segunda-feira, 2 de março de 2015

Querido Confrade!
Você já ouviu falar sobre confraria de vinhos? A confraria é uma iniciativa pra lá de divertida para reunir amigos, trocar idéias e experimentar bons vinhos de forma que o custo não sai muito "pesado". Veja as nossas dicas para montar uma confraria de sucesso.

10 Dicas de Como Criar uma Confraria de Vinhos...



DICA 1 - Reúna amigos que você tenha afinidade e que gostem de vinhos e se interessem pelo assunto. Acho bacana que a confraria seja de 6 a 12 membros, pois assim não sobra vinhos ao abrir uma garrafa e também não falta. OBS: 1 garrafa para 12 pessoas, cada um prova um pouco mais de 50ml de vinho (62,5 ml). O interessante da confraria é que todos possam provar o mesmo rótulo. Mais de 12 pessoas acaba tendo muita dispersão e perde o foco!

DICA 2 - Criar um nome para a confraria que deve expressar o espírito do grupo. O ideal é cada membro apresentar sua proposta e fazerem uma votação. Também é bacana criar uma logo e um slogan. Até mesmo um grupo no WhatsApp.

DICA 3 - Ao definir o nome, seria muito interessante definir um objetivo, pois uma confraria sem objetivo acaba perdendo o foco. Exemplo: Reunir amigos e aprender sobre vinhos. Outro exemplo: Essa confraria tem o objetivo estudar vinhos do velho mundo. Mesmo com os objetivos, a essência da confraria é a reunião de amigos e diversão!

DICA 4 - É importante criar critérios para a confraria não perder o controle. Por exemplo: Se alguém quiser participar, deve ter aprovação de todos os membros (isso para uma confraria de 6 à 12). Outro exemplo: Qual será o tema da reunião? Qual será o dia? E etc..

DICA 5 - Programe as reuniões! Isso é muito importante. Talvez o mais importante, pois acaba evitando o improviso. A ideia aqui é definir "quem leva o que?". Sugiro que definam o tema da reunião e a faixa de valores de cada garrafa. A comida alguém pode fazer ou se encarregar de comprar, dai divide-se os valores.

DICA 6 - Evite "beber demais". Como sugestão, pense que cada pessoa vai beber meia garrafa/um pouco mais do tinto/branco ou uma de espumante. Não exagere na bebida. O ideal é cada casal levar uma garrafa (6/8 membros) ou cada um levar uma (10/12 membros).

DICA 7 - Documentem a reunião. Como assim documentar? Documente de forma simples! Por exemplo. Imprimir uma ficha de degustação (simples) para cada vinho. Assim cada um preenche a sua. Fazer em uma folha uma breve descrição/explicação e objetivo do tema da reunião para todos tomarem conhecimento. Documente os vinhos, sempre registre uma foto geral das garrafas e se possível crie um blog para que todos possam conferir as notas e os comentários. Guarde em um portfólio e ao final do ano dê uma olhada em como todos evoluíram o paladar. Se for facilitar, pode até ser no Vivino.

DICA 8 - Tenha todo o material para fazer a degustação. As taças apropriadas são o ideal. Se todos tiverem, maravilha. Senão, indico que compre uma maleta que caiba duas taças e um vinho. E cuidado para não esquecerem o abridor!

DICA 9 - Proponha uma vez ao ano, uma degustação às cegas envolvendo a garrafa em papel alumínio, para que o rótulo não influencie a escolha. Aqui podem usar taça negras também. Nessa edição, deve haver um responsável que irá tampar cada garrafa e servi-la. Recomendo isso no término de um ano. Daí o legal de por que no máximo 12 membros, pois cada um escolherá um tema (se for 1 encontro por mês).

DICA 10 - Não esqueça que sempre deve haver água para todos e algo para comer. Combine tudo antes para não faltar nada!