sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Pessoal!!!
É com muita Alegria que convido a Su Maestri, colaboradora do Blog Meia Taça,  para a minha coluna quinzenal de PARTICIPAÇÃO ESPECIAL, onde quenzenalmente alguém de outro blog, revista, site e etc... vai estar mostrando aos leitores, um pouco do seu trabalho. Desde já agradeço a participação dela.

Confira o post... e na semana que vem, nos encontraremos em mais uma PARTICIPAÇÃO ESPECIAL. Obrigado!

VALE A PENA RESSALTAR que esse post é de suma importância para quem deseja ingressar mais a fundo no mundo do vinho, como também, entender a importância da Associação Brasileira de Sommeliers.

Participação Especial - Su Maestri - Entrevista com o Presidente da ABS Antônio Duarte

Novas perspectivas da ABS/Brasília para 2015




Entrevistei o presidente da ABS/Brasília, Antônio Duarte, um legítimo carioca da gema que se encantou com a beleza de Brasília e a escolheu  para viver. E, por ser um grande  apaixonado por vinhos, fundou em 2001 a ABS- Associação Brasileira de Sommelier/Brasília. 

Na presidência da instituição, esse homem devotado e estudioso de todos os temas correlatos ao vinho conta nessa entrevista sua atuação à frente da Instituição,  os projetos, metas e desafios da ABS para os próximos anos.

DiVino:  Nos conte sobre ABS Associação Brasileira de  Sommeliers/Brasília:


Antonio Duarte: Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, que congrega apreciadores de vinho e que tem por objetivo maior propagar o conhecimento sobre a arte de degustação, além de atuar fortemente na qualificação de  profissionais que atuam em restaurantes, bares, hotéis e outros estabelecimentos em que este profissional seja necessário. 

A ABS foi fundada primeiramente no Rio de Janeiro em 1983 pelo enólogo, Sommelier e restaurater Dânio Braga, hoje presidente da ASB-Brasil. Na capital federal, a seccional foi inaugurada em 2001 por  esforço e empenho pessoal e coletivo de um grupo de dedicados apreciadores do vinho, que à época perceberam o crescimento dos setores de gastronomia e enologia e o interesse dos brasilienses pelo vinho. 

Hoje,  enófilos,  iniciantes e profissionais do ramo do vinho encontram na ABS/Brasília os meios necessários para se manterem atualizados, tanto para o prazer de apreciar a bebida como para incrementar a atividade profissional.

DiVino: Quais são as ofertas de cursos da ABS-Brasília?


Antonio Duarte: A ABS disponibiliza diversas  opções de atividades para enófilos e cursos para profissionais aperfeiçoarem seus conhecimentos por meio dos nossos cursos regulares, Básico, Avançado e de Profissionais, considerados entre os melhores e mais completos do país. Ainda temos a disposição de população em geral cursos como o de Castas, Harmonização, Oficinas diversas,  organização de viagens eno-gastronômicas nacionais e internacionais e degustações temáticas, que dão ampla visão do mundo vinícola.

Através desses cursos  e eventos especiais que realiza, a ABS/Brasília vem nos últimos 12 anos contribuindo para a divulgação de informações sobre vinhos e promovendo a confraternização de seus participantes, que compartilham da mesma paixão por esta fascinante bebida.

Para incrementar suas atividades, a ABS/Brasília recebe com regularidade a visita de renomados enólogos, proprietários de vinícolas e personalidades do mundo do vinho, que complementam o contínuo aprendizado que oferecemos aos enófilos e profissionais do vinho brasilienses.

DiVino:  Nos fale sobre o Sommelier e a importância desse profissional do cenário eno-gastronômico?


Antônio Duarte: Com o crescente e exigente mercado do vinho, o profissional Sommelier está em alta, e considero muito importante que os restaurantes tenham profissionais capacitados para atender consumidores cada vez mais exigentes. 

O Sommelier é responsável pela escolha, compra, recebimento, guarda, organização da adega, elaboração da carta de vinhos e pela prova do vinho antes que seja servido ao cliente, e sempre digo que o Sommelier quando está atuando em restaurantes tem uma grande responsabilidade porque cabe a este profissional proporcionar momentos especiais aos clientes dos estabelecimentos. 

Cabe a ele cuidar com muito profissionalismo e sem erros da harmonização entre a comida escolhida e  vinho. A responsabilidade do profissional Sommelier é tamanha que, em muitos restaurantes eles atuam, em conjunto com os chef’s de cozinha para que cardápio e carta de vinho estejam em harmonia.

DiVino: Em 2011 a profissão de Sommelier foi regulamentada no Brasil pela Lei 12.467, que reconheceu a importância desse profissional no setor de alimentos e bebidas. Qual foi a participação da ABS nesse evento importante para a categoria?


Antonio Duarte: O reconhecimento profissional da categoria teve uma atuação sistemática da Diretoria da ABS-Brasília, pois foram muitas idas e vindas à Câmara  Federal. Estávamos obstinados  a essa conquista e tínhamos a convicção que só com  muito esforço iríamos conseguir dar mais dignidade a essa profissão que, apesar de ser antiga, ainda carecia de reconhecimento.

Não posso deixar de destacar a valorosa contribuição nessa luta da Dra Kátia Vasconcelos, por ter sido a grande personagem de todo esse processo. Sua atuação incansável na luta pela regulamentação da profissão de Sommelier ao lado do Deputado Federal Onyx Lorenzoni, trouxe a todos os profissionais do Brasil o respeito e dignidade por terem sua profissão reconhecida. Ela lutou em nome de toda uma categoria, pois todos os profissionais do Brasil foram reconhecidos por meio de seu grande esforço. Aqui, aproveito para agradecer em nome da ABS/Brasília e de todos os profissionais Sommeliers essa brava mulher, Dra Kátia Vasconcelos.

DiVino: Quais as implicações e mudanças diretas para a profissão de Sommelier?


Antonio Duarte: No cotidiano do profissional não houve mudanças práticas na atuação profissional. Porém, a partir da regulamentação esses profissionais garantiram o reconhecimento de sua profissão e o direito de terem suas carteiras profissionais devidamente registradas o que garantirá a comprovação da experiência, além de melhores condições de trabalho, que certamente será um diferencial na carreira do Sommelier. 

DiVino: Qual a atuação efetiva da ABS/Brasília na formação do  profissional de vinho no âmbito do DF?


Antonio Duarte: Importante destacar que a ABS trouxe para Brasília a disputada e concorrida Homologação Profissional de Sommelier, que antes ficava apenas no eixo Rio-São Paulo, e agora, oportunizamos o certame para os profissionais do Distrito Federal. 

A primeira edição da Homologação Profissional de Sommelier, foi realizada dia no 07 de outubro de 2013 em conjunto com a  ABS/Brasil, e teve dois aprovados, que a partir de  agora fazem parte do seleto time de 48 profissionais em todo o Brasil detentores do exclusivo botton verde-amarelo. São os Sommeliers, JOALDO LIMA e TIAGO PEREIRA DA SILVA, que participam do grupo de estudos da ABS/Brasília.  

O certame é idêntico a um "Concurso Nacional de Sommelier" e objetiva distinguir os melhores profissionais que  após aprovação com média em provas teóricas e práticas do serviço do vinho, são certificados e tem a reconhecida competência profissional. 

Ainda temos outro belo trabalho em parceria com a UPIS, que é o Curso de Extensão Preparatório para Sommelier, que vem oportunizar aos interessados em ingressar no mercado de trabalho, uma qualificação de alto nível, para atuação nos mais diversos ramos da comercialização do vinho, em destaque para o segmento de  restaurantes. Este curso tem duração de 16 meses e o profissional já sai habilitado para o mercado de trabalho.

DiVino: Qual seu conselho para o candidato interessado em ingressar no mundo do vinho?


Antônio Duarte: Primeiramente, deve estar ciente que não é uma profissão fácil, pois implica em muito estudo, dedicação e determinação. Meu conselho é que o interessado ingresse nos cursos de vinhos promovidos pela ABS/Brasília que hoje possui um grande portfólio para atender a toda a comunidade. Tenho que ressaltar que é uma profissão em ascensão com boas oportunidades de trabalho, mas, o candidato deve se dedicar a um curso de inglês, que na minha opinião é de fundamental importante para se destacar na profissão.

Su Maestri
Coluna DiVino –Revista de Luxo
Colaboradora do Blog Meia Taça
Confraria Amigos e Amigas do Vinho

Sobre Su Maestri:


Su Maestri: É formada em Direito e Administração de Empresas. Enófila apaixonada e há  13 anos participa de eventos no mundo do vinho. Também participa de grupos de estudos, degustações de vinhos e confrarias.  Além dos diversos cursos no segmento do vinho, é uma das administradoras de uma das maiores confrarias virtuais com a marca de 6.160 membros, colaboradora do Blog Meia Taça e colunista da Revista de Luxo com a coluna: DiVino, desenvolvendo um trabalho dedicado a  disseminação da cultura do vinho.