quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Degustação de Vinhos Laranjas

Pessoal!!! 
Pude participar da degustação de vinhos laranjas na ENOTECA DECANTER - o maior ponto de encontro dos enófilos de Brasília. Confira mais sobre essa novidade:


“Branco, tinto, rosé ou laranja?” Não se espante com o laranja da pergunta. A cartela de cores dos vinhos agora tem mais esse tom, que é o novo queridinho de sommeliers mundo afora por ampliar as possibilidades de harmonização com comida.

Por definição, vinho laranja é um branco produzido de forma semelhante a um tinto – ou seja, o suco da uva fica em contato com as cascas por bastante tempo. É esse contato, maior ou menor, que dá cor aos vinhos – a cor é extraída da casca. No caso do laranja, ela tem gradações que vão do dourado ao cobre.

Além da cor, que vem da casca, grande parte desses vinhos tem influência de ânforas de barro, onde alguns deles são guardados. Essa era a forma tradicional de conservar vinhos na antiguidade.

No copo, eles têm aromas muito diferentes dos brancos normais. Frequentemente, lembram frutos secos (laranja seca, nozes, amêndoas, damasco e ameixa seca etc.) e têm notas oxidativas ou terrosas, de especiarias, como açafrão, mel e cera. Finalmente, pelo longo período de contato das cascas com o suco, são vinhos que têm taninos em diferentes intensidades e remetem a tintos mais delicados.

Veja mais sobre os vinhos laranjas em (texto original de Guilherme Velloso e Marcel Miwa):
Clique aqui!

Enoteca Decanter Brasília

SCLS 208, Bloco A, Lojas 16/20, Asa Sul
telefone: 61 3349-1943 / 3274 4472

Degustação de Vinhos Laranjas


Sobre a Enoteca Decanter:

Fundada em Blumenau, em 1997, a Decanter tornou-se uma das maiores e mais destacadas importadoras do Brasil. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sidos alguns dos suportes desse crescimento, nos últimos 13 anos. No entanto, é a esmerada Seleção de Vinhos Decanter que dá corpo à empresa. Ela alavanca o crescimento e as ações da Decanter, que hoje tem mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. 


Brasília conta com a unidade localizada na Asa Sul, SCLS 208 BLOCO A LOJA 16. Além de adquirir os vinhos da Seleção Decanter, os clientes podem, nas Enotecas, degustar vinhos em taça e harmonizá-los com petiscos e pratos deliciosos.


Como vocês já sabem... a cada 15 dias a Enoteca Decanter realiza uma degustação aos sábados pela manhã. Atualmente é a degustação mais clássica de Brasília, a qual acaba reunindo um grande número de enófilos. Se você quer aprender, degustar bons vinhos, fazer novas amizades, trocar conhecimentos acerca deste vasto mundo do vinho e é claro ter um atendimento de alto padrão dos profissionais da Decanter, vem pra cá!!! Tá esperando o que?

Mais Informações: (61) 3349 1943 / 3274 4472
Local: Decanter Brasília 208 Sul

Sobre a Degustação:

Pessoal!!!
Degustações ao sábados, só na Decanter!!! Pois lá você pode experimentar ótimos rótulos, tirar suas dúvidas com a ajuda de especialistas e escolher seus vinhos com um bom desconto. Além disso, as degustações aos sábados, com excelentes vinhos, já viraram marca registrada da Enoteca Decanter. 

Um super aprendizado para todos os enófilos. Recomendo que entrem na página do facebook da Enoteca Decanter Brasília e no Blog Enofilia e fiquem de olho nos dias das degustações. Veja também a nossa AGENDA, que contempla grandes eventos e degustações de vinhos. Fique ligado e não perca!

Me perguntaram algumas vezes: "É sábado de manhã, e tem alguma coisa para comer também?". Quanto isso não se preocupe, a Decanter faz degustações de alto padrão de qualidade, tem queijos, pães, pastas, frios e muitas vezes até carnes nobres para degustarmos. 

O ingresso apenas para a degustação foi de 60 reais, porém, se você quiser levar uma garrafa de brinde, deve realizar uma compra de mais 100reais na Adega. 

Sobre os Vinhos:

Os vinhos degustados foram:
  • Dettori Renosu Bianco
  • Zidarich Vitovska Carso
  • Vinogradi Fon Vitovska
  • Vinogradi Fon Malvazija
  • Domaine Rolet Arbois Trousseau
  • Attila Gere Kékfrankos Prestige
  • Zidarich Terran Carso
  • Hiedler Zweigelt Reserve
Seleção Decanter

O TOP da vez, entre os vinhos laranjas provados, foi o: VITOVSKA CARSO 2010 ZIDARICH. Origem: Friuli, Itália. Preço: R$ 328,90 (na Decanter). A casta Vitovska é nativa das regiões que dividem Itália e Eslovênia. Diferentemente de Gravner, que fermenta os vinhos em ânforas, aqui os recipientes utilizados são grandes tonéis de carvalho (não novos). Com apenas 12% de álcool.

Elaboração: Vinhas 6-30 anos; Condução em alberello e Guyot; Densidade de 8.000-10.000 plantas/ha; Colheita realizada em Setembro/Outubro manualmente; Desengace total, maceração e fermentação com as cascas em grandes cubas de madeira. Leveduras indígenas; Amadurecimento; Não há controle de temperatura, estabilização ou filtração.


Região: Friuli - Carso - Duino-Aurisina, localidade de Prepotto.
Composição de Castas: 100% Vitovska
Amadurecimento: 24 meses em botti, médios e grandes.
Estimativa de Guarda: 10 anos +
Temperatura de Serviço: 15°C


Cor dourada, um pouco turva pela não filtração. Bela cor! Impressiona!!! Aromas de laranjeira, casca de laranja e notas tostada. Em boca é tânico (diferente dos brancos, mas é mais leve que os tintos), mineral e média acidez (se comparado aos brancos). Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Muito bom, entre os vinhos laranjas que provei, foi o que mais gostei. É um vinho bem diferente dos outros. Vale a curiosidade! 

Fotos:

Para Fechar... Que tal curtimos algumas fotos???
Na foto, parte do nosso grupo dos enófilos de Brasília:


Quer acompanhar nossas degustações em tempo real? 
Acesse o nosso instagram e curta muitos vinhos: @enofiliablog