quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Le Beaujolais Noveau Est Arrivé!!!

Pessoal!!!
É com grande alegria que comemoramos o dia do vinho Beaujolais!!!

Le Beaujolais Noveau Est Arrivé!!!




Hoje na França e no mundo todo se canta 'le jour de gloire est arrivé", que quer dizer "o dia da glória chegou". A festa é agraciada pelo espírito jovem do vinho Beaujolais, que ocorre em toda terceira quinta-feira de novembro, de todos os anos, logo após a sua colheita. 

O Beaujolais, é mais conhecido como Beaujolais nouveau que é um vinho jovem que fica pronto para o consumo aproximadamente 2 meses após a colheita. A chegada do Beaujolais nouveau é celebrada pelos franceses e anunciada com a célebre frase "Le Beaujolais Nouveau est arrivé!!!".

O Beaujolais é um vinho da região de Beaujolais na França, é produzido da uva Gamay para vinhos tintos e rosés e da uva Chardonnay para os brancos. Ele é produzido por um processo conhecido como maceração carbônica, onde as uvas fermentam em cubas sem esmagamento e pele da uva é estourada pela fermentação. 

É conhecido por ser um vinho extremamente jovem e fácil de beber, possui uma grande intensidade de aromas de frutas vermelhas, groselha, uva fresca e especiarias. Acompanha refeições leves e devido ao seu estilo refrescante e aromático, propicia prazer imediato.

Como curiosidade, nos Estados Unidos a festa acontece na quinta-feira seguinte, onde o Beaujolais é a bebida do Dia de Ação de Graças. Já na cidade de Swansea, cidade galesa, mais de 15 mil pessoas comemoram a festa da chegada das garrafas e o início das festividades do natal.

E Agora??? Que tal beber uma garrafa do Beaujolais???