domingo, 23 de abril de 2017

Pessoal!!!
Participei de um almoço no Dom Francisco para imprensa e uma palestra com degustação para profissionais na World Wine dos produtores de uma das propriedades mais importantes da Toscana (possui 20% de toda a plantação da região do Brunello): o Castello Banfi. Confira:

Quero muito agradecer o convite feito pelo Marquinhos. O almoço harmonizado foi sensacional! O cardápio foi preparado com muito cuidado e carinho pelo restaurante Dom Francisco. Serviço dos vinhos feito de forma impecável pelo sommelier Fabiano Lopes (observou muito bem o tempo de serviço de todos os vinhos, decantando por 2horas o Brunello). Parabéns a toda equipe do Dom Francisco e ao pessoal da World Wine que elaborou tudo com muito carinho! Adorei!


Almoço e Palestra com o Produtor Italiano: Castello Banfi


O Castello Banfi teve um papel fundamental no renascimento da região de Brunello e projeção internacional dos vinhos ali produzidos. Além disso, acumula premiações de peso, sendo eleita vinícola do ano pela Wine Enthusiast e Wine & Spirit. É também muito bem recomendada por Robert Parker e Wine Spectator. Tamanha admiração só reafirma o compromisso em produzir vinhos célebres.





A Banfi foi fundada em 1978 graças aos irmãos italiano-americanos, John e Harry Mariani. Desde o início, o objetivo dos dois irmãos foi criar uma vinícola de última geração combinada com a ciência mais avançada nas vinhas para a produção de vinhos premium.

Juntamente com a família Mariani, Ezio Rivella, um dos principais enólogos, que entenderam que devido à riqueza dos solos e à privilegiada posição microclimática, a propriedade teria grande capacidade de desenvolvimento.



Naqueles anos, os irmãos, John e Harry, também compraram Bruzzone, uma vinícola histórica no Piemonte. Fundada em 1860 e especializada na produção de vinhos espumantes, hoje é conhecida como Banfi Piemonte.

A sua dedicação à Toscana trouxe recentemente Banfi para novos territórios, entre os mais evocadores da região: Bolgheri, onde uma pequena propriedade com base na lenda dos etruscos produz um Bolgheri DOC; A Maremma, um território dedicado à produção de Vermentino; E Chianti, o mais estimado para o nascimento de Chianti Classico.

Posicionado na confluência dos rios Orcia e Ombrone, a propriedade Banfi estende-se ao longo das encostas sul do município de Montalcino. Um terço da propriedade está sob videira especializada eo equilíbrio é compartilhado entre oliveiras, campos de trigo, ameixas, trufas, floresta e matagal. 

A área inteira de nossa propriedade é caracterizada pela exposição elevada ao sol e às brisas, com a precipitação concentrada principalmente no outono. Um clima temperado que, graças a variações entre as temperaturas diurna e noturna, permite que as uvas amadureçam completamente em condições ótimas.

Os solos são extremamente ricos e uniformes, estruturados com argila e cálcio que favorecem as condições de crescimento ótimas para a videira e complexidade em vinhos tintos, que a riqueza de pedras e matéria orgânica tornam o perfil aromático de nossos vinhos brancos com mineralidade clássica. 

Reconhecendo o valor e o potencial ​​deste terreno, há mais de trinta anos realizamos pesquisas e estudos com foco nos principais varietais, especialmente Sangiovese, em colaboração com algumas das mais importantes universidades da Itália.

Sobre a Loja e Wine Bar - World Wine Brasília:

Venha conhecer a World Wine, uma das maiores importadoras do Brasil. Em Brasília, a loja e o Wine Bar ficam na Asa Sul na 410. O portfólio conta com mais de 500 vinhos disponíveis com cerca de 16 países. 

O Wine Bar conta com também com o serviço de vinho por taça, cursos e degustações temáticas. A loja possui ainda espaço (sala) para evento (16 pessoas). E tudo isso no comando do prestigiado sommelier e empresário Marcos Rachelle.


Consultor da importadora Marcos Rachelle e o empresário Keller Alves.
A proposta é fornecer vinhos, petiscos, serviço e atendimento 
de qualidade a um preço justo.

Sobre os vinhos degustados:

Centine Bianco IGT 2014: feito do corte de sauvigon blanc (leve passagem por barrica), chardonnay e pinot gris. 



Cor amarelo palha claro. Aromas de frutas brancas, flores e um toque cítrico. Em boca é fresco, frutado e agradável. Bom vinho:




Centine IGT 2014: 



Cor rubi com borda púrpura. Aromas frutas vermelhas com um leve toque defumado. Corpo médio, acidez média e boa fruta. Passa por 6 meses em barricas. Gostei muito. Vinho top pelo preço de 89,90reais. Gostei, vinho muito bom.




Rosso di Montalcino Banfi



Cor rubi púrpura. Aromas de frutas vermelhas com notas de especiarias. Em boca é redondo, frutado, encorpado, taninos presente ainda (2012 novo) e boa acidez. Valor 230reais. Nota: ótimo vinho:




Brunello di Montalcino DOCG 2011 Banfi:



Cor rubi escuro. Aromas de frutas vermelhas, tabaco e notas terrosas. Em boca é encorpado, taninos presentes, toque defumado. Um vinho complexo e que pode ser guardado ainda por muito tempo (para beber agora as 4 estrelas, mas guardando mais tempo ficaria excelente!). 


Gostei muito do brunello de entrada! Imagina o top... 😮🍷🔝. Foi o melhor vinho do almoço, o grande destaque e especialidade da Banfi. 



ASKA Banfi: Um supertoscano da banfi feito de cabernet sauvignon e cabernet franc, passou 10 meses de barrica. Valor: 198reais.



Cor rubi intenso, borda púrpura. Aromas frutados, tabaco e notas tostadas. Em boca a complexidade é ligada a fruta. Gostei! É inferior ao brunello, mas mesmo assim é o segundo melhor de hoje! Nota: ótimo vinho:





Fotos:

Entrada: carpaccio de bacalhau com o vinho Centine Bianco IGT 2014



Contra filé na brasa e mousseline de mandioca:




Provando um senhor brunello com um prato maravilhoso de mignon de cordeiro e salteado de batatinhas e cebola pérola. 




Para a sobremesa: uma Torta de castanha-do-Pará com sorvete de nata. Delícioso!




Para fechar, uma foto com toda a imprensa e produtor: