sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Pessoal!!!
Confira a cobertura completa do maior evento de vinhos brasileiros!!! Aconteceu em Brasília no mês de Agosto. Desde já agradeço ao Petrus Elesbão por ter me convidado para participar desse evento que sem dúvida é um marco em Brasília, como também, em todo o Brasil! Parabéns pela iniciativa de ter feito um super trabalho voltado ao vinho brasileiro!!!

Provei muitoooos vinhos! Esse ano teve muita coisa boa para experimentar. Abaixo, os destaque que considerei como os ótimos vinhos do evento (dos que eu provei).

OBS: A revista do evento acaba de ser lançada na Grand Cru. =)

Vinum Brasilis 2016: O Maior Evento de Vinhos Brasileiros!!!


SOBRE O EVENTO:

Nona edição da Vinum Brasilis. Um evento que demonstrou em toda sua trajetória que o brasiliense aprecia cada vez mais a arte de degustar um bom vinho nacional. 

O evento ajuda a dar maior visibilidade ao vinho brasileiro, especialmente na elaboração de excelentes espumantes. O Vinum Brasilis se tornou referência obrigatória para os melhores produtores brasileiros e também para o público que aprecia bons vinhos em Brasília.

Na foto: Petrus Elesbão Organizador Vinum Brasilis:


OS MELHORES VINHOS DO VINUM BRASILIS 2016:

O júri oficial, composto por sommeliers e conhecedores de vinho do DF avaliaram às cegas 49 vinhos e elegeram os melhores. Para mais informações de como ocorreram as avaliações, clique aqui!



DESTAQUES DO EVENTO:

O Blog Enofilia resolveu provar muitos vinhos e eleger alguns destaque para vocês, vamos lá!

Um dos destaques do evento é o espumante Lírica da Vinícola Hermann, vendido pela DECANTER, foi eleito o melhor espumante do Brasil em um dos mais respeitados e tradicionais concursos de vinhos do mundo (IWC de Lodres). 

LEMBRANDO QUE AO FINAL DO SEGUNDO DIA DE EVENTO BRINDAMOS OS 600 MIL ACESSOS DO BLOG ENOFILIA E AINDA FOI VENDIDO O KIT COM OS DOIS LÍRICAS POR 100 REAIS.


Lírica Brut: 75% Chardonnay e 25% Gouveio. Amadurecimento: 12 meses sobre as lias na garrafa. Cor amarelo de boa intensidade. Aromas de pêra e pão tostado. Em boca é cremoso e boa acidez. Um belo exemplar de espumante brasileiro. Gostei! Indico!!! Vale o preço pago, pois é um espumante com boa complexidade, perlagem e cremosidade em boca. Já provei e aprovei inúmeras vezes, tenho alguns na minha adega. É utilizado nos cursos do WSET 1.

Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia:


Lírica Crua. É o mesmo do Lírica Brut, porém ainda não está "pronto" (Não passa pelo processo de dégourgement, portanto, mantém sua pureza e essência tornando-a ainda mais rica pela permanente presença das leveduras no interior da garrafa). Ele apresenta cor palha intenso com turbidez devido à presença das leveduras. Boa complexidade e um leve toque "azedinho" na boca. Se perguntarem qual eu prefiro? O Lírica Brut! Mas vale muito a pena fazer essa comparação!!! Divertidíssimo!

Acho interessante falar aqui que a idéia do Lírica Crua é para que cada um possa comprar algumas garrafas e ir observando com o passar do tempo como o espumante vai ficando em contato com as borras.

Importante! Na hora de servir o Lírica Crua, virar o espumante de cabeça para baixo por pelo menos 1hora, assim as leveduras se espalham por toda garrafa e ao servir as taças, vai manter o estado turvo para todas e não apenas para  as últimas. Porém o correto seria deixar muito tempo de cabeça para baixo e abrir com um auxilio de um balde, executando o dégourgement.

O Aurora Millésime Cabernet Sauvignon 2012 foi considerado o melhor do evento. 


Um belo vinho brasileiro, feito apenas em safras excepcionais, passou por 12 meses em barricas de carvalho francês e americanos, possui um bom potencial de guarda e custa 79reais no Pão de Açúcar (92reais na super adega). 

Gostei muito do vinho. Cor rubi vivo. Aromas de frutas negras, caramelo e café. Taninos macies e elegantes. Alto corpo e potência. Ótimo custo benefécio. Indico! Nota: ótimo vinho.


Talvez o vinho mais "diferente" e interessante do evento, por isso, talvez seja o que eu gostei mais. Um vinho único: Oriundi 2011. 


Feito e assinado pelo Sandro Boscainni pela técnica de appaxximento (que faz o Amarone). Uvas: tannat, teroldego e outras do veneto. Valor : 128reais na Mistral. Gostei demais desse vinho! Um Amarone Brasileiro! PROVE!!! Nota: ótimo vinho.


Teve também o TOP TEN 2015 na EXPOVINIS: Vinho Valmarino Cabernet Franc XVIII - Safra 2012: 


Cor rubi intenso com reflexos violáceos. Um belo buquê frutado, com notas de cerejas e frutas negras. Taninos são sedosos apresenta uma boa acidez. Achei melhor do que quando tinha provado no ano passado. Avaliação segundo os critérios do Blog Enofilia: Ótimo vinho


FOTOS:

E para fechar, que tal curtirmos umas fotos do evento?

Na foto, eu com minha querida namorada Sheila. Obrigado pelo apoio e carinho:


Na foto, o Grande sommelier do Fasano, Manuel Beato. Estava divulgando seu livro e dando autógrafos. Foi um prazer trocar umas palavras com essa fera. Humilde e sabe muito do assunto.


Na foto, grande amigo Rogério Lisbôa, excelente jornalista de gastronomia da Band News FM, sempre dando dicas e mostrando como preparar as melhores receitas, de um jeito fácil, gostoso e sem complicação. 


E fechando a noite com muitos vinhos e risadas!