terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Saiba Como se Livrar de uma Mancha de Vinho

Pessoal!!!
A Revista Adega publicou umas dicas importantes e de interesse de todos os enófilos. Daí, resolvi compartilhar nesse post. Vai que um dia acontece? Vai que alguém derrama o vinho e suja alguma coisa? Então... é bom estar prevenido! Confira:

Saiba Como se Livrar de uma Mancha de Vinho

Não há um amante de vinho que nunca tenha passado por esse tipo acidente. Saiba como limpar uma toalha suja de vinho.


Mancha de vinho:

O senso comum diz que tudo que é demasiado prazeroso acaba trazendo consigo uma dose de infortúnio. Quem adora comer – e come muito – acaba tendo dor de estômago, quem exagera na bebida terá ressaca e por aí vai. Os enófilos não fogem a essa regra, e, algumas vezes, também passam por maus bocados por conta dessa paixão. Uma toalha branquinha e um vinho tinto são o cenário perfeito para uma tragédia shakesperiana. Mesmo o mais cuidadoso dos enófilos já teve alguma toalha, roupa, sofá ou tapete manchado com a bebida de Baco. E nessa hora, o que deve ser feito? O primeiro passo é não se desesperar. Apesar de não ser a tarefa mais simples do mundo, há algumas maneiras de driblar o problema.

Seja rápido:

O mais importante de tudo – e o que vai tornar o seu trabalho bem mais fácil – é limpar a sujeira quando a mancha ainda é recente e não está totalmente seca. Retire o excesso de vinho com um papel-toalha e lave a peça com água quente e sabão. A água mais quentinha consegue diluir e “desprender” o vinho que já penetrou no tecido. Algumas pessoas, ao invés de retirar o excesso com papel-toalha, preferem jogar um pouco de sal na mancha ainda molhada, pois, dessa forma, o líquido tende a ser sugado pelo sal. Se preferir essa alternativa, cubra toda a mancha e deixe descansando ali por cinco minutos. Em seguida, retire o excesso e repita o processo até que clareie bem. Depois disso, é só lavar normalmente.

Outra dica é usar uma mistura de sabonete líquido e água oxigenada. Ela é um oxidante que faz as vezes de branqueador, pois dissolve os pigmentos da mancha e torna mais fácil a remoção com sabão ou sabonete.

Se você estiver numa reunião mais formal e não puder tirar a toalha da mesa na hora em que o vinho foi derrubado, o ideal é colocar sabonete líquido e água quente, que vai amolecer e não deixar que a mancha seque – e fique ainda mais difícil de tirá-la mais tarde.

Receitas inusitadas:

Antigamente, quando não existia a gama de produtos de limpeza que temos hoje, uma das maneiras mais eficientes de limpar manchas era colocá-la no leite fervido. O procedimento é simples: basta encher uma panela com leite, colocar o tecido dentro e ferver os dois. Assim que o leite alcançar o ponto de ebulição e começar a subir, desligue o fogo e deixe de molho (depois, claro, lave a peça com água e sabão). Outras pessoas preferem limpar vinho misturando uma parte de vinagre branco com três de água morna e esfregar bastante. Depois, é só lavar a peça na mão.

Atualmente, há “receitas” modernas, como por exemplo uma “caneta mágica”, importada (encontrada nos Estados Unidos), chamada Tide to Go, que só de esfregar sua ponta na mancha recente (e depois de ter tirado todo o excesso), junto com a solução que foi liberada, limpa não só vinho como também sujeira de café, molho, refrigerante e chá.

Sempre que puder, tente remover a mancha ainda úmida. Mancha seca significa trabalho dobrado, pois ela já vai estar totalmente infiltrada no tecido – e não só na superfície – e conseguir limpá-la totalmente será mais difícil.

Nesse caso, é provável que as opções listadas acima não funcionem – já que são alternativas menos invasivas para o tecido. Para tentar salvar sua toalha, ou qualquer outra peça, há três saídas. Uma delas é apostar nos alvejantes sem cloro, que são menos agressivos e não desbotam o tecido, principalmente os mais delicados, mas mesmo assim conseguem uma boa limpeza. A vantagem do alvejante sem cloro é que ele pode ser usado tanto em peças brancas quanto em coloridas. Outra maneira de tentar arrumar o estrago é misturar água e amoníaco e colocar a solução em cima da mancha. Como ela já estará seca, esfregue a área com uma escovinha e depois lave o tecido todo, para retirar o produto.

Se nada mais der certo, o jeito será recorrer aos alvejantes com cloro, soluções de hipoclorito de sódio ou até mesmo a famosa cândida. As três alternativas irão “manchar” o tecido de branco, ou seja, desbotá-lo e tirar o vermelho do vinho. Mas, nesse caso, a dose é muito importante. Muito cloro pode corroer o pano, e pouco pode não surtir efeito.

Cada vinho uma solução:

Tirar manchas de tecido está longe de ser uma ciência exata e, por isso, o que funciona para um pode não funcionar para outro. Geralmente, aqueles vinhos menos encorpados e de coloração mais fraca são mais fáceis de serem removidos, e só um sabãozinho já é suficiente. Outros, porém, mais fortes, são mais complicados, e pedem outras soluções, geralmente arriscadas.
Fonte: 
http://revistaadega.uol.com.br
Carolina Almeida