segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Pessoal!!!
Hoje vou contar para vocês como foi a degustação da Finca Las Moras, que é uma das principais vinícolas da Argentina, quando o assunto é Shiraz. Confira:

Jantar Harmonizado Finca Las Moras no Restaurante Barbacoa - DECANTER


A degustação foi feita pela importadora Decanter (representante comercial dos vinhos) no restaurante Barbacoa Brasília. A condução da degustação ficou a cargo do gerente de exportação Carlos Antonio Timoner. 

Finca Las Moras é um excelente produtor Argentino que faz quatro vinhos famosos da uva shiraz, sendo um de cada valley: Tulum, Zonda, Pedernal (baixo, médio, alto); e o ultimo é um blend dos 3 valleys. Ainda provamos o Top da linha Finca Pedernal Malbec. 

Achei a ideia super criativa em comparar os diferentes vinhos de um dos melhores produtores de Shiraz da Argentina. Vinhos feitos da mesma uva, safra, produtor e apenas mudando a altitude / micro clima do vinhedo. Sesacional!!!


E para harmonizar um belo bife de chorizo. Adorei! Vinhos, comida, ambiente, serviço e atendimento... tudo perfeito. Jantar muito bem servido em vinhos e comida. Pela qualidade, farei questão de ir nos  próximos jantares harmonizados da Decanter.



Na foto o gerente de exportação Carlos Antonio Timoner

Sobre a Enoteca Decanter:

Fundada em Blumenau, em 1997, a Decanter tornou-se uma das maiores e mais destacadas importadoras do Brasil. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sidos alguns dos suportes desse crescimento, nos últimos 13 anos. No entanto, é a esmerada Seleção de Vinhos Decanter que dá corpo à empresa. Ela alavanca o crescimento e as ações da Decanter, que hoje tem mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. 

Brasília conta com a unidade localizada na Asa Sul, SCLS 208 BLOCO A LOJA 16. Além de adquirir os vinhos da Seleção Decanter, os clientes podem, nas Enotecas, degustar vinhos em taça e harmonizá-los com petiscos e pratos deliciosos.


Como vocês já sabem... a cada 15 dias a Enoteca Decanter realiza uma degustação aos sábados pela manhã. Atualmente é a degustação mais clássica de Brasília, a qual acaba reunindo um grande número de enófilos. Se você quer aprender, degustar bons vinhos, fazer novas amizades, trocar conhecimentos acerca deste vasto mundo do vinho e é claro ter um atendimento de alto padrão dos profissionais da Decanter, vem pra cá!!! Tá esperando o que?


Mais Informações: (61) 3349 1943 / 3274 4472

Local: Decanter Brasília 208 Sul

Na foto: José Filho, gerente comercial da Decanter Brasília

Sobre os vinhos degustados:

Pessoal!!! 
Os vinhos da linha premium da bodega Las Moras, e posso dizer que todos os vinhos são muito bons / ótimos. Valem o preço pago. Nesse post vou falar sobre os principais vinhos degustados, apenas os famosos Shiraz. Vamos lá!



Primeiramente, enquanto todos os convidados estavam chegando, foi servido o espumante Hermann Bossa Nº 3 Brut Rosé. Depois, foi servido 3 vinhos: Las Moras Shiraz Gran Reserva Tulum, Zonda e Pedernal. Achei super bacana poder comparar cada um, lado a lado, taça a taça. Nesse momento foi servido a vontade o buffet de frios (maravilhoso, tudo fresquinho e de qualidade). 

Para acompanhar o prato principal, foi servido um pouco mais de cada vinho e o Las Moras Black Label Cabernet Sauvignon. Após o prato principal, foi servido o Las Moras Gran Shiraz 3 Valleys e o Las Moras Finca Pedernal Malbec 2011. Para fechar com chave de ouro, um belo mousse de chocolate com o vinho do porto Warre's Tawny.





Las Moras Gran Shiraz Tulum Valley 2008: Argentino da região de San Juan - Vale de Tulum, localizado a 650 m.s.n.m. Feito de 100% Shiraz (vinhas 38 anos), passou por 15 meses em barricas novas de carvalho francês e americano.
Estimativa de Guarda: 10 anos.



Cor rubi intenso. Aromas terrosos, minerais, especiarias e café. Para mim foi o buquê mais desenvolvido e com maior intensidade aromática. Em boca é muito estruturado, os taninos maciez e média acidez. Na boca é o vinho que aparenta ser mais alcoólico dos três. Como ele é feito no baixo vale, tende a ser mais potente e menos fresco. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Ótimo Vinho. 


Las Moras Gran Shiraz Zonda Valley 2008: Argentino da região de San Juan - Vale de Zonda, localizado a 900 m.s.n.m. Feito de 100% Shiraz (vinhas 22 anos), passou 15 meses em barricas novas de carvalho francês e americano. Estimativa de Guarda: 10 anos.



Cor rubi escuro com borda púrpura. Aromas de frutas maduras, menta e tostado (aromas de menor intensidade que os outros). Em boca é muito estruturado, os taninos maciez e boa acidez. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Vinho Muito Bom. 


Las Moras Gran Shiraz Pedernal Valley 2008: Argentino da região de San Juan - Vale de Pedernal, localizado a 1.350 m.s.n.m. Feito de 100% Shiraz (vinhas 16 anos), passou 15 meses em barricas novas de carvalho francês e americano. Estimativa de Guarda: 10 anos



Cor púrpura intensa. Aromas de frutas maduras com notas de especiarias. Em boca, foi o melhor dos três, pois é o vinho mais equilibrado e mais elegante. Apresenta muita estrutura, taninos maciez, boa acidez e boa fruta. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Ótimo Vinho. 


Las Moras Gran Shiraz 3 Valleys (blend). Argentino da região de San Juan - Vale de Pedernal, Vale de Tulum e Vale de Zonda. Feito de 100% Shiraz, passou 17 meses em barricas novas de carvalho francês e americano. Estimativa de Guarda: 10 anos. Premiações mais Relevantes: DESCORCHADOS 2013 com 90 Pontos (safra 2009). DECANTER WINE AWARDS 2012: Silver Medal (safra 2009).



Cor púrpura. Aromas complexos que unem o o potencial dos três vales, apresentando frutas frescas, notas de baunilha, café e especiarias. Em boca apresenta muita estrutura, taninos maciez e sabor frutado. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Ótimo Vinho. O mais completo dos três!


Fotos:

E agora, que tal curtirmos umas fotos bem bacanas???
Na foto o maravilhoso bife de chorizo que harmoniza muito bem com todos os vinhos Shiraz da degustação.



Na foto, a sobremesa: um mousse de chocolate com um vinho do porto (tawny) de qualidade.



Na foto, meus amigos Samuel e André que fizeram parte da minha mesa (onde degustamos os vinhos e trocamos várias ideias), junto com o gerente de exportação: 




Na foto o sommelier do Barbacoa: Valdeir Alves que nos atendeu muito bem! Parabéns!!!




Para ver todas as fotos, clique aqui!
Quer acompanhar nossas degustações em tempo real? 
Acesse o nosso instagram e curta muitos vinhos: @enofiliablog