domingo, 26 de agosto de 2018

Confrades!
Participei do Wine Tour Festival 2018 do Atacadão Dia a Dia no SIA (Brasília DF). Um evento que veio para agregar no calendário da Capital Federal, mostrando uma grande diversidade de vinhos, cervejas, destilados, águas, frios, queijos e etc... aliás, até hoje, foi o evento que mais teve variedade e quantidade de frios (marcas e produtos) diferentes. 

Foi uma super degustação, muito bem organizada pelo sommelier Jairan Alves. Gostei muito! Parabéns a toda equipe, expositores e pessoas que fizeram o evento ser um sucesso. Que venham os próximos!

Cobertura do Wine Tour Festival Adega Dia a Dia


SOBRE O EVENTO:

Reconhecida por sua amplas instalações e variedade de rótulos e produtos com preços competitivos, a adega do Atacadão Dia a Dia do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) realizou um evento dedicado aos vinhos, espumantes, destilados e cervejas. 

A 1ª edição do Wine Tour Festival aconteceu nos dias 22 e 23 de agosto na adega anexa a loja localizada às margens da EPIA, e ofereceu cerca de 300 rótulos de bebidas, degustação de queijos especiais e massas importadas.



Jairan Alves (Sommelier responsável pela Adega Dia a Dia) e 
Franciele Borges (Marketing e elaboração do evento)

O Wine Tour Festival reuniu vinhos e espumantes com rótulos oriundos do Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Itália, Portugal, França, Espanha, Hungria e África do Sul; destilados (whisky, vodca, tequila e gin) do Brasil, Escócia, França, Inglaterra, Alemanha, México e Rússia; e cervejas produzidas no Brasil, Alemanha e Bélgica. 



Para acompanhar essa bebidas , os cliente puderam degustar queijos especiais (Brie, Gouda, Emental, Estepe, Gorgonzola, Grana Padano e de cabra), estrogonofe de carne de pato e massas importadas preparadas na hora. Além disso, os ingressos de R$ 150,00 foram revertidos em compras.




DESTAQUES DO EVENTO:

Entre muitos e muitos vinhos, os que eu consegui provar (alguns acabaram antes que eu conseguisse degusta-los), seguem os grandes destaques do evento.

Quinta Quietud 2011: Um espanhol da região de Toro feito de Tempranillo. A Quinta de la Quietud conta com 22 hectares de vinha, a maioria de vinhas muito antigas, como é, de resto, normal na região. Algumas destas parcelas têm mais de 100 anos. São vinhas magníficas, cheias de história e que são tratadas com todo o respeito. Tamanho o respeito que todas as vinhas são tratadas de modo 100% orgânico, havendo, inclusive, certificado para tal desde 2002. O vinho passou 18 meses em barricas de carvalho (70% Americano e 20% Frances).


OPINIÃO DO BLOG: Cor rubi escuro. Aromas de frutas negras maduras, notas tostadas, especiarias, café e chocolate. Em boca é potente, concentrado, taninos macios e redondos ao paladar. Boa persistência. Gostei muito! Indico. Nota: ótimo vinho.


Marqués De Murrieta Reserva 2014: Um dos grandes nomes do vinhos espanhol da região de Rioja. A bodega é uma das mais antigas e prestigiadas do País. Fundada por Luciano Francisco Ramón de Murrieta, a vinícola teve sua primeira produção de vinhos datada em 1852, que tinha como destino a cidade de Havana e também o mercado mexicano. A remessa foi vendida rapidamente, dando início a uma trajetória de sucesso internacional que perdura até os dias de hoje. Atualmente a bodega coleciona prêmios e ganha novos apreciadores em todo mundo. Esse vinho é feito das uva: Tempranillo 77%, Garnacha 10%, Graciano 8% e Mazuelo 5%. Seu amadurecimento: 23 meses em barricas de carvalho americano, sendo 9 meses em barricas novas, e afinamento em garrafa durante 12 meses.


OPINIÃO DO BLOG: Cor rubi escuro. Aromas de frutas negras maduras, tostado, especiarias, baunilha, tabaco, chocolate amargo e couro. Em boca apresenta fruta negra, madeira bem integrada, taninos marcantes, corpo médio+ e boa acidez. É um vinho com boa complexidade e persistência. Gostei muito desse exemplar! Nota: Ótimo Vinho.


Brancott Estate Sauvignon Blanc Marlborough: A Brancott Estate foi fundada ao sul de Auckland em 1961, mas na época se chamava Montana. Em meados dos anos 1970, a produção chegou à região de Marlborough, na Ilha Sul da Nova Zelândia, desacreditada à época em função das baixas temperaturas. Mas devido à combinação de solo, clima e insolação, desde a primeira colheita a Sauvignon Blanc mostrou todo seu caráter, arrebatou prêmios e gerou grande interesse pela região.


OPINIÃO DO BLOG: Cor amarelo palha claro. Alta intensidade aromática. Aromas de frutas cítricas e maracujá. Apresenta notas herbáceas como grama cortada que é bem característico da Sauvignon, mas sem se tornar enjoativa, sendo sutil e equilibrada. Em boca é leve e fresco. Possui alta acidez e refescância. Apresenta no paladar notas de frutas cíticas. Gostei muito desse vinho e gosto muito do estilo feito por essa região. Nota: Ótimo Vinho.


FOTOS:

Confrades, seguem algumas fotos do evento:

Ayrton Gissoni e Jairan Alves

Wine Tour Festival Adega Dia a Dia

Stand Del Maipo

Wine Tour Festival Adega Dia a Dia

Degustação de Queijos

Wine Tour Festival Adega Dia a Dia

Stand Porto a Porto

Stand Inovini e Aurora

Stand Qualimpor