quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Pessoal!!!
Pude participar pela da quinta edição do maior salão exclusivo de espumantes brasileiros do país: Brinda Brasil 2015, que ocorreu nos dias 17 e 18 de setembro em Brasília no Pontão do Lago Sul. 

Desde já quero dar os parabéns aos organizadores do evento. Foi um ambiente super agradável, bonito, bem decorado e arrumado. Ótima variedade de estandes com ótimos espumantes. Participaram do evento as principais vinícolas brasileiras. Foi  uma super chance de conhecer as novidades do mercado brasileiro em primeira mão.

Adorei o evento!!! Pude notar (comparando com as edições anteriores do evento) que o nível dos espumantes subiram muito nesses dois últimos anos, pois cada vinícola começou a fazer um champenoise linha Premium, com 2 anos de fermentação. Isso mostra que os espumantes brasileiros estão entre as bebidas mais vendidas do mundo quando o tema é comemoração!!! 

Segundo o Jornalista e Colunista de Enogastrônomia da Band News FM, Rogério Lisbôa: "O Brinda Brasil 2015 é o tipo de evento que mostra que o Brasil está, sim, no competitivo mercado internacional de grandes rótulos de espumantes".   Devemos valorizar o nosso produto que é de qualidade. E é por isso que esse evento é um sucesso!

Cobertura Completa do Brinda Brasil 2015

Na foto: Meu amigos enófilos Moacir Mustefaga e Miriam Souza.

O evento foi um sucesso e sem dúvida já faz parte do calendário enogastronômico da Capital. É o maior salão de espumantes nacionais do país!!! Uma grande variedade de estandes, ótimos espumantes e muitos com um custo benefício excelente. Fica até difícil de escolher qual o melhor =) 

Foram 27 vinícolas confirmadas para esta quinta edição: Hermann, Cave Geisse, Santa Augusta, Casa Valduga, Domno, Pizzato, Rio Sol, Pericó, Gran Legado, Maximo Boschi, Miolo, Casa Perini, Villa Francioni, Peterlongo, Dal Pizzol, Zanella, Guatambu, Famiglia Zanlorenzi, Bee, Garibaldi, Aracuri, Lídio Carraro, Chandon, Rio Bravo, Mioranza, Dunamis e Salton.

Na foto, os organizadores do evento Brinda Brasil 2015:
Rodrigo Leitão, Betta Doelinger e César Santos

A Importância do Brinda Brasil no cenário brasileiro:



Em 2014, o Brinda Brasil registrou um público de cerca de duas mil pessoas e 900 garrafas de espumantes abertas para degustação. 150 rótulos da bebida foram apresentados aos visitantes, em um total de 28 vinícolas do Sul do país e mais 35 empresas de gastronomia, imóveis, turismo, automóveis, de outras regiões brasileiras. São esperadas três mil pessoas este ano.

Pesquisa realizada durante a terceira edição do Brinda Brasil – Salão Exclusivo de Espumantes Brasileiros, em 2013, revela que o público do Distrito Federal está apreciando cada vez mais a bebida. A consulta feita aos visitantes do Salão, por meio de um totem eletrônico, constatou que 88% do público considera este tipo de evento bom, muito bom ou ótimo.

Na foto: As damas da Confraria Amigas do Vinho
 aprendendo um pouco sobre o lançamento do espumante Aracuri 
(primeira vez no Brinda e comercializado em Brasilia)

Com as quatro edições já realizadas, a organização do evento já se sente confortável para traçar um perfil do consumidor de vinhos e espumantes no DF. “Pelos dados aferidos com mais de 8 mil pessoas nestes quatro anos, podemos dizer que o público apreciador de vinhos e espumantes no DF não se concentra no padrão normal da cidade, que é ditado pelos servidores públicos. A pesquisa mostra que a maioria do público vem da iniciativa privada”.

Os números do Brinda Brasil revelam também que o público é diversificado e reside em várias partes do DF. “Estamos felizes com o resultado alcançado junto ao público. É impossível agradar a todos, mas conseguimos agradar a maioria e isso é muito bom”, destaca o curador da mostra e diretor-executivo do Brinda Brasil, Rodrigo Leitão. Ele chama a atenção para a parcela do público que não conhecia espumantes e  foi ao evento para conhecer da melhor forma: provando. “A pesquisa aponta que 8,82% das pessoas que estiveram no Brinda Brasil em 2013 ainda não conheciam a bebida. O dado é importante porque mostra o interesse do brasiliense pelo espumante e por esse tipo de evento”, destaca.

Lembrando que: Em 2004, eram produzidos 5,5 milhões de litros de espumante. Em 2014, o número subiu para 16,8 milhões de litros. Já na importação da bebida, em 2004 foram 3,1 milhão de litros. No ano passado, o número subiu para 4,3 milhões. Só no primeiro semestre deste ano, o crescimento na venda de espumantes aumentou 22,7%, chegando a 4 milhões de litros. Os dados são do Ibravin.

Destaques do Evento:

A grande novidade deste ano é o lançamento do espumante Bee, primeiro rótulo no Brasil produzido para o público LGBTT. A bebida é elaborada com uvas Chardonnay (100%) da Serra Gaúcha, também conhecido como espumante Branco (Blanc de Blancs). Leve e frutado, ele celebra a união entre a Vinícola Garibaldi, o enólogo Gabriel Carissimi e a Wine Business Manuela Oltramani. O espumanteé servido com gelo e café em grãos em taças de Martini, com a promessa de ser o Drink mais energético do evento e das baladas.


No Brinda Brasil, pudemos conferir o autêntico Café Antonello Monardo que é oriundo de plantas selecionadas da variedade arábica. Feito por um processo que produz cafés extraordinários, pois diminui muito o risco da fermentação e utiliza apenas frutos maduros, fase esta em que o grão pode exprimir todo seu potencial de corpo, aroma e sabor. Adorei!!! Tomei 3 durante o evento e nem precisou de açúcar hehehehe.


Para os famosos churrasqueiros de plantão, puderam conhecer a famosa marca de carnes nobres Beef Passion. 

Beef Passion é a inovação no mercado de carne bovina, visando a produção de animais com alto padrão de qualidade, atendendo os mais exigentes paladares. O trabalho da Beef Passion se caracteriza pela maneira inovadora de manejo da criação, com novas formas de uso da área de pasto e de confinamento, reutilização da água, estudos sobre qualidade do gado para o melhor momento do abate e aproveitamento ao máximo dos produtos da carcaça. As raças criadas são Angus Australiano e Wagyu (Kobe).

A Harmonize é uma empresa que comercializa Carnes Nobres Angus Australiano e Kobe, além de Carnes Exóticas de Caça. Faça seu pedido on-line ou Ligue para nós: (061) 8260-1716 ou contato@harmonizecarnesnobres.com


E para os interesados em uma ótima seleção de vinhos, o Clube IVV participou do evento levando vantagens únicas. Além de ser o primeiro clube a providenciar seu sommelier particular, gerenciamento de adegas (com nossas wine tags) e consultoria para compras e eventos gratuitamente, o Clube IVV também possui um serviço de agendamento em adegas ao redor do mundo. Isso mesmo! Indo viajar? Nosso sommelier já passou por mais de 50 países e seus contatos são um beneficio para os nossos sócios. Agendamos para nossos sócios degustações direto com enólogos em vinícolas ao redor do mundo. Assim, nossos clientes podem conhecer de perto a produção de vinho. Aproveite você também dessas vantagens únicas!

Os Meus 3 Vinhos Preferidos:

Meu preferido foi o Cave Geisse Extra Brut. Feito de 100% Chardonnay com maturação de 30 meses Método Tradicional (Champenoise).


Cor amarelo palha. Boa perlagem, com uma pequena formação da coroa / colarinho. Aromas de frutas e flores brancas com notas de tostado, briche e mel. Em boca é delicado, fresco e cremoso. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Ótimo Espumante. Amo toda a linha de espumantes da Família Geisse. Para mim, estão entre os melhores do Brasil. Vendido na Decanter por aproximadamente 110reais.


Em segundo lugar, ficou com o espumante Lírica da Vinícola Hermann, também vendido pela DECANTER, foi eleito o melhor espumante do Brasil em um dos mais respeitados e tradicionais concursos de vinhos do mundo (IWC de Lodres).


Lírica Brut: 75% chardonnay e 25% gouveio. Cor amarelo de boa intensidade. Aromas de pêra e pão tostado. Em boca é cremoso e boa acidez. Um belo exemplar de espumante brasileiro. Gostei! Indico!!! É utilizado nos cursos do WSET 1. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Ótimo Espumante. 

E em terceiro, o Nero Blanc de Blancs. Feito de Chardonnay 100% pelo método charmat com maturação de 18 meses. 


Cor amarelo claro com tons esverdeados. Perlagem fina e delicada. Aromas de frutas tropicais e flores brancas. Em boca é fresco, equilibrado e elegante. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Espumante Muito Bom para Ótimo. 


Fotos:

Pessoal! Que tal curtirmos todas as fotos do evento?
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Na foto, marcando presença no evento, meu grande amigo e grande chef de cozinha: Rogério Lisbôa da BandNews FM. Um chef super criativo, que dá várias dicas de gastrônomia no programa de rádio Giro Gastronômico. O universo fascinante da gastronomia debatido sem fressuras. Também na foto, o renomado sommelier Eduardo Nobre, responsável pela seleção de vinhos do Clube IVV.


Na foto, grandes amigos, Olnedy Bernardo que é Sommelier Profissional em Brasília no Piantas Adega e Bistrô e Rogério Santos, empresário da DUE representa em Brasília os vinhos e espumantes da Perini e Villa Francioni.


Na foto, Rogério Lisbôa conferindo com os representantes (Rafael Sá e Gilvan Sá), os lançamentos de uma das mais prestigiadas vinícolas nacionais: a Casa Valduga.