sábado, 25 de agosto de 2018

Cobertura do Vinum Brasilis 2018

Caríssimos confrades!
Em mais um ano, o Vinum Brasilis chega a sua 11ª edição. A maior feira especializada em vinhos brasileiros do país chega com novo formato, novo local (Iguatemi) e novidades exclusivas. Foram mais de 30 vinícolas e cerca de 300 rótulos nacionais para degustação e compra, entre tintos, brancos, rosés e espumantes, além de produtos de terroir brasileiro, como queijos, embutidos, cachaças e cafés. O evento foi organizado por Petrus Elesbão e por Guto Jabour (GB Vinhos). Confira a crítica e os vinhos destaques do evento.

Cobertura do Vinum Brasilis 2018

Ayrton Gissoni, Petrus Elesbão e Guto Jabour

Brasília recebeu, dias 16 e 17 de agosto, no estacionamento externo do Shopping Iguatemi, a Vinum Brasilis. A 11ª edição da maior feira especializada em vinhos brasileiros do país.

O QUE EU POSSO DIZER? Mais uma vez sensacional! Meu sinceros parabéns! É um evento de extrema importância para o mercado de vinhos brasileiros e para o público. E ao falar em público, me refiro desde as pessoas que estão iniciando até os grandes apreciadores que vão em busca de novidades. Participo todos os anos, desde que iniciei no mundo do vinho e sempre recomendo esse evento.

Adorei o evento, muito organizado, grande variedade de vinhos e produtores, água gelada, palestras sobre vinhos, música ao vivo, taça ISO, ambiente agradável (estava fresco, tinha chovido um pouco antes) e etc... Um super evento e de extrema importância para os produtores brasileiros.

Destaques:

Entre muitos e muitos vinhos, os que eu consegui provar (alguns acabaram antes que eu conseguisse degusta-los), seguem os grandes destaques do evento.


Aurora Millésime Cabernet Sauvignon 2015: Um belo vinho brasileiro, feito apenas em safras excepcionais, passou por 12 meses em barricas de carvalho francês e americanos, possui um bom potencial de guarda. Vendido pela Super Adega.


OPINIÃO DO BLOG: Cor rubi escuro. Aromas de frutas negras, notas tostadas, e especiarias. Em boca é frutado e encorpado. Possui taninos marcantes. Ótimo custo benefício! Um dos melhores do Brasil. Recomendo comprar e guardar alguns anos, pois vai evoluir muito ainda. Indico! Nota: ótimo vinho.


Cave Geisse Blanc de Noir Brut: Um dos principais espumantes do Brasil. Terroir: Serra Gaúcha na Indicação de Procedência Pinto Bandeira. Feito de 100% Pinot Noir. Um champenoise de pelo menos 36 meses de amadurecimento. É vendido pela Decanter.


OPINIÃO DO BLOG: Cor amarelo dourado. Boa perlagem, preenche bem a boca. Aromas de maçã, pêssego, frutas vermelhas, frutas secas e notas de brioche. Boa complexidade. Em boca, possui corpo médio, boa extrutura, persistente, acidez alta. Apresenta frutas brancas e secas no paladar. Nota: ótimo espumante.


Lírica Crua: É o mesmo do Lírica Brut produzido pela Hermann, porém ainda não está "pronto" (não passa pelo processo de dégourgement - processo para retirar as borras de leveduras). O interessante é que o cliente é quem vai determinar quando o espumante ficará pronto! Isso é no momento de servir. Lembrando que quanto mais tempo em sur lie (contato com as borras), mais fina é a perlagem e maior é a complexidade. Uvas: 80% Chardonnay, 10% Gouveio, 10% Pinot Noir. É vendido pela Decanter.



OPINIÃO DO BLOG: Cor palha intenso com turbidez devido à presença das leveduras. Aromas de pão, brioche, pêra, maçã e notas cítricas. Em boca, possui notas cítricas e de frutas verdes. Perlagem abundande, fina e consistente. Apresenta boa complexidade e persistência. Nota: ótimo espumante.


Fotos do Evento:

Queridos confrades! Seguem mais algumas fotos do evento.

Sheila Alves e Ayrton Gissoni

Produtores de vinhos naturais

Hudson Menezes - Gerente da Decanter Brasília