domingo, 24 de agosto de 2014

Pessoal!!! 
Mais uma super degustação que pude ir na Enoteca Decanter Brasília (208 sul)! Confira os rótulos excelentes escolhidos por José Filho. Quero já agradecer o convite a toda equipe da Enoteca Decanter. Especialmente ao amigos José Filho e Nadson Sato!

Degustação de Grandes Rótulos - Enoteca Decanter Brasília


Sobre a Enoteca Decanter:

Fundada em Blumenau, em 1997, a Decanter tornou-se uma das maiores e mais destacadas importadoras do Brasil. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sidos alguns dos suportes desse crescimento, nos últimos 13 anos. No entanto, é a esmerada Seleção de Vinhos Decanter que dá corpo à empresa. Ela alavanca o crescimento e as ações da Decanter, que hoje tem mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Brasília conta com a unidade localizada na Asa Sul, SCLS 208 BLOCO A LOJA 16. Além de adquirir os vinhos da Seleção Decanter, os clientes podem, nas Enotecas, degustar vinhos em taça e harmonizá-los com petiscos e pratos deliciosos.


Pessoal!!!

É sempre muito boa as degustações da Decanter, pois lá você pode experimentar ótimos rótulos, tirar suas dúvidas com a ajuda de especialistas e escolher seus vinhos com um bom desconto. Recomendo que entrem na página do facebook da Enoteca Decanter Brasília e no Blog Enofilia e fiquem de olho nos dias das degustações. 



As degustações acontecem quinzenalmente aos sábados pela manhã e começo da tarde (10h às 14h). Na minha opinião, todas degustações que pude participar, sempre gostei muito das escolhas dos rótulos (só para constar que essa variou entre R$ 120,00 a R$ 310,00), tem água para beber, tem a equipe para tirar suas dúvidas e te servir os vinhos que estão em temperatura adequada, tem mesas de queijos e frios, pães com azeite e tem até a cuspideira! Quero deixar registrado aqui os Parabéns pela Organização e Atendimento de toda a Equipe!!!


Então vamos ao que nos interessa... Os VINHOS!!!


Nesse post vou colocar os vinhos que foram degustados na ordem que mais gostei, posteriormente, farei outro post sobre cada vinho mais especificamente.

Em primeiríssimo lugar, o vinho El Principal 2008 da vinha El Principal:


COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 83% Cabernet Sauvignon, 17% Petit Verdot;
AMADURECIMENTO: 18 meses em barricas novas de carvalho francês;
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Coloração violácea concentrada. Maduro e com intensa expressão da fruta negra (cassis, amora), também menta, tabaco e cedro. Concentrado, com notável rede de taninos finos, longo fim-de-boca.

Em Segundo lugar o vinho Grand Pinot Noir 2012 da Bodega Luigi Bosca:


COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Pinot Noir (Vinhas de 55 anos);
AMADURECIMENTO: 8-10 meses em barricas de carvalho americano de 2ª passagem (50% do lote);
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Cor rubi mediana. O caráter da casta está bem marcado, com pequenos frutos vermelhos, cravo, casca de laranja e carvalho bem integrado. O estilo é algo entre o Novo Mundo e o terroso borguinhão. De médio corpo, equilíbrio impecável, taninos finíssimos, longo final.

Em terceiro lugar o vinho Ferrari Reserva 2003 do produtor Ferrari (é o vinho do OSCAR):


COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Chardonnay;
AMADURECIMENTO: 36 meses “sobre as leveduras” na garrafa, no mínimo;


CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Palha com reflexos dourados, brilhante, perlage fino e duradouro. Complexa, tostada e madura, embora muito refinada. Grande personalidade na boca, com avelãs e crosta de pão, cremosa, harmônica e persistente.

Em quarto lugar Gere Attila Cabernet Sauvignon Barrique 2007 do produtor Attila Gere:


COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Cabernet Sauvignon;
AMADURECIMENTO: 16 meses em barricas de carvalho húngaro (80%) e francês (20%) de 2° e 3° uso;
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Rubi profundo. Efusivo no nariz, com groselha negra (cassis), chocolate amargo, tostado e elegantes notas de especiarias picantes. Opulento ataque em boca, com notável estrutura tânica, suculento frescor e longa persistência no fim-de-boca.

Em quito lugar o vinho Hess Collection Sauvignon Blanc Allomi 2009 do produtor Hess Collection:


COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Sauvignon Blanc;
A M A D U R E C I M E N T O : 4 meses em barricas de carvalho;
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS:Coloração palha de média intensidade. O perfil
aromático é intenso e mostra frutas cítricas (pomelo, lima) e tropicais (maracujá) além de especiarias doces e leve tostado. Ataca o palato com fruta densa e fresca, provocante equilíbrio, com longo final cítrico.

E em sexto lugar, o vinho Tenuta dei Pianali Coronato 2008 do produtor Tenuta dei Pianali:


COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 40% Merlot, 35% Cabernet Sauvignon e 25% Cabernet Franc;
AMADURECIMENTO: 12 meses em barricas de carvalho francês, novas e de 2ª passagem;
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Coloração rubi concentrada, borda levemente granada. Sedutora complexidade olfativa, com ameixas em calda e cassis que alternam entre café, cedro, trufa e chocolate. Em boca revela-se persuasivo, marcado pela nobreza dos taninos, integrado frescor e longuíssimo final.