quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A Importância da Temperatura

Pessoal...
Aqui você aprenderá sobre o porque da temperatura influênciar o vinho.




Um dos principais fatores que mais influencia na qualidade do vinho é a temperatura. É a temperatura o elemento capaz de fazer maravilhosas garrafas de vinhos ficarem totalmente estragadas, pois uma pequena variação da temperatura muda todo o sabor, podendo-o mascarar, delatar, destruir ou santificar.

Ao fazer a guarda de um vinho deve-se manter a temperatura estável (evitando alterações bruscas de temperatura) em uma faixa que varia conforme o tipo de vinho, pois a guarda do vinho em um local quente demais acelera a maturação do vinho e um local frio demais impede sua evolução. A temperatura deve ser mantida em uma faixa de:

  • Para os tintos: entre 14 graus Celsius a 18 graus Celsius;
  • Para os brancos: entre 8 graus Celsius a 12 graus Celsius;
  • Para os Champanhes e espumantes: entre 6 graus Celsius a 8
  • graus Celsius.

A temperatura também é muito importante na hora de servir o vinho, porque o vinho “se abre” permitindo aos componentes aromáticos volatilizar-se e mostrar seus aromas (buquê) quando está na temperatura adequada ao seu estilo (tintos, brancos, rosés e espumantes). Quando a temperatura de serviço do vinho está alta, o vinho acaba desequilibrando e apresentando defeitos, pois o calor acentua a presença do álcool que mascara seus aromas. Quando a temperatura de serviço está baixa demais, o vinho não “se abre”, não mostra seus aromas e a acidez (se aliada a fruta torna o vinho refrescante e agradável) não se torna tão interessante.