Pessoal!!!
Muito interesante a reportagem da revista Adega que mostra como será o cenário econômico americano e suas demandas por vinhos. Confira:
EUA Terá uma Baixa na Demanda por Vinhos
Conforme reportagem divulgada na revista Adega: pesquisadores do Silicon Valley Bank, nos Estados Unidos, fizeram um estudo sobre os baby boomers (nascidos no período pós-Segunda Guerra Mundial) que possuem idades entre 48 e 65 anos e são responsáveis por 44% das vendas de vinho dos Estados Unidos. De acordo com os analistas, o problema está na quantidade de aposentadorias, que nos EUA, se estimada em uma média de 11.500 por dia!!! Gerando assim, uma baixa no poder aquisitivo dessa geração.
Por causa disso, acredita-se em uma forte pressão no mercado de vinho na próxima década, pois existe uma grande dificuldade que os novos jovens bebedores de vinho do país se igualem ao poder financeiro da geração “baby boom”, gerando assim uma baixa na demanda por vinhos.
De acordo com Rob McMillan que é o fundador da divisão de vinhos do Silicon Valley Bank, os consumidores da geração Y (grupo mais jovem de consumidores considerados a geração da internet) estão sendo atraídos pelo comércio de vinho via internet, mas talvez não sejam capazes de sustentar a indústria nos patamares de hoje.
Ainda segundo as palavras de Rob McMillan - ditas numa entrevista à revista Adega: “A geração mais nova tem a mesma oportunidade de criar riqueza que a anterior? A resposta, na minha opinião, é que não".
Concluindo, segundo McMillan, Os desafios econômicos dos mais jovens são maiores do que a dos baby boomers, mesmo que esses jovens consumidores estejam mais fascinados nos vinhos do que as gerações mais velhas, teremos uma queda na demanda, pois não importa apenas o desejo de comprar vinhos, e sim, a capacidade de comprá-los.