quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Pessoal!!!
Você conhece o Vale do Itata? 
Em 1551, os colonizadores espanhóis converteram esta zona em uma das precursoras na produção de vinhos no Chile e a mais importante de todo o império espanhol nas Américas. Confira essa excelente matéria feita pelo nosso colaborador José Filho.

Vale de Itata ressurge após séculos de abandono


Vale de Itata fica a 460 km ao Sul da capital Santiago, Região de Bío Bío Zona de Coelemu.

HISTÓRIA:
As primeiras plantações de videiras em Itata, foram realizadas pelos colonizadores espanhóis no ano de 1551, convertendo esta zona em uma das precursoras na produção de vinhos no Chile, e a mais importante de todo o império espanhol nas Américas, devido a sua proximidade com a cidade Concepción um dos principais portos do país na época.

Os colonizadores trouxeram consigo ás cepas Moscatel de Alexandría e a cepa País (conhecida antigamente como Listan Prieto), as quais foram colhidas no caminho a América Latina, nas Ilhas Canárias. No início do século XX foram introduzidas outras variedades como a Cinsault, que atualmente é a cepa de maior destaque desta região.


PAISAGEM & CULTURA:
A paisagem da zona costeira do Vale de Itata, onde encontra os melhores vinhedos, é um cenário maravilhoso, coberto colinas plantadas com vinhedos inclinados e grandes bosques de pinheiros. Completa esta paisagem, o caudaloso rio de Itata, com suas águas cristalinas, fazem desta zona um lugar único.

Há uma grande quantidade de pequenos produtores que sobrevivem do cultivo das vinhas e dos vinhos que produzem de forma caseira, comercializado localmente.

A gastronomia principal são os estufados a base de Lebre, Coelho e Galinha,  assim como as preparações com Legumes e as Salsichas Longas, conhecidas por todo o País.


CLIMA, GEOLOGIA & SOLO:
Com índice pluviométrico de 1.000mm ao ano e a moderada influência do Oceano Pacífico, tem as condições determinantes para produz vinhos com muito frescor e vivacidade.

A rocha que da origem a estes solos é o granito, de origem no período jurássico. Os solos são pobres em matéria orgânica, de boa estrutura e drenagem, com um percentual de argila. 

VITICULTURA:
O sistema de condução é o Gobelet, (conhecido localmente com “Cabeça”), vinhas em arbusto, que destaca por um cultivo mais baixo e sem uso de portas enxertos, a poda é realizada com auxilio de machado, por tratar de vinhas antigas. O cuidado do vinhedo é feito exclusivamente com uso de cavalos e arados.

Texto elaborado por:



José Filho Anjos
Gerente Comercial da Decanter Brasília
Wine & Spirit Education Trust
ISG – International Sommelier Guild