domingo, 19 de junho de 2016

Pessoal!!
A Importadora Mistral promoveu um encontro com João Pedro Ghira, produtor de vinhos da marca Blandy's, na Ilha da Madeira, Portugal. Excelente evento, apresentação super didática e bastante esclarecedora sobre esse tipo de vinho, tão raro e de produção bem pequena. Confira essa excelente matéria feita pelo nosso mais novo colaborador Elias Maia.

Obrigado Amigo! Excelente texto!!!

Degustação de vinhos Madeira da Blandy's - Mistral

Com a presença do Produtor João Pedro Ghira

DATA DO EVENTO: 09/06/2016.


O Encontro foi no restaurante Bierfass, com seu delicioso Buffet. O Produtor começou sua apresentação com dados e curiosidades sobre a Ilha da Madeira, que tem muito mais do que uma emocionante pista de pouso no aeroporto (Funchal), desafiando até os pilotos de avião mais experientes. Mas Vamos falar sobre vinho!

A ilha possui relevo montanhoso, variando do nível do mar até mais de 1.800 metros de altitude, o que cria diversos microclimas e inspira a produção de vinho no local há séculos. Segundo o produto João Ghira, a área total plantada na Ilha é de pouco menos de 500 hectares, deveras pequena, tornando os vinhos da madeira ainda mais especiais.

Estes vinhos são licorosos e de alto teor alcoólico, sendo muitas vezes comparado aos vinhos do Porto. Apresentam coloração âmbar, as vezes dourado, possuem grande potencial de guarda e harmonizam com queijos, chocolates mais fortes e até com algumas carnes. Outra curiosidade é que muitos deles, após abertos, podem ser conservados em geladeira por meses!


A Blandy's é uma das mais antigas produtoras de vinhos da Madeira, com mais de 200 anos de história. Produz praticamente todas as castas da região, como a Tinta Negra e a Malmsey (malvasia, uva branca doce).  Na degustação, foi possível conhecer um pouco dessa história. O primeiro vinho degustado foi o Blandy's Rainwater, um blend de colocação âmbar escuro, aromas de castanhas secas. Em boca, acidez presente, mas equilibrada, final levemente doce. 

O segundo degustado, Blandy's Duke of Clarence, é um dos Madeira mais vendidos na Inglaterra, principal consumidor desse tipo de vinho, também de alta qualidade e boa acidez. 


O terceiro degustado e, na minha opinião, o de melhor custo benefício (claro, lembrando que no Brasil os preços são complicados), foi o Alvada 5 year old. Os dois anteriores são um blend de safras, totalizando na média, 3 anos. Já este corresponde a outra categoria, com envelhecimento por 5 anos. Coloração âmbar escuro para granada. É o que mais possui açúcar dentre os degustados (130g/k), mas não pareceu. Aromas de frutas secas, como figo, tâmaras e especiarias. Em boca, muito equilibrado entre acidez, açúcar e taninos. 

Por fim, o último da degustação foi o Sercial 10 Year Old, um vinho mais exclusivo, de coloração granada, notas de caramelo e frutos secos. Em boca, seco, acidez interesante e nota-se um pouco de álcool. 


Mas não acabou por aí, fomos agraciados com uma "surpresa" no final, o Blandy's Terrantez 1976! Que vinho magnífico! A terrantez é uma uva de produção muito pequena na já limitada produção da Madeira. O resultado foi um vinho de coloração marrom escuro (alguns diriam âmbar) com halos esverdeados. Os aromas são difíceis de se descrever sob pena de ser injusto com o vinho. Percebi um pouco de especiarias, como canela, alguma banana, caramelo, nozes, amêndoas e marmelada. Em boca, é mais seco que os anteriores, ácido, untuoso, confirmando os aromas de marmelo, taninos discretos e final persistente. Uma joia que merece um post só para ela.

Referências:
Blandys

Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP - RAM  (IVBAM)

Importadora Mistral