quinta-feira, 18 de junho de 2015

Pessoal!!!
Quem ai já se perguntou por que os vinhos Chianti Classico tem um símbolo de um galo preto??? Pois é, essa é uma história antiga que eu vou estar contando ela para vocês... confira:

A História do "Galo Negro" do Chianti Classico



Não só os vinhos Chianti Classico assim como a região de Chianti na Toscana tem como símbolo um famoso galo preto. A história faz parte de uma lenda antiga e divertida.

Na Idade Média, as cidades de Siena e Florença eram rivais. E para colocar um ponto final nessa luta... elas decidiram definir suas fronteiras de um jeito diferente. 

Seria escolhido um nobre cavaleiro e um galo de cada cidade. Quando o cavaleiro acordasse com o canto do galo, ele deveria pegar o seu cavalo e cavalgar ao encontro da outra cidade (a rival). Quando os dois cavaleiros se encontrassem, ali seria delimitada a fronteira.

Siena escolheu o seu melhor galo. Um galo branco, forte e gordo. Esse seria o galo responsável por acordar o nobre cavalheiro de Siena. Já, em Florença, o escolhido foi um galo preto qualquer, meio maltratado... e decidiram ficar sem alimentá-lo por alguns dias.


Chegado o dia combinado, o galo preto (de Florença) estava faminto!!! Ele começou a cantar antes mesmo do Sol nascer. Assim, o nobre cavaleiro florentino acordou cedo demais e saiu cavalgando...

Como ele saiu mais cedo, ele andou muitoooo mais... chegando a encontrar o outro cavaleiro muito próximo de Siena. Por causa disso, Florença teve uma grande vantagem na demarcação da fronteira!

Portanto, a República Florentina, com a região do Chianti Classico, escolheu como símbolo o famoso galo preto, o Gallo Nero!!! O vinho Chianti Classico utiliza como símbolo de certificação dos seus vinhos o selo do Gallo Nero.