sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Técnica Polêmica - O Uso do Enxofre

Pessoal!!!
O Blog Enofilia traz para a parte de conhecimento técnico sobre vinhos as técnicas que mais causam polêmicas ao se fazer vinhos. Esse post discuti uma das técnicas mais utilizadas, os prós e contras de se colocar o enxofre no vinho.

Técnica Polêmica - O Uso do Enxofre




O enxofre ou anidrido sulfuroso (SO2) é muito utilizado por quase todos os produtores de vinhos do mundo. Ele é utilizado durante e após a fermentação do vinho, com a finalidade de evitar a oxidação do vinho, funcionando como um papel anti-séptico contra microorganismos. A sulfitagem que é o processo de se colocar uma dosagem de enxofre no vinho, é uma pratica tão importante, tal que em países da Europa ela é regulada por lei! 

O enxofre é um remédio milagroso ao vinho, capaz de ser um agente antioxidante e bactericida. Será que os riscos de não usar essa técnica, pagam os seus benefícios??? Muitos enólogos e especialistas são a favor da técnica e muitos contra essa técnica:
  • A favor: Defendem que vinho oxidado e azedo não é nada bom e que hoje em dia as técnicas de se colocar enxofre melhoraram. Hoje coloca-se doses muito pequenas que nem chegam a dar dor de cabeça e nem causar problemas de saúde;
  • Contra: Esses produtores tentam fazer uma vinificação sem o enxofre, mas poucos conseguem fazer um vinho sem problemas... os que conseguem, o resultado é excepcional!


Colocar anidrido sulfuroso no vinho pode acarretar problemas ao vinho, tanto no seu excesso, quanto em sua falta. No excesso podemos ter: alteração da cor, bloqueio dos aromas e mercaptano que é quando o vinho fica com cheiro de ovo podre. Na sua falta: oxidação que é quando o vinho oxida devido ao seu contato com o ar e a falta do enxofre em sua maturação; e a acescência que é o cheiro de vinagre no vinho e sua alta acidez, causado pela bactéria acetobacter.

Muitos enólogos colocam enxofre no vinho a fim de corrigir a acidez, mascarando-a. Isso ocorre principalmente quando a uva foi colhida cedo demais (verde e ainda ácida!). Muito comum em vinhos de baixa qualidade e vinhos muito doces (os suaves de mesa). Pode-se perceber essa alta dosagem de enxofre simplesmente pelo fato de se beber duas ou mais taças de vinho e ficar com muita dor de cabeça. O vinho bebido moderadamente, não causa dor de cabeça, mas se for um vinho com alto teor de enxofre, com toda certeza você irá sentir no outro dia...