quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Queridos confrades!
O post de hoje é sobre o Jantar Harmonizado que participei no Restaurante Così. Confira o comentário do menu e saiba como valeu a pena ter participado!
O prestigiado Restaurante Così repetiu um jantar harmonizado de sucesso que foi uma nova oportunidade para os confrades provarem o belíssimo menu que  de autoria do Chef Renato Carioni. Para harmonizar, foram servidos os vinhos da Adega Modoroso.

O Restaurante possui um ambiente confortável, muito bonito, seu sistema iluminação proporciona um ambiente agradável especialmente para casais. A equipe de garçons, maître e sommelier é muito cortes, solícita e educada.



O serviço foi muito bem feito, os pratos são bem executados, decorados, delicados, com bons ingredientes e de sabor incrível. O restaurante se preocupou até com a escolha das louças. Os vinhos estavam na temperatura certa, taças de critais polídas, guardanapo e toalhas de linho. E claro, a comida é muito boa mesmo! Desde os pães da casa até chegar à sobremesa. Gostei muito de tudo e em especial gostei da sofisticação dos pratos e das harmonizações. 

As harmonizações foram bem arriscadas, muito bem preparadas e pensadas. Adorei ver um restaurante sair do tradicional e inovar na criação dos pratos e ainda mais nas harmonizações. Para mim, o restaurante tem uma pegada italina com a sofisticação francesa. Eles possuem uma belíssima cozinha que domina muito bem as técnicas. Vale a visita! Inclusive vale a pena ir várias vezes, pois o restaurante tem um menu bem completo com várias opções, menu degustação e o almoço executivo com um preço especial.

Vamos conferir os pratos:

1 - Steak Tartare com Maionese Trufada com o Vinho Branco Frizzante Durello Puroscasto IGT. Foi a harmonização mais arriscada por ser carne, maionese trufada e vinho branco. Tudo deu muito certo, graças ao tempero do Steak Tartare que estava delicado, mas muito saboroso e o vinho é um frizante que não era filtrado o que agregou “peso” para sustentar a combinação. Adorei!



2 - Ravióli de Pato ao Molho de Laranja e Pinole Tostado com o Vinho Tinto Barbera d’ Asti DOCG. Combinação clássica onde a fruta e a acidez presentes no molho de laranja e no vinho se equilibram. Para sustentar o peso do prato com o vinho temos o pato. A maior dificuldade aqui é elaborar um molho que não amarga e não é extremamente ácido. Adorei!



3 - Paleta de Cordeiro com Risoto de Abóbora e com o Vinho Tinto Barbaresco Ovello DOCG. Prato bem feito, boa harmonização, mas deixou a desejar na quantidade de risoto como acompanhamento. Muito bom, mas não me surpreendeu tanto quanto as outras duas harmonizações. 



4 - Ginger Cake com Calda de Laranja e Sorvete de Iogurte com o Vinho Branco Riesling DOC. Segunda harmonização mais difícil da noite. Aqui a acidez e o toque cítrico presentes na calda de laranja e no vinho se equilibram muito bem. Como a proposta é um jantar italiano, não poderia ter combinação melhor, mais desafiadora e interessante. Poderia ser utilizado um Riesling do Mosel com um teor de álcool menor e uma quantidade de açúcar residual mais alta, porém sairia do tema Itália. Novamente, a maior dificuldade é elaborar uma calda que não amarga. Adorei a sobremesa e gostei muito da harmonização, me surpreendeu.


Na foto, Gilberto que é o Sommelier do Così.

É isso aí! Valeu muito a pena participar. Que venham os próximos eventos do Così.