segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Pessoal!!!
Nesse post vou falar sobre uma harmonização clássica italiana que ficou famosa e se espalhou por todo mundo, trata-se do Polpettone e Chianti. Fácil de fazer e harmonizar. Além disso, possui um ótimo custo benefício. Confira:

Primeiro quero agradecer ao amigo Elias Maia que preparou essa receita maravilhosa (me mostrando passo-a-passo). Muito obrigado meu amigo! Vou estar postando a receita que fizemos.

Polpettone e Chianti, um Clássico Italiano


Sobre o Polpettone:

Comida típica da Itália (surgiu aproximadamente no século 14), era feito pelas mulheres para alimentar a família inteira. O Polpettone se assemelha muito ao hamburguer ou a uma almôndega gigante. É geralmente recheado com algum queijo (o queijo que geralmente se tinha em casa, hoje se usa muito o mussarela). E sempre: coberto com molho de tomate.

Com o tempo, esse prato foi sendo cada vez mais sofisticado e acabou saindo das cantinas italianas e chegando a vários restaurantes em todo o mundo. Cada lugar, geralmente, possui uma adaptação dessa receita.

Dicas de Acompanhamento:

Aqui vai da criatividade de cada um. Geralmente uma massa, como um espaguete alho e óleo ou um macarrão ao pesto. Vai bem também com arroz branco, purê de batatas, batatas cozidas, batatas fritas e até mesmo um pão (fazendo um sanduíche).

Ingredientes:

  • 1 kg de carne moída (colocamos patinho);
  • 1 Calabresa;
  • 1 Cebola;
  • 1 pão francês dormido;
  • 3 ovos;
  • Pimenta do reino;
  • Sal;
  • Queijo (100 à 200 gramas);
  • Molho de tomate.
Antes e depois de selar os lados.

Modo de preparo:

  1. Moer a carne (patinho) juntamente com a calabresa e cebola;
  2. Colocar os ovos;
  3. Colocar o tempero (pimenta do reino e sal) à gosto;
  4. Esfarelar o pão dormido e misturar com a carne;
  5. Fazer os bolinhos de carne recheando com o queijo escolhido (normalmente mussarela) nessa receita usamos o gorgonzola;
  6. Selar em uma chapa quente ou frigideira os lados do polpettone;
  7. Colocar em um panela com molho quente e deixar "cozinhar" ali por uns 5 à 7 minutos (tampa fechada). Alternativa é levar ao forno já aquecido;
  8. Servir com o acompanhamento escolhido. Opcional: colocar queijo por cima.

Dica de Harmonização:

Para acompanhar o polpettone fomos de chianti. Um vinho feito na região da Toscana onde o prato surgiu. E por que deve ser um chianti? Porque a uva que é feito o chianti, a sangiovese, produz um vinho leve, fácil de beber e com boa acidez (que vai muito bem com molho de tomate). Além disso, existem bons chiantis a preços mais baratos chegando ao Brasil. Esse que harmonizamos custa mais ou menos 100reais na wine.com.br.

Chianti Superiore DOCG Ruffino 2012: Além de gastronômico, sua exclusiva garrafa de 1 Litro é ideal para compor refeições em família ou reunião com os amigos. Observação: A garrafa arredondada com a base coberta de palha era uma característica marcante dos vinhos Chianti. Para resgatar e homenagear esta tradição, a renomada Ruffino desenvolveu este exclusivo e limitado exemplar, recriando de forma contemporânea um dos maiores ícones da Toscana.



Cor: rubi com reflexos violáceos. Aromas característicos de frutas vermelhas e framboesas. Apresenta notas de pimenta preta. Em boca é leve, frutado, com intenso frescor. Gostei muito desse chianti, que harmonizou perfeitamente com o polpettone. Nota: Ótimo Vinho.