sábado, 13 de dezembro de 2014

Degustação de Natal - ABS e Dom Francisco

Pessoal!!!
Acabei de sair da Degustação de Natal promovida pela ABS!!!
Tudo excelente!!! Sensacional!!!
Afinal... tudo sempre é tão perfeito no Dom Francisco!!!

A ABS-Brasília me convidou para a confraternização natalina no restaurante Dom Francisco 402 sul. A degustação foi conduzida pelo Presidente da ABS, o senhor Antonio Duarte, e pelos sommeliers do Dom Francisco, Joaldo Lima e Fabiano Lopes.


Quero agradecer meu convite ao Antonio Duarte e o atendimento e prestabilidade dos sommelieres Joaldo Lima e Fabiano Lopes. A eles meu muito obrigado!!!

Degustação de Natal - ABS e Dom Francisco




Sobre o Restaurante Dom Francisco:


Sinônimo de boa comida e bons vinhos, o nome Dom Francisco é hoje uma grife da alta gastronomia de Brasília. Francisco Ansiliero, o chef fundador empresta seu nome ao restaurante. A esposa de Francisco, Carmélia, também teve papel de destaque elaborando sobremesas que se tornariam clássicas na cidade. 


Além dela, a filha mais velha, Giuliana, participou ativamente da organização do restaurante desde o começo. A primeira casa da rede, localizada na 402 sul, foi inaugurada em 1988 e era uma lojinha simples, com apenas  8 mesas.




O sucesso veio rápido, assim como as filiais. Em 1993 foi inaugurada a da Asbac e em 1995, a da Academia de Tênis, que recentemente encerrou as atividades em virtude da venda do clube. E em 1997, abriram as duas unidades localizadas em shopping centers, Park Shopping e Pátio Brasil. Hoje as cinco casas são administradas como uma rede pela família de Francisco. 


Sua filha, Giuliana, responde pelas casas da 402 sul, Park Shopping e Pátio Brasil. Ela foi responsável por modernizar a marca. Enquanto o próprio Francisco ainda marca presença na casas da Asbac, sempre cumprimentado os clientes, recomendando um vinho ou servindo um bom azeite, o que se tornou sua marca registrada. Carmélia Ansiliero também continua ativa no comando do grupo.


A premiada adega do Dom Francisco é uma das maiores e melhores do país. Oferece vinhos de 14 países diferentes, todos mantidos em adegas com controle de temperatura e umidade. Todas as grandes regiões produtoras estão contempladas na carta, assim como todos os vinhos mais emblemáticos de cada país, como os famosos Châteaus franceses, muitos de safras raras. Hoje, tive a oportunidade de conhecer a adega do restaurante da 402 sul, já conhecia o da ASBAC... gostei demais, achei excelente a variedade de vinhos. E mais que isso... TODOS os vinhos são cuidadosamente degustados e analisados pela melhor equipe de sommelieres de Brasília antes de irem para a carta de vinhos do restaurante.




Graças ao sommelier Joaldo Lima, pude conhecer pessoalmente a Famosa adega do Francisco. Lá encontramos rótulos maravilhosos!!! Outra coisa que é importante lembrar... é que a carta de vinhos do restaurante é ampla e possui ótimos preços!!! 



Quero parabenizar os excelentes organizadores do evento! Os Sommelieres Joaldo Lima e Fabiano Lopes, por terem harmonizado muito bem os vinhos com o cardápio! Na foto, os sommeliers homologados pela ABS, juntamente com o Presidente.



Sobre o Presidente da ABS-Brasília: Antonio Duarte é um carioca que se encantou com Brasília e a escolheu  para viver, e por ser um grande  apaixonado por vinhos, em 2001 fundou a ABS – Associação Brasileira de Sommelier/Brasília.  Importante destacar que a ABS trouxe para Brasília a disputada e concorrida Homologação Profissional de Sommelier, que antes ficava apenas no eixo Rio-São Paulo, e agora, temos a oportunidade de se obter essa homologação no Centro-Oeste.


Bom... Vamos aos vinhos???

Como eu cheguei cedo... fui o primeiro. kkkkk. Fui super bem recepcionado e me serviram um Champagne... que hummmm! Além de ganharem o cliente, me deixaram super satisfeito! Nem preciso comentar... acho que 1 imagem valem mais que 1000 palavras...



Vamos a Entrada... foi um Raviolone de bacalhau e alho poró, harmonizado com o vinho Quintay Q Gran Reserve Sauvignon Blanc. O vinho tem aromas e paladar cítrico, com um toque herbáceo. Gostei!



O primeiro prato foi Risotto de ossobuco e palmito fresco de pupunha com o vinho Caldas Douro DOC 2011.O vinho é de cor rubi, possui aromas de amora e especiarias. Em boca é macio e equilibrado.




O ultimo prato da noite... era Pernil de cordeiro braseado e mousseline de mangaritos. Como eu não como cordeiro... troquei por uma piranha que baahhh... delícia!!! O vinho foi o Arnaiz Crianza 2011. Esse vinho tem aromas de amora e cereja. Na boca é frutado, perfeitamente equilibrado e elegante. Adorei!!! O preferido da noite!!!



E para terminar a degustação... nada melhor que uma boa sobremesa de Mousse de chocolate amargo e coulis de frutas vermelhas. O vinho desafio para acompanhar essa sobremesa... foi o porto Quinta do Infantado Ruby. Gostei do vinho! Diferente... não possui o doce enjoativo, ele parece ter menos açúcar que os demais rubys!



E agora...

Que tal curtir algumas das fotos da degustação da ABS e Dom Francisco que fecham o ano em Brasília com chave de ouro!!!

Na foto, grandes sommeliers e presidentes das ABS!!!



Para ver mais fotos...
Acessem nosso álbum de fotos no Facebook:
https://www.facebook.com/blogenofilia/photos_stream?tab=photos_albums