quinta-feira, 7 de maio de 2015

Pessoal!!! 
A Decanter praparou uma excelente degustação nessa segunda-feira (dia 04/05/2015). Foi um sucesso devido aos excelentes rótulos aliado a uma ótima comida italiana preparada pelo chef Miguel Ojeda do restaurante Fortunello. 

Os participantes tiveram o prazer de degustar os vinhos Top's, escolhidos pelos sommeliers José Filho e Paola Karasck, que harmonizaram muito bem com os pratos. Adorei o jantar, logo voltarei lá!!! Confira os detalhes:

Desde já agradeço a toda equipe da Decanter pelo convite. Agradeço também a equipe do Restaurante Fortunello que me recebeu super bem e fez tudo com muito carinho e perfeição!!! Obrigado a todos!!!

Vinhos e Gastronomia Italiana - Decanter e Ristorante Fortunello



Um jantar italiano com vinhos para harmonizar, foi assim o jantar elaborado pelo chef Miguel Ojeda no Fortunello Ristorante. Os vinhos foram apresentados pela sommelier Paola Karasck.

Sobre a Enoteca Decanter:

Fundada em Blumenau, em 1997, a Decanter tornou-se uma das maiores e mais destacadas importadoras do Brasil. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sidos alguns dos suportes desse crescimento, nos últimos 13 anos. No entanto, é a esmerada Seleção de Vinhos Decanter que dá corpo à empresa. Ela alavanca o crescimento e as ações da Decanter, que hoje tem mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Brasília conta com a unidade localizada na Asa Sul, SCLS 208 BLOCO A LOJA 16. Além de adquirir os vinhos da Seleção Decanter, os clientes podem, nas Enotecas, degustar vinhos em taça e harmonizá-los com petiscos e pratos deliciosos.

Sobre o Restaurante Fortunello:

A responsabilidade do chef venezuelano Miguel Ojeda foi grande: assumir o comando do Fortunello, restaurante italiano que ocupa o lugar da Cantice Sanfelice. 

A intenção do chef é dar ênfase a receitas do sul da Itália, experimentando receitas com toque mediterrâneo. “A ideia é ser mais que uma cantina com vinhos e massas. A cozinha mediterrânea é mais complexa do que isso, embora se utilize de ingredientes simples”, comenta.

Sobre o Jantar:

Pessoal!!! Logo que chegamos, recebíamos um espumante Ferrari. Dessa vez eu não o provei, pois acabei me atrasando 1hora para chegar ao evento... MAS, é o meu espumante preferido!!! Servido no OSCAR e NOBEL. Considerado o melhor espumante do mundo (retirando a região de Champagne). Ferrari Maximum Brut. Uvas: 100% Chardonnay. Amadurecimento: 36 meses ''sobre as leveduras'' na garrafa. Caracteristicas: Cor palha com reflexos dourados, perlage fina e duradoura. Notas tostada. Em boca, crosta de pão, cremosa, persistente e complexo.


Seguido das entradas Polenta da casa e Bruschetta Pomodoro, com o vinho Paul Mas Viognier. O vinho também não provei, pois cheguei tarde... MAS, a polenta crocante era sensacional e feita sem nada de fritura!!!


Depois, foi servido o vinho Luigi Bosca Grand Pinot Noir com um Raviolli Caprese. De cor rubi com toques violáceos, possui aromas de frutas vermelhas. No paladar é mais estruturado que a maioria dos pinot noir. Com sua boa acidez, harmonizou perfeitamente com o prato, pois o molho de tomate combinou com a acidez do vinho. E como o pinot noir não é um vinho tanico, seus taninos não agrediram o Raviolli Caprese  Formando assim uma harmonização perfeita.


O segundo prato foi uma Saltimboca alla Romana com Risoto de Limão Siciliano  escoltado pelo vinho Tenuta San’t Alfonso Chianti Classico. Adorei a combinação, uma delícia! O vinho é um 100% Sangiovese que passou 12 meses em "botti" de carvalho francês de 35 hl. Possui cor granada. Aromas de frutas silvestres maduras. Em boca, taninos elegantes e ótima acidez que combinou com o risoto.


A sobremesa foi Canolli Fortunello acompanhada de Vin Santo di Chianti Classico 2008, onde a harmonização se deu pelo equilíbrio de açúcar. O vinho é feito das castas Trebbiano Toscano, Malvasia Bianca Lunga. Amadureceu 36-48 meses em "caratelli" de carvalho francês e esloveno. Possui cor dourada, aromas de nozes, frutas secas e mel. Em boca possui um excelente equilíbrio entre a doçura e o frescor.


E agora...
Que tal curtirmos algumas fotos do jantar???
Na foto: eu, José Filho, Betta Doelinger e Rogério Lisbôa.


Para ver todas as fotos do evento, clique aqui!