quinta-feira, 26 de junho de 2014

O Brasileiro não precisa mais beber Champagne!

Pessoal!!!
Vi uma matéria da folha, feita pela Alessandra Kianek que entrevistou o famoso crítico de vinhos Steven Spurrier. Gostei muito da matéria, achei do agrado e interesse de todos que fossem visitar o Blog. Confira o texto adaptado:

O Brasileiro não precisa mais beber Champagne!



Em uma entrevista dada a Folha, o crítico inglês diz: "Os brasileiros deveriam ter mais orgulho do espumante produzido no Brasil. Não precisam beber champanhe."

Steven Spurrier, que ficou famoso por ter promovido em 1976 o "Julgamento de Paris". Esse importante episódio na história do vinho, mostrou que não necessariamente os vinhos franceses são os melhores do mundo... pois, ocorreu uma degustação às cegas entre grandes vinhos franceses, os melhores exemplares de Bordeaux e Borgonha, e famosos vinhos americanos da Califórnia. Surpreendentemente, os Americanos foram os campeões na degustação!!!

Mas deixando um pouco de lado o Julgamento de Paris, voltamos a falar do consultor que se mostrou apaixonado pelo estilo da bebida nacional, à qual se referiu como "fascinante". Disse também que gosta muito dos espumantes brasileiros; e quando comparado com argentinos, chilenos e outros da América do Sul, o brasileiro tem mais o estilo europeu. A fruta é mais presente, e o álcool não é tão alto.



Steven destacou o Reino Unido como mercado de grande potencial para o Brasil. "Há uma lacuna de bebida premium, que poderia ser bem aproveitada pelo brasileiro."pois, segundo ele, o consumo de champanhe tem caído em Londres, enquanto o de espumante só cresce. "O sucesso do passado dos champanhes não se repetirá."

Além dos espumantes brasileiros, participaram da degustação em São Paulo, promovida pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), espumantes da Argentina, do Chile, da África do Sul, da Austrália e da Nova Zelândia. Foram 21 amostras, degustadas às cegas – o país de origem, porém, foi divulgado. No método tradicional, o espumante brasileiro da vinícola Miolo foi o mais votado.