segunda-feira, 23 de junho de 2014

O Vinho Verde

Pessoal!!!
Esse post fala um pouco sobre o famoso vinho verde. O post foi baseado no livro 110 Curiosidades sobre o mundo dos vinhos de Euclides Penedo Borges. Confira:

O Vinho Verde


VINHO VERDE??? Como assim???
ahhh já sei... é porque sua cor é verde!

Pessoal, é com esse pensamento que começo o post de hoje.

Muitas pessoas acham que o vinho verde leva esse nome devido sua cor... mas será realmente isso? Na verdade, o verde do vinho verde não é devido a cor verde. Assim como o branco não é branco! O que faz com que o nome do vinho seja vinho verde é a sua oposição ao "maduro", pois ele possui uma alta acidez, sendo um vinho com muito frescor e que deve ser consumido o mais jovem possível.

Os vinhos verdes são produzidos das uvas Azal, Loureiro, Alvarinho entre outras... que devido a pouca insolação resultam em uvas ácidas que acompanham pouco açúcar. A região que o produz fica no nordeste de Porugal, no vale do Rio Minho.

O vinho verde tem como característica alta acidez e frescor; e o baixo teor alcoólico. Outra característica é a "agulha", onde, na segunda fermentação natural, ocorre a sobra do anidrido carbônico no interior da garrafa.

O vinho verde é um vinho para ser bebido ainda jovem e refrescado. Devido a isso, antigamente, ele não sai muito de Portugal, porém hoje já podemos encontra-lo no Brasil. Como sugestão, ao adquirir esse tipo de vinho, procure por um vinho mais novo possível e confira se ele ainda tem a sua "agulha".

Os principais produtores que podemos encontrar são: Casal Garcia, Palácio da Brejoeira, Soalheiro, Casalinho, Acácio, Magriço entre outros.