terça-feira, 28 de julho de 2015

Almaviva X Nicolas Catena Zapata

Pessoal!!!
Essa Degustação foi Sensacional!!!
Simplesmente o grande nome do Chile e o grande nome da Argentina.
Confira os comentários de cada vinho e saiba qual o melhor deles na opinião do Blog Enofilia.

A noite foi maravilhosa: Excelentes companhias, vinhos e ambiente. Foi uma degustação que ficará em minha memória. Reunimos 6 amigos amantes de vinho, compramos os rótulos e fomos ao restaurante Rubaiyat apreciar uma boa carne. Confira:

Almaviva X Nicolas Catena Zapata


Uma degustação de grandes vinhos e excelentes companhias. Essa foi a noite em que pudemos provar 4 vinhos maravilhosos, entre eles o ícone do Chile: Almaviva e o ícone da Argentina: Nicolas Catena Zapata. Antes de iniciarmos a degustação, todos os vinhos foram para o decanter, menos o espumante, óbvio =)

Iniciamos a degustação com umas entradinhas e o famoso espumante Ferrari Maximum Brut. Um espumante da linha Ferrari que é super prestigiada no mundo todo. Esse espumante foi servido no Oscar e no Nobel. Um italiano da região de Trentino entre 300 e 700m de altitude. Feito de 100% Chardonnay e passou por 36 meses ''sobre as leveduras'' na garrafa. 


Possui cor amarelo palha com reflexos dourados. Sua perlarem é fina, elegante e duradoura. Aromas complexos, apresenta notas tostadas e de avelã. Em boa é cremoso, boa acidez e persistência. Avaliação segundo os critérios do Blog Enofilia - Ótimo espumante:


Vamos falar um pouco sobre o Almaviva:
Almaviva EPU que é um vinho ícone do Chile. O Almaviva é uma das marcas mais famosas do mundo, uma junção de duas super vinícolas - Concha y Toro e a  Baron Philippe de Rothschild. 

Em 1997, a baronesa Philippine de Rothschild, presidente do Conselho Consultivo da Baron Philippe de Rothschild SA, e Don Eduardo Guilisasti Tagle, presidente da Viña Concha y Toro SA, chegaram a um acordo. Um parceria com a visão de criar um vinho premium excepcional, chamado Almaviva.  Produzido sob a supervisão técnica de ambos os parceiros em conjunto, a primeira colheita foi um sucesso internacional imediato, após seu lançamento no mercado em 1998.

O nome de Almaviva, apesar de sua ressonância hispânico pertence à literatura clássica francesa: Conde Almaviva é o herói de As Bodas de Fígaro, a famosa comédia de Beaumarchais (1732-1799), que mais tarde seria transformado em uma ópera de o gênio de Mozart. 

O logotipo, por sua vez, é uma homenagem à história da ascendência chilena, com três reproduções de design elegante, que simboliza a visão da Terra e do cosmos na civilização Mapuche. O projeto sobre o "kultrun" um tambor ritual usado por Mapuches. 

O rótulo exibe o nome de "Almaviva" com o manuscrito original de Beaumarchais. Duas grandes tradições a juntar as mãos para oferecer ao mundo uma promessa de excelência e prazer.

Preparado o mix de três variedades Bordeaux clássicos, em que predominantemente Cabernet Sauvignon. O Almaviva é o resultado do encontro feliz de duas culturas. O Chile oferece a sua terra, o seu clima, e as suas vinhas, enquanto a França contribui conhecimentos e tradições vitivinícolas.  O resultado é um vinho excepcional de elegância e complexidade. Seu lançamento foi um grande impulso para o desenvolvimento de vinhos chilenos nos mercados internacionais.

A Almaviva só produz dois únicos vinhos: o Almaviva e o Almaviva Epu. Este último tem uma produção média de apenas 24 mil garrafas por safra. Esta quantidade limitada e a demanda do público chileno pelo vinho que nunca permitiu que o rótulo fosse importado, sendo que toda a produção de Epu era consumida dentro do próprio país. 

Com cerca de 1hora e 20 minutos de decanter, o Almaviva EPU foi servido. 

Almaviva EPU 2011: feito de Cabernet Sauvignon (72%), Carménère (18%), Merlot (7%) e Cabernet Franc (3%), passou por 12 meses em barricas de carvalho fracês. Cor rubi intenso com reflexos violáceos. Um buquê maravilhoso de frutas vermelhas, cassis e deixando evoluir na taça, pude sentir notas de café. Em boca é potente, encorpado, elegante e com taninos finos, mas dava para sentir que falta tempo de adega para amacia-los... Adorei! Um belo vinho que daqui uns 3 a 5 anos vai estar maravilhoso. Avaliação segundo os critérios do Blog Enofilia - Ótimo vinho:


Agora o Ícone co Chile: Almaviva 2011. Colocamos taça lado a lado com o EPU para podermos conferir cada detalhe.


Almaviva 2011: Feito das uvas Cabernet Sauvignon (67%), Carménère(25%), Cabernet Franc (5%), Merlot(2%) e Petit Verdot (1%), passou por 18 meses em barricas novas de carvalho francês. Possui cor rubi intenso. Um buquê encantador de frutas vermelhas maduras, morando e amora, cassis; ao evoluir na taça, podemos conferir aromas de cacau, café e caramelo. 


Aqui vem a grande diferença entre o EPU, o paladar é mais redondo, potente, equilibrado, e concentrado. É um vinho mais "bem feito". O toque da Petit Verdot e dos meses a mais em carvalho, lhe conferiram maior potência, elegância e persistência. Avaliação segundo os critérios do Blog Enofilia - Excelente vinho:


Um dos vinhos mais prestigiados e cobiçados do mundo... Com nota 95 de Robert Parker na safra 2009, Nicolas Catena Zapata é sem dúvida um dos melhores vinhos do mundo, e talvez o melhor da América do Sul. 

É um tinto grandioso que merece altíssimas notas da imprensa especializada, elaborado com um corte de Caberet Sauvignon e Malbec, provenientes dos melhores vinhedos de altura de Nicolás Catena. Sua primeira safra causou sensação no mundo do vinho ao ser apresentada em cinco provas distintas, às cegas, com vinhos da magnitude de ChâteauLatour, ChâteauHautBrion e Opus One, ficando 4 vezes em primeiro lugar e 1 vez em segundo. Pontuações:
  • WineSpectator 94 pontos 07
  • Robert Parker 97 pontos 06
  • WineSpectator 93 pontos 06
  • Robert Parker 98 pontos 05
  • Robert Parker 98 pontos 04
  • WineSpectator 95 pontos 04
  • Decanter 5 Estrelas 04
  • Robert Parker 94 pontos 01
  • WineSpectator 93 pontos 02
  • WineEnthusiast 92 pontos 02


Nicolas Catena Zapata 2009: Feito de Cabernet Sauvignon (65%) e Malbec (35%), passou por 26 meses em barricas novas de carvalho francês.

Um vinho de caracter! Cora rubi intenso com reflexos violáceos. Um buquê maravilhoso de frutas negras, chocolate e café. Possui muita complexidade e vai evoluir muito bem ainda... em boca é potente, redondo e elegante. Adorei! Para mim, o melhor da noite. Avaliação segundo os critérios do Blog Enofilia - Excelente vinho:


Ai vem a pergunta que não quer calar... Se são grandes vinhos, por que você não deu 6 taças / perfeito? Simplesmente porque ainda não estão perfeitos... é isso ai! Para que esses vinhos sejam vinhos "perfeitos", ainda vai um bom tempo de adega... quem sabe daqui à 10 anos podemos tirar com maior precisão qual deles é melhor: Nicolas ou Almaviva? Só o tempo vai dizer...

Que tal curtirmos todas as fotos dessa maravilhosa degustação?
Na foto, Bárbara, Elias, Moacir, Afonso, Miriam e eu:


Para acessar o albúm com todas as fotos, clique aqui!