sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Entrevista Tiago Pereira

Pessoal!!!
É com grande satisfação que trago em primeira mão a entrevista exclusiva com o sommelier Tiago Pereira. 

Tiago Pereira é sommelier homologado pela ABS e também foi um dos quatro sommelieres da Copa do Mundo! Recentemente, Tiago foi o responsável por montar a Adega Base Atacatista, e atualmente, é sócio da Empresa de vinhos Vinery. 

Confira a super entrevista com meu amigo Tiago!!! Obrigado pela participação!!!


1 - Tiago Pereira, fale um pouco sobre você, e como começou essa paixão pelo vinho.


TIAGO PEREIRA: Minha historia começou há 08 anos, quando eu trabalhava no Mercado Municipal. Eu era auxiliar de serralheria e depois fui transferido para o depósito, auxiliando na entrega de mercadorias. Recebia caixas e mais caixas de vinho, então... a empresa tinha um sommelier e eu o ajudava na reposição e aproveitava para fazer perguntas sobre os vinhos, pois sempre fui curioso. 

Depois disso comecei a estudar e pesquisar na internet, livros e revista sobre vinho. 

A sommelier Ester Bonfim, que trabalhou comigo na Adega Base até recentemente,  na época era consultora de vinho e me incentivava muito, então fui atrás de cursos sobre vinho. 

Com a ajuda de amigos fui apresentado a ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), onde conheci o presidente Antonio Duarte, hoje meu amigo, e lá fiz o curso básico, avançado e o profissional, em seguida a homologação profissional onde conseguir o boton verde amarelo da ABS Brasil e passei a ingressar no grupo seleto de sommelieres onde apenas 50 no Brasil tem o boton. 


2 - Tiago, como é a profissão de sommelier? Quais os principais desafios dessa profissão?


TIAGO PEREIRA: Um sommelier, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é um profissional completo na área de bebidas em geral, e não apenas de vinho. Temos que entender de destilados, chás, charutos, águas, cervejas e também de gastronomia. 

Um dos maiores desafios é o reconhecimento dos profissionais e também tornar o vinho como principal bebida durante as refeições, enfim, enraizar a cultura do vinho no país.

3 - Infelizmente, no Brasil, a profissão de sommelier ainda não é tão valorizada quanto os países da Europa, especialmente a França. Por que ocorre isso?


TIAGO PEREIRA: Ocorre porque no Brasil não está ainda em foco. Aqui se toma muita cerveja, cachaça e whisky. A cultura do vinho esta sendo inserida aos pouco, então o profissional fica também desfocado. Mais isso está melhorando, o consumo e o interesse vem aumentando e com isso os empresários estão enxergando a necessidade de ter um sommelier para auxiliar os clientes.


4 - Sobre o projeto que você trabalhou recentemente na Adega Base, como você fez para escolher todos esses rótulos? Como funciona esse trabalho de "garimpar" os vinhos para uma grande adega? Que dificuldades encontrou? Quais critérios você utilizou na escolha dos rótulos?


TIAGO PEREIRA: Bem, eu fui convidado em outubro do ano passado (2013) para realizar este projeto. Depois em novembro chamei a Ester Bonfim para me ajudar, pois, assim como eu, trabalhava há muitos anos nesta área. 

Em seguida fui chamando os fornecedores e convidando-os para ingressar nesse projeto. Fechamos com 1350 rótulos, buscando trazer novidades, vinhos servidos em restaurantes e também os que já são conhecido no mercado.  

O que me ajudou bastante foi a experiência de anos juntos aos clientes, sugerindo e apresentando novos rótulos, e atento as tendência de mercado. Enfim, não tive grandes dificuldades, foi trabalhoso porém tranquilo. 


5 – Sobre a nova empresa que você é sócio, a VINERY, vi que ela tem uma forte política de cursos, degustações e palestras com renomados enólogos e distribuidores de vinhos. Como vocês proprietários pensam isso? E qual a importância dessa iniciativa para o público de Brasília?

TIAGO PEREIRA: Bom, esse projeto começou com o Marcelo Seder e o Casio Micelli. A proposta da VINERY é promover o estilo de vida do vinho, através da parceria com importadoras selecionadas, trazendo vinhos consagrados e  com excelente custo x qualidade. 

Temos a sede em Águas Claras - Brasilia(DF), e todos nós somos extremamente apaixonados pelo mundo do vinho!!! Queremos levar a você, a comodidade e conveniência da mobilidade. Pois, através do site na internet, entregamos rapidamente os vinhos em sua residência.

No ano de 2014, após longa jornada dedicada ao atendimento a clientes, iniciamos a identificação de potenciais fornecedores, nacionais e estrangeiros, ganhando a confiança deles e  partindo para a criação da empresa VINERY que tem um foco determinado em melhorar a experiência do cliente neste fantástico mundo do vinho. 

Hoje, nós combinamos uma loja de vinhos com uma grande variedade de rótulos, com as informações, ferramentas e consultoria especializada que você precisa para degustar e se divertir a todo momento. Acrescente a isso um serviço de entrega tempestiva, qualidade dos produtos e satisfação garantida.

Com tudo isso pronto a nossa empresa é uma referência para o mercado de Brasília.


6 - A VINERY possui grandes rótulos... quais são as "jóias" que seus clientes podem conferir na adega? Quais principais rótulos? Quais vinhos se vende mais?


TIAGO PEREIRA: Na adega temos todos os tipos de vinhos para atender a necessidade de cada cliente buscando os melhores rótulos ao melhor preço. Os mais vendidos estão entre os Chilenos, Argentinos e espumantes brasileiros. Temos grandes rótulos como por exemplo o Viu 1 Manent.

7 - Qual é, em geral, a característica de vinhos que mais agrada o consumidor? 


TIAGO PEREIRA: Depende de cada cliente, mas no geral são vinhos mais jovens com pouco taninos, de médio corpo que apresenta muita frutas e pouca complexidade.


8 - Tiago, como foi sua experiência de ser escolhido um entre os 4 sommelieres da Copa do Mundo? Nos conte um pouco sobre como foi esse trabalho e o que você fez.


TIAGO PEREIRA: Foi maravilhoso!! Nunca pensei que poderia ser convidado para ser sommelier da FIFA, mas assim que veio o convite não pensei duas vezes. Não foi tão fácil, ficamos responsáveis por todas as bebidas servida nos jogos, tínhamos champagne, espumantes, vinho tintos e brancos, whiskies, cervejas e coquetéis. Como era apenas 4 sommelieres, fomos divididos para atender os camarotes cada um ficou com quinze então condesávamos os serviços e atendimentos.

9 - O que você recomenda aos futuros sommelieres? Qual curso escolher: ABS ou Wine & Spirit Education? Qual a grande diferença de cada um? Qual é mais reconhecido no Brasil? E fora?


TIAGO PEREIRA: Aos meus futuros colegas recomendo empenho, seriedade e força de vontade, pois é uma vida de muito estudo e dedicação. A respeito dos cursos eu escolhi o da ABS onde eu me formei no curso profissionalizante com duração de dois anos. A ABS é a instituição mais conhecida no Brasil. Já a Wine & Spirit, uma escola de ensino inglesa, tem uma linha de estudo também muito interessante, porém as duas escolas são distintas, sendo que a Wine & Spirit é mais reconhecida fora do Brasil.


10 - Tiago, qual a importância das redes sociais que divulgam sobre vinhos? Como Facebook, Blogs e etc... O que isso pode impactar, de maneira geral, na cultura do vinho? E você acha que dessa forma se pode chamar mais a atenção do público mais jovem (futuros consumidores), entretanto, sem deixar de lado o público atual, o qual preza por revistas e jornais?


TIAGO PEREIRA: A Internet hoje é uma das maiores fontes de informação, especialmente entre jovens e as classes mais abastadas, com maior potencial de consumo. Já passou o rádio e se consolidou como o segundo meio mais consultado pelos brasileiros atrás de informação - perdendo apenas para a TV aberta. 

No mundo do vinho, não é diferente. Os blogs e sites de vinho têm sido fundamentais para ajudar a difundir a cultura do vinho. São espaços altamente democráticos, com linguagem acessível, e tendo à frente pessoas apaixonadas pelo vinho. 

11 - Tiago, particularmente, quais são seus rótulos preferidos? E eles harmonizam com o que? 


TIAGO PEREIRA: Bem eu gosto de vinho, e me permito experimentar todos os estilos de vinho, o que acaba sendo a melhor forma de estudo por que vinho não e só leitura, é muita degustação. 

A cada vinho que eu experimento logo vejo as possibilidade de harmonização, o que é muito criterioso pois precisamos conhecer também todo tipo de comida e seus temperos e até a forma de elaborar. 

E claro que tenho uma preferência de vinho. Os vinhos do velho mundo pela historia e complexidade. Mas, vinhos são cercados de surpresas, pois a todo instante tem um vinho com uma nova proposta.

12 - Para terminar a entrevista, Tiago, em sua opinião, o que "faz a diferença" na hora de um cliente escolher determinado vinho? O que leva os consumidores a optar por um determinado rótulo que eles não conhecem? Como o sommelier pode ajudar a resolver essa situação? 


TIAGO PEREIRA: Bom, as adegas precisam ter um belo ambiente, climatizado, uma equipe especializada disposta a retirar todas as duvidas e melhor indicar um vinho ou cerveja dependendo do gosto de cada cliente. 

Para complementar, ter sommelier para oferecer maior conforto, como também, a sala de treinamento para palestra e degustações. 

A linha que eu adoto para atendimento é compartilhando conhecimento, fazendo os clientes conhecerem mais sobre vinhos e não ficar apenas em um rótulo. Ou seja, permite conhecer o que há de melhor no vinho, sua variedade. Esse e o papel de um sommelier: indicar, harmonizar e servir!