terça-feira, 23 de novembro de 2021

Vini d’Italia 2021

Queridos Confrades!

Tive o imenso prazer de participar pela terceira vez do evento Vini d’Italia organizado pela Sueli Maestri. O excelente evento ocorreu na Embaixada da Itália com o objetivo de divulgar o vinho italiano e propiciar um intercâmbio de culturas. Adorei ter participado, provado bons vinhos e revisto grandes amigos que há tempos não brindávamos devido ao covid-19. 

Que voltem logo os eventos de vinho!

Saúde!


Vini d’Italia 2021

A convite do Embaixador da Itália Francesco Azzarello, no dia 10 de novembro, das 19h às 23h, a Embaixada da Itália abriu as portas para um selecionado público de especialistas convidados em um evento de degustação de alguns dos melhores vinhos italianos.

Ayrton Gissoni e Sueli Maestri


Com a curadoria de Sueli Maestri, o Vini d’Italia – Salão do Vinho Italiano em Brasília teve a participação de 12 das maiores importadoras e representantes do mercado de vinhos que apresentaram 157 rótulos provenientes de 12 diversas regiões da Itália.

Sommeliers: Carlos Soares, Ayrton Gissoni, Francisco Chaves e Bernardo

Segundo o Embaixador Azzarello, "o mercado brasileiro está passando por uma fase de profunda, positiva, transformação e tomando consciência do valor de um bom copo de vinho. No ano passado, devido à forte expansão do consumo dessa bebida, o Brasil alcançou a 14ª colocação como mercado mais atraente globalmente". E complementa: "este ano estiveram presentes, em uma base experimental,  também três vinícolas brasileiras de origem italiana para apresentar seus rótulos. Esta é uma experiência que pretendemos empreender para mostrar a riqueza que deriva da mistura de conhecimentos e tradições vinícolas e gastronômicas entre dois povos irmãos".

Ayrton Gissoni e Rogério Lisbôa

A Vini d'Italia também pediu aos importadores algumas sugestões de pratos da rica gastronomia brasileira em acompanhamento aos vinhos italianos. As entrevistas aos expositores ficaram disponíveis no Canal do YouTube da Embaixada "Ambasciata Brasília", enquanto uma seção dedicada no site internet da representância diplomática (www.ambbrasilia.esteri.it) disponibilizou informações sobre os vinhos italianos apresentados durante o evento e sobre onde foi possível achá-los. 

Ayrton Gissoni e Natália Ribeiro

“A gastronomia brasileira combina perfeitamente com as sensações extraordinárias produzidas pelos vinhos italianos, assim como os vinhos ítalo-brasileiros, vários de excelência, oferecem harmonizações incríveis com a gastronomia italiana”, destacou o Embaixador da Itália. “Os vinhos italianos e ítalo-brasileiros são complementares, enriquecem os dois países ao mesmo tempo, potencializando os fluxos nos dois sentidos - continua o Embaixador – tudo em um esforço para promover a crescente cultura do vinho no Brasil e sua desejável promoção futura no exterior ".

Fabiano Lopes, Ayrton Gissoni, Eliane Ulhoa, Rogério Lisbôa e João Baptista

As expectativas são de que, nos próximos anos, o consumo de vinhos no país, tanto de rótulos nacionais quanto importados, terá um crescimento progressivo. "A Itália mantém a marca como o principal produtor e maior exportador de vinho do mundo. Também graças a eventos de promoção como a “Vini d’Italia” contamos com o ampliação sinérgica da cultura do vinho", concluiu o Embaixador.

Sérgio Pires e Ayrton Gissoni