segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Rolha, Uma Iguaria do Vinho...

Pessoal!!!
Esse post mostra como é feita a rolha, fala sobre sua importância e seus tipos.
Sem dúvida nenhuma, o prazer de se degustar um bom vinho começa em sua abertura. Quando temos a honra de poder abri-lo e ouvir o barulho seco da rolha, que anuncia o prazer iminente...

Rolha, Uma Iguaria do Vinho...





Existem diversos tipos de rolhas, longas, curtas, de Champagne, sintéticas e tampa de rosca. Cada uma tem o seu motivo de existir e de fazer parte de uma garrafa de vinho:
  • Rolhas longas: são usadas em vinhos que têm estrutura para envelhecer, grandes domaines, gran crus, bordeaux e etc... Suas rolhas são de alta qualidade a fim de proteger bem o vinho. Normalmente em grandes adegas, grandes vinhos são arrolhados a cada 25 anos;
  • Rolhas curtas: são usadas para vinhos que tem um tempo médio de guarda;
  • Rolhas de Champagne: Feitas de cortiça aglomerada, são mais largas que as rolhas longas e são afundadas na garrafa até a metade, formando uma espécie de "cogumelo;
  • Rolhas sintéticas: Feitas de espuma plástica imitando a cortiça, são usadas em vinhos de média guarda;
  • Tampa de rosca: Muito utilizada em vinhos feitos para serem bebidos jovens.

A rolha é feita da casca do sobreiro, que é uma árvore comum na península Ibérica, sendo Portugal o grande responsável por mais da metade da produção mundial. Os sobreiros vivem cerca de mais de 150 anos e sua cortiça só pode ser extraída após seus 25 anos. Os sobreiros podem ser descascados somente de 12 anos em 12 anos, e apenas a quarta, quinta e sexta extração produz uma cortiça de alta qualidade.

Após a extração da cortiça, as pranchas de cortiça são empilhadas e colocadas para secar, esse processo  faz a cortiça perder sua seiva e estreitar seus tecidos. Ela é posta para resistir ao ar livre, ao sol e a chuva, por um período de dois invernos e um verão.

Posteriormente as pranchas de cortiça são cozidas por uma hora a uma temperatura de 100 graus Celsius, fazendo a cortiça inchar seu tamanho em 20% e adquirir o máximo de elasticidade.


As pranchas de cortiça ficam em repouso mais de 3 semanas para atingir seu correto grau de umidade para depois serem cortadas em seu tamanho exato. Esse processo tem um rendimento de 15Kg para cada 100Kg de matéria prima de cortiça, ou seja um rendimento de apenas 15%.

Após cortadas, as rolhas passam por um processo de modelagem a fim de melhorar sua apresentação. Então é feito a última triagem e dados os acabamentos finais a mão, processo onde é corrigido os pequenos buraquinhos das rolhas, colocando uma pasta de cortiça em pó a fim de melhorar as propriedades mecânicas das rolhas.