segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Pessoal...
Notícia meio antiga... mas muita gente não sabia da triste notícia que abalou a principal região produtora de vinhos da França: Boredeaux, pois morreu o célebre consultor de 4 dos 5 Premier Cru... Confira texto adaptado da Revista Adega:

Morre o Enólogo da década que deixou sua marca em Bordeaux



Jacques Boissenot era um dos mais célebre enólogos consultores do mundo. Considerado pela Revista Decanter o enólogo da década!!!

Sua primeira escolha profissional foi em veterinária, mas depois optou pela consultoria em vinho. Émile Peynaud foi seu lendário professor na escola de vinhos em Bordeaux. Depois de formado em 1972, Boissenot abriu um dos primeiros cinco departamentos de enologia da região. Dai em diante... nunca mais esteve longe de Bordeaux. 

Boissenot deu consultoria para nada menos que quatro dos cinco Premier Grand Cru Classé da classificação de 1855 de Bordeaux, os Châteaux Mouton, Lafite, Latour e Margaux. Ainda... na região ele ainda assessorou Leoville-Las-Cases e Cos d'Estournel.

Faleceu no dia 3 de agosto... o que por muitos.. foi uma das personalidades mais importantes do mundo do vinho no século XX. Jacques Boissenot trabalhou em quase 200 vinícolas da margem esquerda de Bordeaux nos últimos 45 anos.


Segundo Boissenot, "Há o terroir, mas também a filosofia por trás dele. Para ser um consultor, você precisa ser bom em psicologia. Com os melhores vinhos, você não tem muita liberdade apenas quer melhorá-los em suas próprias linhas, respeitar o que são".