quinta-feira, 1 de outubro de 2015

TOP 10 Wine Tasting DECANTER

Pessoal!!! 
No dia 19/09 pude participar da degustação do TOP 10 da importadora Decanter. Vinhos maravilhosos! Confira os comentários dos vinhos que eu mais gostei.

A degustação de vinhos quinzenal da Decanter já se tornou marca registrada em Brasília, sempre aos sábados pela manhã. O ponto de encontro dos enófilos de Brasília.

Desde já, quero já agradecer o convite a toda equipe da Enoteca Decanter. Especialmente ao amigos José Filho e Nadson Sato! Vamos conferir os vinhos dessa maravilhosa degustação na Decanter:

TOP 10 Wine Tasting DECANTER

Sobre a Enoteca Decanter:

Fundada em Blumenau, em 1997, a Decanter tornou-se uma das maiores e mais destacadas importadoras do Brasil. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sidos alguns dos suportes desse crescimento, nos últimos 13 anos. No entanto, é a esmerada Seleção de Vinhos Decanter que dá corpo à empresa. Ela alavanca o crescimento e as ações da Decanter, que hoje tem mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Brasília conta com a unidade localizada na Asa Sul, SCLS 208 BLOCO A LOJA 16. Além de adquirir os vinhos da Seleção Decanter, os clientes podem, nas Enotecas, degustar vinhos em taça e harmonizá-los com petiscos e pratos deliciosos.

Sobre a Degustação:

Pessoal!!!
Degustações ao sábados, só na Decanter!!! Pois lá você pode experimentar ótimos rótulos, tirar suas dúvidas com a ajuda de especialistas e escolher seus vinhos com um bom desconto. Além disso, as degustações aos sábados, com excelentes vinhos, já viraram marca registrada da Enoteca Decanter. 

Um super aprendizado para todos os enófilos. Recomendo que entrem na página do facebook da Enoteca Decanter Brasília e no Blog Enofilia e fiquem de olho nos dias das degustações. Veja também a nossa AGENDA, que contempla grandes eventos e degustações de vinhos. Fique ligado e não perca!

Me perguntaram algumas vezes: "É sábado de manhã, e tem alguma coisa para comer também?". Quanto isso não se preocupe, a Decanter faz degustações de alto padrão de qualidade, tem queijos, pães, pastas, frios e muitas vezes até carnes nobres para degustarmos.

O ingresso apenas para a degustação foi de 100 reais, porém, se você quiser levar uma garrafa de brinde, deve realizar uma compra de mais 100reais na Adega. 

Na foto: Nadson Sato (DECANTER), Tadeu Vasconcelos (Beef Passion) e
 José Filho (Gerente comercial e sommelier da Decanter Brasília)

Sobre os Vinhos:

Os vinhos degustados foram:
  • Elisabet Raventós 2005 
  • Bouza Albariño 2014
  • Hiedler Riesling Steinhaus 2011 
  • Luis Cañas Reserva 2010 
  • Quinta da Gaivosa Douro 2009 
  • Glen Carlou Gravel Quarry Cabernet Sauvignon 2008 
  • Gere Cabernet Franc Selection Villány 2006 
  • Viña Alícia Brote Negro 2008 
  • El Principal 2011 
  • Icono 2009
Seleção TOP 10 Decanter

Os vinhos que encantaram os cliente nessa degustação... E nesse post vou fazer vou comentar sobre os 3 vinhos que mais gostei. Vamos lá:

O número 1 da importadora decanter foi o Luigi Bosca Icono 2009, um vinho diferenciado, o vinho TOP da Luigi Bosca - Argentina, da região de Luján de Cuyo - Vistalba - Las Compuertas - Finca Los Nobles. Com vinhedos de 90 anos de idade em pé franco, com baixíssimos rendimentos de 20hl/ ha.


É um corte de 54% Malbec, 46% Cabernet Sauvignon. Envelhecimento em barricas: 18 meses de criação em barricas. (Primeiro cada variedade é estacionada por separado em barricas novas de carvalho dos bosques de Allier durante seis meses. Uma vez feito o corte, é envelhecido durante outros 18 meses em barricas novas de carvalho francês).

Sua cor é vermelha granada com reflexos violeta. Aromas de frutos pretos, apresenta um delicado buquê de violetas. Na boca se afirmam os frutos pretos e um toque a especiarias. Apresenta uma grande estrutura e corpo. Seus taninos firmes e maduros. Simplesmente maravilhoso. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Excelente Vinho. Para perfeito (seis taças), quem sabe... guardar uns bons 10/15 anos... É tão bom que comprei um para mim =)


El Principal 2011. Um excelente vinho chileno da região do Valle do Maipo - Pirque, feito de 93% Cabernet Sauvignon e 7% Petit Verdot. Passou por 20 meses em barricas novas de carvalho francês.


Cor violácea intensa. Um buquê sensacional! Aromas de frutas negra maduras, cassis, notas de menta e tabaco. Em boca apresenta boa estrutura e corpo, taninos redondos, frutados e elegantes. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Excelente Vinho, um dos meus chilenos preferidos!!!


Em terceiro, o espumante Raventós I Blanc Elisabet Raventós 2005. Feito de Chardonnay, Mourvèdre (Monastrell), Xarel.lo. Passou por 48 meses na garrafa em posição horizontal, sobre as leveduras.


Cor amarelo palha com reflexos esverdeados. Boa perlagem. Aroma complexo, notas de tostado, brioche e um leve toque de mel. Em boca é elegante e cremoso, apresenta um final tostado e boa persistência. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Excelente Espumante.


Fotos:

Para Fechar... Que tal curtimos algumas fotos???

Na foto, Marcando presença na degustação,  meu grande amigo e grande chef de cozinha: Rogério Lisbôa da BandNews FM. Um chef super criativo, que dá várias dicas de gastrônomia no programa de rádio Giro Gastronômico. O universo fascinante da gastronomia debatido sem frescuras. 


Na foto, meu amigo André Coelho que foi o sortudo do dia, pois ganhou dois vinhos em um sorteio / rifa feito para arrecadar recursos para ajudar na cirurgia do menino Victor (já comentado em outro post no blog). Ideia brilhante do amigo André Maia e parceria da Decanter que sorteou uma garrafa magnum.


Para curtir mais fotos... Confira o albúm completo, clique aqui!