domingo, 10 de novembro de 2013

Entrevista Erika Goulart

Pessoal!!!
Este post exclusivo do Blog Enofilia traz uma entrevista com Erika Goulart, A Dama do Vinho Tinto!!! Foi um prazer fazer essa entrevista com Erika. Obrigado Erika! Parabéns pelo seu trabalho e pelos seus vinhos. Espero que vocês aproveitem a entrevista.


Erika Goulart é uma brasileira, aos 21 anos, foi para Mendonza na Argentina assumir a escritura do vinhedos deixados pelo seu avô Marechal Gastão Goulart, militante da Revolução de 1932 que foi exilado na Argentina por anos. 

Erika cuidou do vinhedo de seu avô e fez vinhos fantásticos e super bem pontuados pelo crítico Robert Parker! Hoje é conhecida como a dama do vinho... 


Entrevista Erika Goulart - A Dama do Vinho Tinto







1. Como começou esse seu amor pelos vinhos?


Erika: Meu amor começou pela UVA, pelos meus Vinhedos, porque sem uma boa matéria prima é impossível elaborar bons vinhos. O Amor pelo Vinho veio um pouco mais tarde... em 2004 quando tomei coragem e elaborei a primeira safra.


2. O que te levou a sair de São Paulo e ir para Mendoza para produzir vinhos? De onde veio essa inspiração?


Erika: Quando eu soube que existia um vinhedo aqui em Mendoza, fui visitar por curiosidade, como uma viagem de passeio. Mas quando eu cheguei e comecei caminhar, podia comer até a uva da planta... EU PENSEI.. isso é muito mais divertido que comprar no SUPERMERCADO!!! (risos).

Outro fator importante é que eu encontrei outra qualidade de vida em Mendoza. Eu trabalho muito... mas o fato de estar em contato com a natureza é um bom equilíbrio para minha vida e consegui unir muitas coisas que eu buscava, na minha vida, aqui, como por exemplo a PAZ.


3. Seu avô, Marechal Gastão Goulart, comprou o vinhedo, mais ele chegou a produzir algum tipo vinho?





Erika: Não, meu avô nunca produziu vinho para vender, somente produzia uva.


4. Qual vinho da Bodega Goulart você mais gosta? Por que?


Erika: Muito difícil saber qual eu gosto mais... são todos meus "filhos", gosto de cada um de uma maneira, dependendo da ocasião. 

É assim que eu elaboro meus vinhos: O C Clásico é Easy Drink, Casual, Cool, O R Reserva e o M The Marshall são Chic, Elegante, Charmoso. O Black Legion e o Petit são Memoráveis, para Desfrutar a 2. O Grand Vin é para nunca mais esquecer... é um vinho de gente "Grande". Já o Black Legion, atualmente é o meu MIMADO...


5. Qual vinho, sem ser da Bodega Goulart, mais te agrada? Por que?


Erika: Tenho alguns que eu gosto muito. Da Argentina: Kaiken, Vistalba, Cobos. Dos Estados Unidos: Shaffer, Seghesio, Kosta Browne.. e assim vai.

Particularmente avalio várias questões, mas a que mais pesa é a matéria prima, pois se você tem uma boa matéria prima, uma boa uva, o vinho vai ser naturalmente excelente, mesmo sem tanta tecnologia e agregados... Gosto de trabalho sérios, transparentes, menos comerciais, menos industrializados. Quero ASTON MARTIN... essa seria a comparação...


6. Se fosse seu último desejo, qual vinho gostaria de beber?


Erika: Goulart Super Malbec 2008 - Única Safra, somente 900 garrafas, elaborado especialmente para mim. 28 meses de tonel francês de primeiro uso Taransaud e Francois F.


7. Para você, qual é o principal desafio de se produzir um vinho de qualidade?


Erika: O primeiro maior desafio é falar com Deus, que Ele nos ajude com as geadas, granizo, vento zonda. O segundo maior desafio: é ter uma equipe comprometida, honesta e com a mesma filosofia da bodega e o Terceiro maior desafio: É elaborar Vinhos que enamorem (encantem) as pessoas, que elas se apaixonem... porque vinhos e marcas existem muitas, mas o nosso objetivo é fazer com que nosso consumidor se "case" com nós... Queremos ser a "Esposa"... (risos).


8. Vejo que você produz vinhos maravilhosos, seus fãs adoram, a crítica os pontua muito bem, então, qual é o segredo para um vinho de excelência?


Erika: O Segredo de um vinho de excelência é a HONESTIDADE, TRABALHO e a HUMILDADE.


9. No mercado Argentino de Malbecs, qual o principal concorrente da Bodega Goulart?


Erika: Nossa produção é exportada em 99%. Nunca me interessou voltar a produção para o mercado interno, temos distribuidores aqui, mas não é meu foco. Quanto ao concorrente... eu não sei quem são... Toda a nossa producão esta SOBREVENDIDA, então, a concorrência para nós não existe. Eu só olho pra frente e nunca para o lado...



10. Qual é o principal mercado de vendas dos vinhos da Bodega Goulart (o país)?


Erika: Os Estados Unidos é o nosso Primeiro Mercado, vendemos muito na Costa Leste dos Estados Unidos (NEW YORK, NEW JERSEY, Connecticut).


11. Se você não estivesse no comando da Bodega Goulart, que profissão escolheria? Por Que?


Erika: Sou publicitária, como o meu pai. O Markting me diverte!!!


12. Fale um pouco sobre os seus dois lançamentos feitos na estreia do ClubeW Premium da Wine e diga como se sentiu em ver seus vinhos entrarem para a maior loja de vinhos do Brasil?



Erika: O Black Legion é meu sonho de muitos anos. Eu me especializei em Malbecs, mas faz tempo que queria elaborar o Cabernet Franc. O Black é um sonho realizado e exitoso. O Petit é o Filho do Grand Vin. É um corte de Tonéis do Grand Vin como 20 diferentes vinhos micro vinificados em parcelas de 500 litros, ou seja, você tem um blend de Malbec de diferentes vinificações. Poderíamos dizer que o Petit é um Grand Vin mais fresco e frutado, mas com toda a delicadeza, seriedade e elegância do nosso Top.

A Wine é nosso importador exclusivo no Brasil a 18 meses. Nós já estavamos na loja antes e já tinnhamos sido o Vinho do ClubeW Classic de dezembro de 2012. E toda a nossa linha é importada com exclusividade. A escolha da Bodega Goulart para a estréia do ClubeW Premium foi uma grande surpresa para mim. Te confesso que algumas noites demorei para dormir pensando na responsabilidade de agradar o consumidor dessa gama mais alta de vinhos. 

Apesar de eles serem a maior loja do Brasil, eu me sinto da família WINE , temos a mesma filosofia de trabalho. Eu me sinto orgulhosa por eles terem me escolhido, entre tantas outras vinícolas excelentes no mundo... Eles vieram aqui, acho que eles me "mimam" bastante... (Risos).


13. Como você vê a influência exercida no mundo dos vinhos pelo crítico Robert Parker?


Erika: Quando Parker se interessou a primeira vez pela Argentina, foi publicando a pontuação para o Weinert 77, ele era o Parker que eu gostaria que existisse hoje...

Apesar de que meus vinhos são todos pontuados e com boas pontuacões, faz uns 3 anos que não dou muita bola mais para isso. Estou um pouco decepcionada, pois a influência de uma pessoa sobre o consumo é absolutamente absurda, já que existem 600 diferentes (sensações) no paladar e cada pessoa sente algo diferente tomando um vinho. O Parker não pode sentir o que eu sinto. 

O monopólio é muito similar a Mc Donald's ou Coca-Cola que quando apareceu era um BOOM... Agora sabemos que não precisamos deles para viver... que existem lugares e bebidas muito mais saudáveis, gostosas e sem pontuação. A melhor pontuação dos vinhos são os comentários do consumidor. 


14. Você é considerada por muitos como A Dama do Vinho Tinto, como se sente em relação a isso? Você acha que pode inspirar outras mulheres a começar a produzir vinhos de alta qualidade?




Erika: (risos)... A Dama do Vinho veio de uma entrevista com o Eduardo Viotti da Revista Vinho Magazine, foi o título de uma entrevista. Eu continuo sendo a menina que nasceu no Tatuapé, Corinthiana e Humilde. Apesar de ser considerada a Dama do Vinho Tinto, somente acho divertido, mas não mudou nada na minha vida.

É um trabalho duro, minhas amigas até hoje me perguntam se não existia algo mais fácil para fazer. Acho difícil inspirar alguma mulher a ficar suja, com barro, no deserto, sem maquiagem, sem shopping, sem salto alto e com a boca fechada (porque as vides não falam muito). (risos)...


15. O que mais gosta de fazer no seu dia-a-dia de trabalho na vinícola?





Erika: Eu gosto de revisar os vinhedos, de tentar fazer cortes. Esses são os dois trabalhos que eu mais gosto.


16. Agora que você possui muitos fãs no Brasil, pode considerar a ideia de tornar a Bodega Goulart um forte ponto de turismo além da produção de vinhos?


Erika: Nossa Bodega é pequena, estamos em reforma, construindo uma sala de degustacão para receber visitantes. Mas sempre será algo pequeno e íntimo. Nada de show business, pois eu sou uma produtora de vinho, não sou uma bodegueira. 


17. Quais os planos da Bodega Goulart para o futuro?


Erika: Estamos elaborando vinhos de outras zonas. Malbec do Valle do Uco da Finca Mariflor de Michel Rolland, que será nosso primeiro Malbec de Altura. Também teremos Cabernet Sauvignon na Linha Reserva. Nossos planos são de continuar elaborando vinhos ainda melhores para nossos consumidores que curtem nosso trabalho.