segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Vinho e Verão combinam sim!

Pessoal!!!
Não há nada melhor e mais gostoso do que vinho e verão!!!
Confira as dicas do sommelier da loja da Decanter em Brasília, José Filho.

Enoteca Decanter
Endereço: SQS 208 - Bloco A - Lojas 16/20 -  Asa Sul
Telefone: 3349-1943

Vinho e Verão combinam sim!


Essa conversa de que vinho é bebida de inverno é papo furado. Vinhos brancos e rosés são a cara do Verão. Leves, aromáticos, refrescantes e com acidez equilibrada, eles podem ser servidos em temperaturas mais baixas, o que combina muito com o calor da estação.

Aqui no Brasil ainda é comum ver mais tintos nas taças, uma preferência que está mudando aos poucos. “Existem ótimos vinhos rosés no mercado, inclusive nacionais”, como o Quinta da Neve, produzido em São Joaquim (SC), comenta o sommelier da loja da Decanter em Brasília, José Filho, que complementa: “o rosé é o vinho da moda”.


Hoje, no Brasil o consumo médio de vinho é de duas garrafas ao ano por pessoa, enquanto que na Argentina, aqui do lado, esse número sobe pra 35 garrafas/ano. Na Itália, o consumo é ainda maior: cada pessoa chega a consumir 54 garrafas/ano. Quem sabe com o aumento no consumo de brancos e rosés nos dias mais quentes, essa estatística não melhore?

Para os que não abrem mão de um vinho tinto mesmo no verão, José Filho recomenda um tinto bem leve como o francês Domaine Pierre Labet, feito com a uva Pinot Noir. Pensando nisso, a loja selecionou vinhos que vão de R$ 50,00 até R$ 115,00 a garrafa. Sugestões para todos os bolsos.



José Filho lembra que espumantes e proseccos também são muito indicados para o verão e diz que é sempre bom lembrar que os brancos devem ser tomados entre 8ºC e 10ºC, já os tintos leves pode ser servidos entre 12ºC e 14ºC. “Temperaturas abaixo de 6ºC anestesiam as papilas gustativas”, ressalta.