quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Pessoal!!!
Você gosta de vinhos? Bom atendimento e alta gastronomia? 

Venha conhecer o Piantas! Um dos restaurantes mais elegantes da Capital Federal. Ambiente luxuoso e convidativo para uma noite romântica e especial. Essa matéria mostra como funciona o serviço dos vinhos, os principais pratos e suas harmonizações, bem como o ambiente, preparo e cuidado com os pratos. Confira agora e se encante com esse Bistrô para lá de charmoso.

Piantas Adega e Bistrô

Brasília, SCLS 403 Asa Sul - Bloco D - Loja 34
Telefone: 61 3226-6800 ou 61 986146763

Por Dentro do Piantas Adega e Bistrô:

Alta gastronomia ligada a bom gosto e excelentes vinhos

Cardápio do Piantas

Sobre o Piantas Adega e Bistrô:

Se você é um apaixonado por vinhos e alta gastronomia, venha conhecer o Piantas Adega e Bistrô. Um ambiente bonito e aconchegante; um menu com ampla variedade de pratos: cordeiro, frutos do mar, massas, risotos e carnes nobres; mais de 500 vinhos de diversos países contendo rótulos prestigiados e um excelente atendimento.

HistóriaA ideia inicial foi de uma loja de vinhos com algumas mesas de bistrô onde os clientes pudessem experimentar pratos simples regados aos vinhos da casa. O ambiente ficou tão convivial e convidativo que as mesas foram aumentando, sem no entanto, diminuir o espaço dos vinhos. Depois de oito anos o Piantas foi rebatizado (chamava-se Expand); passou por uma reforma e a criação de mais um salão. O espaço agora é amplo, com um pátio externo, um salão no andar superior que pode ser usado privativamente e um bar muito charmoso.


Na foto, o Chef Walex Araújo e Sommelier Olnedy Bernardo. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles.



Chef Walex Araújo e Sommelier Olnedy Bernardo

Sobre o sommelier e gerente do Piantas:

Com 10 anos de experiência, Olnedy Bernardo começou a carreira trabalhando junto com seu pai que era maître do Piantella (por 37 anos). Com sua paixão pela área, Bernardo logo apreendeu a dinâmica do restaurante e virou sommelier. Trabalhou 8 anos como sommelier do Piantella, viajou e fez diversos cursos na área de vinhos: formado pela ABS Brasília, International Sommelier Guild, Embaixador Avançado da Academia de Vinhos de Portugal, entre outros. Juntando sua habilidade de sommelier com sua capacidade de gerenciar pessoas, foi convidado a assumir a gerência do Piantas a qual está há 2 anos. Hoje é responsável por administrar o restaurante, coordenar e capacitar a equipe e claro, dentro de suas atribuições como sommelier, uma das que mais gosta é a criação de pratos e das harmonizações. 


Sobre o Chef do Piantas:

Um dos grandes destaques do Piantas é o Chef Walex Araújo. Um Chef que nasceu juntamente com a casa e foi treinado pela antiga Chef Alayde. Possui 6 anos no Piantas/Expand. Atualmente está cursando Gastronomia no Senac.


Chef Walex preparando um Aligot

Cardápio - Principais pratos e Harmonização:

Entre vários pratos maravilhosos, selecionei os principais e pedi ao Bernardo que sugerisse uma harmonização para cada um. Confira:
  • Entrada: Costelinha Suína assada com farofa (para duas pessoas). Valor: 75 reais. Vinho para harmonizar: Quinta do Encontro, um português da região da Bairrada. Valor: 75 reais;
  • Prato principal: Carré Cordeiro com Aligot (o aligot é tipo um purê com queijo de cabra). Valor: 105 reais. Vinho para harmonizar: Ronan by Clinet 2012 Bordeaux. Valor: 255 reais;
  • Prato principal: Camarões na Cachaça, acompanha quinoa e molho de laranja. Valor: 105 reais. Vinho para harmonizar: Chablis La Sereine 2013. Valor: 258 reais;
  • Sobremesa: Profiteroles. Valor: 25 reais. Vinho para harmonizar: Vinho do Porto Eirados Fine Ruby. Dose 50ml por 23reais.
Esse tartar de salmão ainda não está no cardápio, mas é uma entrada maravilhosa!!!

Destaques da carta de Vinho:

Vinhos custo / benefício (os mais vendidos):
  • Adega da Vila 2013 - Alentejo (Portugal). Valor: 75 reais;
  • Pirca Grand Reserva Cabernet Sauvignon 2012. Valor 119 reais;
  • Espumante Garibaldi Brut. Valor: 52 reais;
  • Mariana 2015- Alentejo. Valor: 124 reais;
  • Ilógico 2014 famoso enólogo Antonio Saramago. Valor: 75 reais.

Vinhos exclusivos:
  • Château Mouton Rothschild 1er Cru Classé 2005 / Pauillac;
  • Château Haut-Brion 1er Cru Classé 2004 / Perssac-Léognon;
  • La Tache 2007 / Domaine de La Romanne-conti.

Loja / Adega do Piantas

Sobre o serviço do vinho:

A Adega do Piantas é extremamente equipada. Eles possuem 3 adegas (tintos, brancos e espumantes) com um bom estoque dos vinhos mais pedidos já em temperatura adequada para o serviço. Assim que um vinho é solicitado pelo cliente, este é retirado de uma das adegas e logo coloca-se outro no lugar, assim o vinho sempre fica na temperatura certa do serviço.

Observando a foto acima (a adega), Bernardo conta que muitos clientes nem procuram pela carta de vinho, eles preferem escolher seus vinhos na própria loja. Lembrando que o ambiente é climatizado e o vinho já está pronto para ser degustado. Além disso, qualquer vinho comprado na loja possui o mesmo preço que o da carta de vinhos.

O Piantas possui uma variedade de mais de 500 rótulos de vários países. Os vinhos são identificados tanto na loja quanto na carta de vinhos e o cliente conta com o apoio de profissionais para fazer a escolha certa na hora de levar um vinho para casa ou até mesmo degusta-lo no Bistrô acompanhando excelentes pratos.


Vinhos devidamente identificados

Quero levar um vinho de casa para consumir no Bistrô, posso? O Piantas tem um serviço - taxa de rolha -  no valor de 50 reais. Segunda e sábado não é cobrada a taxa de rolha (ou seja, nesses dias você pode levar seu vinho sem custo adicional).


Ainda possui o servido de vinho por taça, o espumante Garibaldi (valor 20 reais a taça) e várias meias garrafas para aqueles que apenas querem degustar um bom vinho.



Jardim do Piantas, especial para uma noite romântica.

Aos charuteiros de plantão! O Piantas possui uma parte do jardim que é permitido fumar. Você pode levar o seu charuto e quem sabe harmonizar com algum dos Cognacs. Sugestão: Couvervoisier XO Imperial, dose de 50ml, valor 179 reais ou Rémy Martin VSOP por 89 reais.


Bar do Piantas

Há quem ainda prefira algum drink, seja para beber só, seja para acompanhar uma sobremesa. Vai a dica do drink Carajillo, feito a base de licor 43 e café para harmonizar com a sobremesa Profiteroles. Provei e adorei!




O Piantas ainda conta com uma sala reservada para eventos e jantares personalizados. Basta solicitar a reserva com antecedência juntamente com o Bernardo. 




Na foto: Bernardo sommelier do Piantas em um jantar harmonizado com a Chandon no espaço exclusivo do Piantas. Clique aqui para conferir! e aprenda a harmonizar um jantar do começo ao fim com apenas espumantes.




Por dentro da Cozinha com o Chef Walex:

Coloquei a touca e fui conferir a cozinha. Tudo arrumado, limpo e bem equipado. A equipe a postos, são 4 pessoas sob o comando do Chef Walex, cada um bem treinado e organizado no que tem que fazer. Pedi um prato de cordeiro com aligot e acompanhei o preparo. Vamos lá!



Enquanto um ralava o queijo de cabra, o outro cortava o cordeiro. Com o forno pré aquecido, bastava colocar para grelhar até atingir o ponto. O Chef Walex estava focado no preparo do Aligot e me mostrando como fazia cada passo.  Primeiro ferver o leite, depois colocar um purê de batatas, queijo de cabra, dar o ponto fechando com creme de leite fresco e pimenta a gosto. Com tudo pronto, agora só empratar o cordeiro, colocar um molho especial do Chef e servir acompanhado de um bom vinho! Olha só como ficou:


Um dos pratos mais pedidos, Carré de Cordeiro com Aligot. Provado e aprovado! Sensacional!!!


É isso, não deixe de passar no Piantas Adega e Bistrô e conferir um menu de alta gastronomia super bem preparado e harmonizado, seja em uma reunião de trabalho, seja em um happy hour com amigos, seja em uma noite para lá de romântica; o Piantas vai superar suas expectativas e tornar seu momento muito especial.