sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Pessoal!!!
Recentemente provei o vinho Serbal Malbec 2014. Um vinho da Argentina, da região de Mendoza, feito da uva Malbec pela vinícola Atamisque. Premiação: 91 pontos no Guia Penín, recomendado pela International Wine Challenge. Faixa de preço: 45reais.

Serbal Malbec 2014: Bom custo benefício para iniciantes


Este tinto é produzido na vinícola argentina Atamisque, localizada na região vitivinicultora do Valle de Uco, que faz parte da província de Mendoza, próximo à cordilheira dos Andes. Ela está especificamente na pequena cidade de Tupungato, cujo nome deriva do imponente vulcão que a guarda, um dos pontos mais altos da Argentina. 

A combinação de clima, solo e altitude faz de Tupungato um importante lugar para a produção de vinhos na Argentina; algumas das mais conhecidas vinícolas do país são de lá, responsáveis por vinhos tintos encorpados.

A vinícola passou a ganhar importância assim que o francês John Du Monceau assumiu o controle da sua produção, após sucessivas trocas de donos. Com 70 hectares de área cultivada a uma altitude de 1.300 metros, a bodega que fez sua primeira colheita em 2007, hoje tem a capacidade de produzir algo em torno de 500 litros de vinho a partir de variedades de uvas como Malbec, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Merlot e Cabernet Sauvignon.

Este vinho é produzido totalmente com a Malbec, uva tinta de origem francesa que tem ganhado notoriedade nos últimos anos por sua produção na Argentina. Além disso ele passou por um pequeno estágio em barris de carvalho vindo das principais florestas francesas e o seu transporte é feito de forma gravitacional, não necessitando de bombas em nenhuma etapa do processo de produção. 

Cor rubi intenso. Aromas de frutas maduras e um leve toque herbáceo. Em boca é potente, redondo e frutado. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Bom Vinho. Um vinho de bom custo benefício e fácil de beber. Ótima pedida para iniciantes.