse cheiro?
É provocado pela molécula 4-etil fenol (sintetizada pela levedura Brettanomyces Dekkera). Isso revela a falta de higiene na adega e das barricas!

Muita Espuma! 

Ao colocar o vinho na taça e ele estiver com muita espuma (sendo fácil notar isso nas paredes da taça). É um típico sinal de fermentação do vinho mesmo depois de ter sido engarrafado. Pode ter sido também devido à introdução de gás inerte no processo de engarrafamento ou até mesmo depois de aberto (servido nas máquinas por taça).