sábado, 5 de dezembro de 2015

Tour do Mar Tirreno - 14 a 26 de maio de 2016

Pessoal!!!
Vamos de tour de vinhos pela Itália???
Antonello Monardo convida para a apresentação do roteiro do Tour eno-gastronômico: O Tour do Mar Tirreno. No dia 05/12 na Enoteca Decanter (208 Sul). AS 11 HORAS!!!

Tour do Mar Tirreno - 14 a 26 de maio de 2016


Vinícola Villa Raiano (Campania)

www.villaraiano.com
Sabino Basso já cultivava a idéia de elaborar grandes vinhos na sua região natal nos anos em que freqüentava a Scuola Enologica di Avellino, todavia o seu destino já estava traçado pela história da sua família, renomados produtores de azeite na Campania. Trabalhou nos últimos 20 anos com o objetivo de levar ao nível máximo de qualidade a empresa familiar.

A Villa Raiano nasce em 1996, a realização do sonho de Sabino, dividido com os irmãos Annarita e Simone, em valorizar o excepcional “terroir” da região da Irpinia e as suas nobres uvas autóctones: Aglianico, Fiano di Avellino, Greco di Tufo e Falanghina. O nome da vinícola homenageia um antigo burgo de Serino edificado inteiramente sobre a rocha.

Atualmente contam com 17 hectares de vinhedos próprios plantados em excelentes posições colinares na Campania. A vizinhança do mar Tirreno e a proteção em concha dos Apeninos, aonde chegam as últimas influências frias do Norte, determinam ao longo da faixa litorânea e dos relevos pré-apenínicos um clima temperado muito doce, com invernos moderados e verões secos e frescos. Afastando do mar o clima é mais continental. As precipitações são baixas em todas as zonas vitícolas, concentradas sobretudo no final do outono. Os solos alternam rochas dolomitas e calcárias, com presença argilosa em algumas parcelas.

Um dos mais famosos enólogos da Itália e grande referência da Campania, Luigi Moio, presta consultoria à Villa Raiano, que já se tornou uma das forças da região no guia Gambero Rosso. O estilo final é de grande densidade da fruta e respeito integral às expressões de cada casta em seu “terroir”. Os vinhos demonstram enorme complexidade e capacidade de guarda, e são muito gastronômicos.

Vinícola De Bartoli (Sicília)

www.marcodebartoli.com 
Marco de Bartoli revolucionou os vinhos de Marsala, um produtor lendário do vinho italiano. Formado em enologia, Marco se tornou um piloto de corrida automobilística, até assumir a vinícola familiar em 1978. Desde então, foi uma revolução após a outra. Até seu falecimento recente, este artesão iluminado conseguiu dar outra conotação à imagem fora de moda e industrial do Marsala: a de vinhos de nicho, ultra-raros e sofisticados, entre os mais inspiradores goles de meditação do mundo. Renato, Sebastiano e Giuseppina de Bartoli, filhos de Marco, felizmente herdaram os ensinamentos e a paixão visceral pelo Marsala, para seguir elaborando estes vinhos que podem desafiar os melhores fortificados do planeta!

Vinícola Gabbas (Sardegna)

www.gabbas.it 
Extremamente humilde e reservado, Giuseppe Gabbas conduz com inata paixão sua pequena vinícola no coração da Barbaglia, vocacionada região para produção de Cannonau. Contornada por montanhas e próxima ao mar, com profundos solos graníticos a garantir um excelente balanço hídrico, este belíssimo e ensolarado terrítório garante um ecossistema naturalmente privilegiado para a mediterrânea Cannonau. Com a sábia assessoria do grande enólogo Lorenzo Landi, “todos os vinhos se distinguem pela precisão estilística e limpeza gusto-olfativa, tipicidade, chamada territorial, mas também por tanta finesse e elegância”, segundo o Gambero Rosso.

Para informações:
Tel. (61) 3425.3566 – 9971.7349 
 www.parlandoitaliano.com.br     *     antonello@monardo.com.br