terça-feira, 21 de julho de 2015

Queridos Confrades!
Fiz uma lista dos 5 erros mais comuns para quem está começando a beber vinho. 

NÃO ESQUENTA... eu mesmo quando comecei já fiz todos essas "gafes" várias vezes até aprender. Então, se você é um iniciante não deixe de ler esse post. E se você já é um expert, que tal lembrar de alguns "micos" e dar umas boas risadas?

Primeiramente, poderia passar uma lista de 7, 11, 13 ou outro número qualquer de erros, mas resolvi pegar os 5 principais que acredito serem muito comuns a TODOS os iniciantes. Sabendo desses 5, você já resolve boa parte dos problemas. Só não levem a mal o tom irônico no texto, era pra ser engraçado. =) Então, vamos lá:






Os 5 Erros Mais Comuns de Quem Começa a Beber Vinho



1 - A Quantidade Certa na Taça!




Hummmm... Enchi demais a taça!
Vinho não é igual a cerveja que você enche até o talo! E não é porque cabe muito vinho na taça (mais de 600ml para a maioria das taças) que você precisa enchê-la até a boca. 

O correto é: Colocar apenas 1/3 da taça ou um pouco menos que isso. E por que? Por vários motivos:
  • A taça fica pesada;
  • A aparência fica ruim;
  • Você vai derramar o vinho;
  • Seu vinho vai esquentar rápido;
  • Fica difícil desfrutar do vinho;
  • Você não vai conseguir inclinar a taça e observar a cor do vinho;
  • Você precisa girar a taça permitindo que o vinho libere aromas. Conselho: Taça é de cristal ok? Pois a de cristal possui poros e quando giramos a taça o vinho bate nesses poros e quebra as moléculas que liberam aromas. A de vidro, não é eficiente, é mais pesada, menos delicada. Sugestão: Veja você mesmo fazendo o teste com as duas e o mesmo vinho.

2 - Segurando a Taça:

Xiiiii... Eu seguro a taça é pelo bojo e com a mão toda para ela não escorregar. 

Acho que esse é um dos erros mais comuns de quem começa a beber vinho: segurar a taça pelo bojo (ou fundo) e não pela haste. Esse erro é tão famoso que aparece muito nos filmes e novelas.


Presta atenção nos filmes que mostram o casal bebendo vinho, ou grupo de amigos no restaurante, até propaganda indireta do vinho dá nisso... Artistas então, aiaiai... E por favor, cuidado, pois não é só a taça de vinho tinto, mas são todas as taças. A de espumante então é uma barbaridade!


A taça de vinho tem uma longa haste por uma boa razão, pois quando você segura a taça de vinho pelo fundo o calor de sua mão aquece o vinho prejudicando a temperatura correta do mesmo. OK?


3 - Vinho Bom é Vinho Gelado!!!

Nosssaaaaaaa!!!! Eu gosto do vinho é bemmm geladinho =)

Bom... depende do vinho! Para espumante, vinho branco e rosé: sim. Servir em temperaturas menores que os tintos. Geralmente, nos restaurantes esses vinhos vem com um balde de gelo (geral: 6ºC à 12ºC). 

Mas nem todos são assim. Os tintos, devem ser apreciados na temperatura correta que varia conforme o estilo/corpo do vinho (geral: 15ºC à 18ºC).



A temperatura é muito importante na hora de servir o vinho, porque o vinho “se abre” permitindo que os componentes aromáticos volatilizem, mostrando seus aromas (buquê).

Quando a temperatura de serviço do vinho está alta, o vinho acaba desequilibrando e apresentando defeitos, pois o calor acentua a presença do álcool que mascara seus aromas. Quando a temperatura de serviço está baixa demais, o vinho não “se abre”, não mostra seus aromas e a acidez (se aliada a fruta torna o vinho refrescante e agradável) não se torna tão interessante.



Ai vai o velho e conhecido BOM SENSO: Se no restaurante o tinto está quente de mais, peça para o sommelier apenas para resfriar o vinho. 

No inicio eu achava que deveria ser gelado e que ficaria melhor gelado, mas com o tempo, provando os vinhos na temperatura correta, pude ir percebendo a enorme diferença. Dica: se o vinho tinto, ao mexer a taça a taça embaçar é porque ele está frio demais.

Sugestão: faça uma degustação com o mesmo vinho para diferentes temperaturas: estando muito gelado, na temperatura adequada e um pouco quente. Veja a diferença.


4 - Vinho Bom é Vinho Docinho!

Eu gosto é do docinho, põem mais do suave pra mim!

Se você prefere o vinho docinho ou o famoso vinho suave, é por que você está começando nesse mundo do vinho. Eu, um dia, gostei e bebia desses, hoje não mais. Você verá com o tempo que a grande quantidade de açúcar enjoa o paladar, não combina com a comida, esses vinhos dão dor de cabeça e etc...

Os rótulos que marcam a vida de muitos: Chapinha, Sangre de Boà, Mioranza entre outros, lembra? Não falo mal desses vinhos pois eles são a porta de entrada para o mundo dos vinhos finos. Eles têm o seu papel!

O termo vinho suave é um termo usado no mercado brasileiro. Ele diz respeito aos vinhos de mesa produzido a partir de uvas americanas e que possuem adição de açúcar. Esse açúcar mascara o vinho, sua acidez, seus taninos e seus "defeitos". Esse tipo de vinho não é um vinho de qualidade.

O suave não é um adjetivo usado para definir um estilo de vinho, como docinho. No mercado encontramos vinhos secos que são vinhos finos feitos a partir de uvas europeias e que não possuem adição extra de açúcar. 

Aí que mora o problema: Se você está começando e vai ao mercado escolher um vinho tinto seco que por acaso do destino foi mal escolhido e o vinho é "ruim". É lógico que você não vai gostar de vinho seco e vai voltar correndo para o suave. 

Se você gosta de vinhos mais leves, sem a presença de uma grande estrutura tânica, sem querer perder a qualidade dos vinhos finos, experimente os vinhos secos feitos com uvas Pinot Noir, Cabernet Franc ou Tempranillo.

E não quer dizer que o vinho doce é ruim, ok? Tem vinhos de qualidade que são doces, como por exemplo o vinho do porto.



 5 - Comprar Vinho pelo Rótulo:

Comprei um vinho top! Olha como o rótulo dele é lindoooo. E vai dizer ai quem NUNCA fez isso? 

Já dizia o ditado: "Não julgue um livro pela capa e nem o vinho pelo rótulo". Cuidado com essa estratégia de marketing. O que vale é o conteúdo do vinho. Rótulo feio ou bonito não diz nada. O rótulo apenas deve conter algumas informações básicas para te ajudar na hora da compra. 

Não é por que o rótulo é bonito que o vinho é bom. Meu melhor vinho tinha um rótulo feio, mas o vinho era um espetáculo. Agora que você entendeu o que eu disse, por favor, não vai sair por ai comprando vinhos com "rótulos feios", ok?