quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Pessoal!!!
Pela primeira vez em Brasília o curso IGS- International Sommelier Guild certificado pela conceituada Sommelier School. A Sommelier School é um “Centro de Formação de Sommeliers” criado e dirigido por profissionais com grande experiência em educação e no mercado brasileiro de vinhos.

Contato:
11 98187400 ou 11 963659277 (WhatsApp)

International Sommelier Guild, escola líder mundial na formação de sommeliers, chega ao Brasil 

Instituição internacional firma parceria com a Sommelier School e quer conquistar os brasileiros interessados em conhecer mais sobre vinho e também se profissionalizar

A maior escola de formação de sommeliers do mundo, a International Sommelier Guild, quer conquistar o mercado brasileiro. Para isso, acaba de licenciar a Sommelier School, uma escola brasileira nascida em 2013, para que possa ministrar os cursos de vinhos para entusiastas e profissionais com o método ISG, consagrado em diversos países além dos Estados Unidos, tais como Canadá, China, Índia, Turquia, Israel e outros. 

Para o lançamento oficial da ISG no Brasil, Joseph Miller, presidente da instituição internacional, baseada nos Estados Unidos, está no Brasil para finalizar a capacitação dos professores e apresentar a nova escola. A primeira turma de alunos terá início em setembro. 

O acordo entre a escola brasileira e a ISG, considerada uma das mais importantes do cenário internacional na formação profissional de sommelier, foi firmado no final de 2014 e prevê a licença exclusiva dos cursos ministrados nos Estados Unidos, Canadá, entre outros países, pelos sócios brasileiros em território nacional. A ISG oferece dois módulos de introdução ao universo do vinho e um programa específico para formação de sommelier. Os módulos são pré-requisito para o programa de formação completo. 

A ISG foi lançada em 1982, nos Estados Unidos, logo ganhou notoriedade e expandiu a atuação para o Canadá, e depois seguiu para China, Hong Kong, Macau, Taiwan, Índia, Turquia, Israel, entre outros países. Já a Sommelier School nasceu em 2013 como escola itinerante de vinhos, ministrando cursos em todo o Brasil. Na sede em São Paulo, direciona os cursos para os profissionais que buscam capacitação para atuar nos setores de alimentos e bebidas em hotéis, restaurantes, mercados, além de outros tipos de estabelecimento. E também, para enófilos, os apreciadores de vinhos que desejam conhecer mais sobre esta emblemática bebida.

Para Joseph Miller, presidente da ISG, o mercado brasileiro é bastante atraente pelo potencial de crescimento que apresenta. “Com certeza, o Brasil deverá se destacar como um de nossos principais braços de atuação”, diz Miller. Joseph Miller tornou-se presidente da ISG em 1997 e, desde então, vem intensificando a atuação da entidade nos Estados Unidos e Canadá e ampliando sua presença em países de diversas partes do mundo. Seu interesse pela indústria da hospitalidade aconteceu quando cursava engenharia aeroespacial na Ryerson University. Certificado posteriormente sommelier, Miller acabou deixando de lado a carreira aeroespacial para se dedicar exclusivamente à indústria da hospitalidade. Trabalhou em muitos hotéis e restaurantes, sempre aprofundando seus conhecimentos na arte e indústria do vinho.

“A indústria da hospitalidade demanda mais que conhecimento técnico. É preciso compreender o que o cliente deseja e busca. É preciso saber servir e deixar o cliente seguro de que ele está fazendo uma boa escolha”, afirma Wesley Moreira, Sommelier e Diretor Técnico e Pedagógico da Sommelier School.

Segundo Marcelo Asnis, diretor de marketing da Sommelier School, a intenção com a parceria firmada com a ISG é agregar expertises e oferecer uma formação internacional para um mercado que se mostra de grande potencial e em expansão no país. “Em dois anos de atuação como Sommelier School, formamos 55 sommeliers tivemos mais de 280 alunos em diversos cursos. Nossa expectativa é, a partir da parceria com a ISG, multiplicar este número”, afirma o executivo. Mais informações sobre os cursos da ISG no Brasil em www.sommelierschool.com.br  

Principais dúvidas:

1. Será fornecida apostila impressa, com mais de 200 páginas, em preto e branco e acesso a versão colorida pelo site da ISG após cada aluno se cadastrar no site. Pelo site, o aluno terá acesso a tudo relacionado ao curso que está fazendo. A apostila será entregue no 1º dia. Normalmente entregamos antes, mas por questão do custo de correio para envio, entregaremos no 1º dia.

2. O certificado é emitido pela matriz da ISG nos EUA e enviado ao Brasil, mediante aprovação do aluno no curso.

3. As aulas são expositivas e não uma breve explanação. Esse é um dos motivos pelos quais o Nível 1 ISG tem 24 horas de carga horária, ao contrário da WSET onde o Nível 1 tem apenas 6 horas de carga horária. Há um grande conteúdo que é apresentado em cada aula antes das degustações.

4. A Sommelier School é a escola licenciada com exclusividade em todo o Brasil para ministrar os cursos da ISG. Além dos cursos da ISG, a escola tem seus próprios cursos relacionados ao vinho e a formação de sommeliers. Com relação aos cursos da ISG, são 4 níveis, a seguir:

- Intermediate Wine Certificate: 24 horas/aula e 48 vinhos degustados: Indicado para iniciantes, para quem já tem algum conhecimento e para quem busca os títulos de Master Sommelier e de Master os Wine.
- Advanced Wine Certificate: 48 horas/aula e 96 vinhos degustados: Para quem concluiu o nível anterior e pretende aprofundar seus conhecimentos para buscar os títulos acima

Observação: a conclusão dos dois módulos acima torna os alunos, "Especialistas em Vinho". Para quem busca a certificação como sommelier, deve prosseguir no Nível 3 abaixo:

- Sommelier Diploma Program: 252 horas/aula e 451 vinhos degustados: este curso tem como objetivo formar sommeliers completos, com grande experiência em vinhos e na indústria da hospitalidade.
- International Master Sommelier: especialização para obtenção do título de Master Sommelier.

5. As degustações, análises técnicas e nível de exigência atendem aos mais rigorosos padrões internacionais, que são padrão em todos os países onde a ISG está presente, em várias cidades dos EUA, Canadá, além de países como China, India, Turquia, Bulgária etc.

6. A ISG, International Sommelier Guild, é uma instituição que tem como objetivo formar sommeliers profissionais de alto gabarito. Portanto, em todos os níveis são apresentados conteúdos relacionados a serviços e a indústria da hospitalidade em profundidade, conforme o módulo que o aluno estiver cursando. Portanto, não são noções básicas e nem uma "visão geral".

7. PINS: A ISG somente fornece o PIN aos alunos que concluirem o Nível 3. Para a ISG, o PIN deve ser visto como um troféu, como uma meta ambiciosa, algo a se conquistar. E quem o tem realmente é um profissional qualificado e entre os melhores. Ou seja, ele deve ser realmente um objeto de desejo e que tem que ser conquistado. E não algo que qualquer um pode ter após fazer um simples curso. Enfim, é a polítcia da ISG. Porém, todos recebem o certificado emitido pela ISG nos EUA.

8. Gestão do curso é feita diretamente pela ISG nos EUA, mediante cadastro dos alunos no site. Portanto, provas, exercícios e todas atividades pedagógicas seguem o padrão mundial ISG utilizado em todos os países onde está presente.

9. Vinhos: os vinhos são padronizados em contrato para todos os países. Portanto, os mesmos vinhos em todos os cursos. Assim como as aulas, apostilas e materiais de aulas.


Nossa escola oferece dois tipos de cursos:

1. Cursos da ISG – International Sommelier Guild: Escola internacional, presente em vários países. No Brasil, a Sommelier School tem a licença exclusiva. A formação completa, desde o nível 1 (para iniciantes) até o nível 3, qualifica e prepara os alunos para os títulos de “Master of Wine” e “Master Sommelier Internacional”
2. Cursos da Sommelier School: Curso criado por nossa escola que forma profissionais Sommeliers, composto por 3 módulos.

1. CURSOS DA ISG em BRASILIA:

Módulo 1 – “Intermediate Wine Certificate”
BRASÍLIA – Início em outubro de 2015
Turma 1 – MANHÃ (8 aulas). Início em 22/10/2015, 2x/semana, as 6as feiras e sábados: Das 9 às 12 horas. Demais aulas: 24, 30, 31 de outubro e 06, 07, 13 e 14 de novembro.

Turma 2 – NOITE (8 aulas). Início em 22/10/2015, 2x/semana, as 5as e 6as feiras. Das 19 às 22 horas. Demais aulas: 23, 29, 30 de outubro e 5, 6, 12 e 13 de novembro.

Público-alvo: TODAS AS PESSOAS QUE GOSTAM DE VINHO. Não precisa ser conhecedor e nem profissional. E para profissionais, é o 1º degrau para formação completa composta por 4 módulos para se qualificar aos títulos de “Master Sommelier” e “Master of Wine”. Saiba mais sobre a ISG: http://www.sommelierschool.com.br/international-sommelier-guild/

Duração: 24 horas/aula. 
Vinhos: Serão degustados e analisados 48 vinhos, conforme tipos/regiões relacionados a seguir, de acordo com Contrato de Licença firmado com a International Sommelier Guild:

AULA 1: Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, Rosé Seco, Beaujolais Jovem, Barolo (5 a 6 anos), Shiraz da Austrália, Vinho de Sobremesa (6 vinhos).

AULA 2: Borgonha Branco da região de Maconnais ou Cote de Beaune, Chablis, California, Sancerre, Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, Califórnia Fume Branco (6 vinhos).

AULA 3: Bordeaux da Margem Esquerda, Cabernet Sauvignon de Napa Valley, Cabernet Sauvignon de Coonawarra, Borgonha Tinto, Pinot Noir da Califórnia, Pinot Noir do Oregon (6 vinhos). Exercício de harmonização na aula 3 (+ 5 vinhos): Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, Riesling Alemão, Chardonnay do Novo Mundo, Borgonha Tinto, Tinto do Novo Mundo.

AULA 4: Gewürztraminer da Alsácea, Riesling Mosel Kabinett, Riesling do Novo Mundo, Chenin Blanc do Vale do Luar, Pinot Grigio do Nordeste da Itália, Pinot Gris da Alsácea, Moscato d’Ásti (7 vinhos).

AULA 5: St. Emillion ou Pomerol, Merlot do Chile ou EUA, Cabernet Franc do Vale do Luar, Beuajolais-Villages, Zinfandel da Califórnia, Primitivo da Itália (6 vinhos).

AULA 6: Porto (LBV), Oloroso ou Tawny, Jerez Fino ou Manzanilla, Champagne, Cava, Asti (6 vinhos).

AULA 7: Grenache do Vale do Rhone, Shiraz do nordeste do Vale do Rhone, Shiraz de Barossa ou Mc Laren, Tempranillo do nordeste da Espanha, Nebbiolo do Piemonte, Sangiovese da Itália Central (6 vinhos).

AULA 8 – Prova final: Varietal clássico degustado em uma das aulas. Importante: a degustação técnica dos vinhos em cada aula é realizada em Taças ISO (padrão internacional), sendo servido em torno de 40 ml por taça, por vinho, por aluno.

Do  Valor do Investimento:

Valor: R$ 1.980,00 em até 4 cheques (cheques do aluno, mediante consulta cadastral) ou em 3 parcelas no cartão de crédito. Inclui apostila, degustação de vinhos e certificado. 
A vista: R$ 1.800,00. 

PROMOÇÃO: Inscrições efetivadas até 30 de setembro, o valor a vista poderá ser parcelado em até 4x, no cartão ou cheque.

Local: “Dom Francisco Restaurante”. SCES, Trecho 2, Conjunto 31, parte, ASBAC – Brasília.

Observação: Caso o nº de inscrições não atinja o número mínimo para formação de turma, a data de início poderá ser reagendada.