quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O Que é o Gosto Amargo no Vinho?

Querido Confrade!
Você sabe de onde vem o sabor amargo do vinho? Por que ele está presente em alguns vinhos? Descubra:

O Que é o Gosto Amargo no Vinho?



O gosto amargo no vinho não é bem vindo... nem para os que o produzem e muito menos para aqueles que o consomem. É tarefa do enólogo (quem produz o vinho) tentar evitar o amargor no vinho.

A sensação do sabor amargo no vinho deve ser imperceptível para vinhos brancos e tintos jovens e frutados. No entanto, em determinados tintos envelhecidos pode aparecer ao paladar um discreto fundo "amargo". Isso ocorre devido a oxidação dos taninos ao longo do tempo.

Nesses casos o que acaba disfarçando essa sensação de amargor é o álcool. É por isso que geralmente vinhos com teor alcoólico acima de 12,5% envelhecem bem.


Mas em outros casos, o gosto amargo pode ser um "defeito do vinho". Vamos para alguns exemplos:
  • Defeito de elaboração: onde acaba ocorrendo um inicio precoce da fermentação por ferimento das uvas no transporte entre o vinhedo e a cantina;
  • Outro caso, é quando por questões econômicas, acaba-se aproveitando (ainda que parcialmente) os cachos de uvas que apodreceram. Nesse caso, há formação de fungos e bolores, os quais acabam destruindo as substâncias aromáticas e transmitindo ao vinho o sabor amargo.