domingo, 20 de setembro de 2015

Pessoal!!!
Um belíssimo evento de vinhos, excelente seleção, ambiente, buffet e atendimento. Adorei o evento. Excelente. Ano que vem estarei presente, pois esse evento é um dos que valem muito a pena participar. 

Foram mais de 100 rótulos para degustação, tendo vinhos que chegam à 700reais. E para fechar, uma mega promoção de vinhos para comprar e encher a adega. Confira como foi o evento e os comentários dos principais vinhos:

Confira a Cobertura e os Melhores Vinhos do Super Evento Decanter Wine Day 2015

Na foto: José Filho, gerente comercial da Decanter Brasília, 
Guilherme Corrêa, Wine Diretor da Decanter, e eu


Sobre o evento:

O Decanter Wine Day na capital do país é tido como um dos maiores e mais seletos eventos de degustação de vinhos da cidade. O evento foi no Quality Hotel que possui um ambiente extremamente agradável para quem aprecia vinhos! O evento foi realizado pela Enoteca Decanter que levou 129 rótulos para degustação.

Mais uma vez, o Decanter Wine Day contou com a presença do sommelier oficial da marca, Guilherme Corrêa, bicampeão brasileiro pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e melhor sommelier da América Latina pela Alianza Panamericana de Sommelier (APAS), ambas filiadas à Association de la Sommellerie Internationale (ASI). 



O público gostou da novidade de poder comprar vinhos e espumantes no local com 40% de desconto. A degustação foi especialmente preparada para os amantes do vinho e permite aos participantes degustar 129 rótulos de 17 países, como França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Áustria, Hungria, Eslovênia, Grécia, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Brasil, Uruguai, Chile e Argentina. O evento ainda contou com um buffet especial preparado pelo restaurante Origens do Quality Hotel.


Quem também marcou presença este ano foi Manel Serratosa, Gerente de Exportação - Raventós I Blanc, apresentando o Conca del Riu Anoia da Cataluña. A Raventós foi um dos pioneiros no conceito de cava, tradicional espumante espanhol. Agora, eles vem com mais um novo conceito de espumantes, linha premium em qualidade. 

Raventós i Blanc foi criado para continuar uma tradição vitivinícola familiar que remonta ao longo de 20 gerações. O fundador, Josep María Raventós quis criar uma verdadeira alternativa ao champanhe, o cava. 


Na foto: Manel Serratosa, Gerente de Exportação - Raventós

Agora, a Raventós, desde novembro de 2012, decidiu deixar o conceito de Cava (que se espalhou muito no mundo e acabou perdendo o grande foco que é a qualidade) e fazer um novo espumante, para os consumidores mais exigente, a fim de enquadrar os seus vinhos no mercado premium. E hoje, em 2015, a Raventós é um dos melhores produtores de espumantes da Espanha.

Sobre os vinhos:

Vamos aos comentários dos vinhos destaques do evento?

Uma pena que não consegui provar o espumante top da Raventós... Mas provei o Raventós I Blanc Elisabet Raventós 2005. Feito de Chardonnay, Mourvèdre (Monastrell), Xarel.lo. Passou por 48 meses na garrafa em posição horizontal, sobre as leveduras.


Cor amarelo palha com reflexos esverdeados. Boa perlagem. Aroma complexo, notas de tostado, brioche e um leve toque de mel. Em boca é elegante e cremoso, apresenta um final tostado e boa persistência. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Excelente Espumante.


Outro destaque do evento, foi o Luigi Bosca Icono 2009, um vinho diferenciado, o vinho TOP da Luigi Bosca - Argentina, da região de Luján de Cuyo - Vistalba - Las Compuertas - Finca Los Nobles. Com vinhedos de 90 anos de idade em pé franco, com baixíssimos rendimentos de 20hl/ ha.


É um corte de 54% Malbec, 46% Cabernet Sauvignon. Envelhecimento em barricas: 18 meses de criação em barricas. (Primeiro cada variedade é estacionada por separado em barricas novas de carvalho dos bosques de Allier durante seis meses. Uma vez feito o corte, é envelhecido durante outros 18 meses em barricas novas de carvalho francês).

Sua cor é vermelha granada com reflexos violeta. Aromas de frutos pretos, apresenta um delicado buquê de violetas. Na boca se afirmam os frutos pretos e um toque a especiarias. Apresenta uma grande estrutura e corpo. Seus taninos firmes e maduros. Simplesmente maravilhoso. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Excelente Vinho. Para perfeito (seis taças), quem sabe... guardar uns bons 10/15 anos...


Um dos melhores vinhos da Decanter, o excelente Pio Cesare Barolo 2010, pode ser apreciado por todos que participaram do evento, os quais puderam conferir sua qualidade inigualável!!!


Feito de 100% Nebbiolo, passou 36 meses em carvalho, sendo 30% em barricas bordalesas e 70% em botti, barris de 2000 a 5000 litros de carvalho francês de Allier de vários anos.

Possui coloração rubi de média intensidade com borda granada. Um buquê maravilhosos de frutas vermelhas passificadas, baunilha e notas tostadas. Em boca possui firme estrutura tânica, boa fruta e mineralidade. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Excelente Vinho.


Sobre as Fotos:

E agora, que tal acompanhar as fotos do evento?

Na foto, Marcando presença no evento,  meu grande amigo e grande chef de cozinha: Rogério Lisbôa da BandNews FM. Um chef super criativo, que dá várias dicas de gastrônomia no programa de rádio Giro Gastronômico. O universo fascinante da gastronomia debatido sem frescuras. 


Na foto, um dos melhores chefs de Brasília: Francisco Ansiliero, com o renomado sommelier Leonildo Santana do Restaurante Dom Francisco; e Rafael Costacurta da rede Marvin/Marietta. Todos prestigiando o evento e degustando os lançamentos da importadora.


Para ver o álbum completo, clique aqui!