terça-feira, 23 de outubro de 2018

Queridos confrades!
O Blog Enofilia foi um dos convidados exclusivos da GOL a participar do Wine Tour em parceria com o GRUPO MIOLO, dessa vez a vinícola visitada está localizada no Vale do Rio São Francisco (divisa entre Pernambuco e Bahia). Esse projeto do grupo Miolo chama-se Terranova! Confira um pouco mais sobre a nossa viagem, detalhes da vinícola, sistema de plantio, vinificação e sobre os vinhos produzidos no sertão do Nordeste.






Conhecendo a Miolo Terranova no Vale do São Francisco


Tudo começa com o convite da Gol Linha Aéreas para participar desse Wine Tour exclusivo. A empresa Gol é responsável pelo trecho ida e volta de Guarulhos (São Paulo) à Petrolina (Pernambuco). Para iniciar a viagem, fomos recebidos na sala VIP da Gol com um belíssimo brinde de boas vindas. Os rótulos da Miolo são servidos nos voos internacionais para a primeira classe. 



Sala VIP GOL

Após uma pausa para o descanso é hora de embarcar com a Gol para Petrolina! Ficamos hospedados no hotel Nobile Suítes que é um dos melhores hotéis da cidade.


A cidade de Petrolina possui o terceiro maior PIB do Brasil e é responsável por exportar alimentos como diversas frutas para vários países do mundo. O curioso é que a região é de clima semiárido/Caatinga (muito seco). Então, toda a produção é controlada por sistema de irrigação com as águas do rio São Francisco.



Um passeio pela Vinícola Terranova


A vinícola possui 200hectares de vinhas e graças ao terroir e ao sistema de gotejamento é possível colher 2 safras e meia ao ano. O segredo é controlar a produção com a água. Cada parreira necessita 16litros de água por dia. Esse sistema de irrigação, permite diminuir a quantidade de água para menos de 4litros ao dia, fazendo a barreira hibernar como se fosse no inverno (época de poda). Despois, aumenta a quantidade de água e logo logo podemos perceber as parreiras dando frutos (primavera) e chegando a colheita (verão) e depois o outono. Tudo isso controlando a quantidade de água. Na visita, é possível ver as 4 estações no mesmo dia. Sensacional!

Nesse momento, aproveito para convidar os confrades a acessarem o meu CANAL YOUTUBE e acompanharem o Engenheiro Agrônomo Adauto, os Enólogos Eloisa e Thiago e proprietário da vinícola Adriano Miolo nesse passeio maravilhoso. CLIQUE AQUI.

O “outono”, onde se diminui a quantidade de água, as folhas começam a amarelar.




O “inverno”, com pouca água (cerca de 4litros ao dia). Isso faz a parreira hibernar. Aqui é a época que se tira o restante das folhas e faz a poda.




A “primavera”. Aumento da quantidade de água para cerca de 16litros. A parreira desperta e os brotos começam a nascer e se desenvolverem.





O verão, onde há concentração dos açúcares nos bagos da uva até o momento da colheita.








GOSTOU? SE INSCREVA NO CANAL!!! 


OBS: A parte que mostra como se faz os vinhos (vinificação) está exclusivamente no nosso Canal, é só acessar no link acima.

Sobre os vinhos:

Chegou a hora de degustar os vinhos da Terranova Miolo com o grande mestre Adriano Miolo. Vamos lá! Vou postar o comentário do vinho tinto e do espumante que eu mais gostei. Confira:



Testardi Syrah 2016: Vocês sabiam que o termo italiano “Testardi” significa teimoso? Pois é, isso remete à obstinação e persistência desta casta cultivada em um local inóspito que resultou em um grande vinho. Este vinho é produzido em terras áridas, num local inóspito, por pessoas que acreditaram e comprovaram que se pode elaborar um grande vinho no Vale do São Francisco/BA. Este vinho representa uma das máximas expressões da uva Syrah em território brasileiro. Amadurecimento em barricas novas de carvalho francês por 12 meses.


OPINIÃO DO BLOG: Cor rubi escuro. Aromas de frutas vermelhas e negras maduras, notas tostadas, muita especiaria e notas defumadas. Em boca é potente, apresenta muita estrutura e tanino. Possui boa acidez e persistência. É um ótimo vinho. Recomendo guardar por alguns anos antes de abrir ou na pressa pela guarda, decantar antes (40minutos/1hora). Nota: Ótimo Vinho.


Terranova Brut RoséÉ o primeiro espumante brasileiro elaborado com a uva Grenache, cultivada em vinhedos próprios, vinificado pelo método Charmat na região tropical do Vale do São Francisco, Bahia.



OPINIÃO DO BLOG: Cor rosada. Aromas de frutas vermelhas, morango e notas florais. Em boca é leve e frutado. É um espumante simples, super acessível. Nota: médio espumante.



Passeio de Barco com o Vapor do Vinho e o Grupo Miolo


O passeio de barco pelo Vapor do Vinho te leva na vinícola da Miolo - Terranova e depois para um super passeio pelo São Francisco (com parada para banho). Esse passeio inclui almoço e é realizado nos feriados e finais de semana pelo valor de 160 reais. Esse excelente passeio! Adorei!



O espumantes servidos no barco foram: O Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé que inclusive foi o vinho espumante do meu casamento. 

E o espumante TOP da Miolo, o qual eu estava provando no vídeo, o Miolo Millésime 2012 que é um espumante produzido pelo método tradicional, somente em safras excepcionais com uvas de Chardonnay e Pinot Noir, cultivadas nos vinhedos da família Miolo em São Gabriel- Garibaldi/RS. Envelhecimento mínimo de 18 meses sobre leveduras em caves subterrâneas e climatizadas



OPINIÃO DO BLOG: Cor amarelo palha claro. Aromas de frutas cítricas, pêra, notas de pão e brioche. Em boca, possui boa cremosidade, acidez e elegância. Gostei! Vale a pena conhecer! Nota: Espumante muito bom.




Jantar no Restaurante Capivara:

Para finalizar a nossa viagem com a @voegoloficial e o @grupomiolo, fomos ao restaurante Capivara para um jantar harmonizado. Vale a pena conhecer! O melhor restaurante de região.



Finalizando o post... Quero agradecer de coração o convite e todo o carinho do Grupo Miolo e da Gol. Desde já, agradeço imensamente ao Adriano Miolo e sua equipe e ao Danilo Alves. Muito obrigado!


Foto com o Adriano Miolo

Foto com Danilo Alves