Pessoal!!!
Esse post vou falar sobre o antigo ritual em que o sommelier serve o vinho ao seu cliente, o cliente experimenta. E se não gostar??? O que fazer??? Devolver a Garrafa???
Experimentando o Vinho no Restaurante
Essa grande dúvida/enigma é muito comum em várias pessoas que bebem vinhos em restaurantes. Acredito que você já deve ter se perguntado o que acontece se o cliente que provou o vinho não gostar do vinho???
Primeiramente o sommelier deve trazer a garrafa ANTES de abri-la, para que o cliente possa conferir se o rótulo escolhido é o mesmo que foi selecionado quando olhou a carta de vinhos. Nessa hora, você que pediu o vinho, deve pedir para pegar a garrafa na mão a fim de conferir o rotulo e a temperatura. Afinal, não vai querer beber o vinho quente demais né?!!!
Se estiver quente, troque a garrafa nessa hora, peça uma que esteja na adega ou então um baldinho de gelo. OBS: Não vai beber o vinho tinto gelado demais ok?
Posteriormente o sommmelier abre a garrafa e serve uma pequena dose do vinho ao cliente que solicitou. Nessa hora, você deve degustar discretamente o vinho e então...
E AGORA??? Não gostei do vinho? Posso devolver???
Não pode! Essa prova não é para ver se o vinho é bom, mas se está bom!!! Ou seja, não é para saber se o vinho te agradou, mais sim para ver se o vinho está em boas condições, não está oxidado, com cheiro ruim, embolorado e etc...
Pois se o vinho lhe parecer estragado, você pode pedir ao sommelier para provar se realmente o vinho está estragado. Caso esteja estragado, o sommelier deve lhe trazer outra garrafa para prova.
Se o vinho estiver bom, não estiver estragado, você deve autorizar o sommelier a servir o vinho. Então o vinho é servido primeiro aos convidados e depois a você (pois você já o experimentou).