quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Pessoal!!!
Abordando um tema de atualidades sobre o mundo dos vinhos e mostrando como será o mercado daqui a cinco anos. Confira:

A China é a maior consumidora de vinhos do mundo e será também a maior produtora



Atualmente, a China é a maior potência mundial no que diz respeito ao PIB, exportação e número de habitantes. Devido a esses fatores, o grande império chinês vem se destacando no que se refere a vinhos.

Uma pesquisa feita pela Vinexpo mostra que o consumo de vinho tinto na China aumentou 136% desde 2008, atingindo a cifra de 155 milhões de caixas de 12 garrafas. Esse efeito fez com que passasse o consumo de 141 milhões de caixas da Itália que estava em segundo lugar. Surpreendentemente, a China tirou do trono a grande França (que é o país com maior cultura voltada para o consumo e produção de vinhos) que consome cerca de 150 milhões de caixas. 

Hoje, os chineses são os maiores consumidores de vinho do mundo. As principais razões para explicar o consumo de vinhos advém de seus benefícios à saúde, como também ao aspecto da cultura do povo chinês que associa a cor vermelha com a riqueza, poder e boa sorte.



Voltando a falar do grande império da China, milionários chineses estão se interessando pelo vinho e adquirindo propriedades no mundo todo, especialmente na França, em Bordeaux. Dados esses fatos, podemos ver que a China vem com tudo para ser a número 1 em vinhos do mundo. Ainda, segundo a pesquisa, mais de 80% do vinho consumido no país ainda é produzido internamente (a China é o 5º maior produtor mundial), mas a participação dos vinhos importados, apesar de fraca, multiplicou-se por sete e já atingem 18,8% de todo o vinho consumido.



Outras pesquisas feitas por The French National Centre for Scientific Research (CNRS), mostram que a China vai se tornar o maior produtor de vinhos do mundo dentro de cinco anos. A área de produção chinesa vem crescendo e atualmente é a quinta maior do mundo. Os vinhedos chineses cobriam 570 mil hectares no ano passado, mais do que nos Estados Unidos. 

Segundo a Organização da Vinha e do Vinho (OIV), a Espanha possui 1 milhão de hectares, seguida pela França com 800 mil hectares. Para superar seus concorrentes, a China vai dobrar o número de vinhos nos próximos cinco anos, especialmente por razões políticas que ajudam as regiões mais pobres se desenvolverem economicamente, e ainda, os vinhedos são capazes de impedir as tempestades de areia em locais que estão passando pelo processo de desertificação. 



A China, portanto, é considerada atualmente a maior consumidora de vinhos do mundo e em breve, será também, a maior produtora do planeta. Devido a esses fatos e a grande concorrência de mercado entre diversos países e a China, devemos ter dentro de um breve futuro, uma nova cultura do vinho empregada não mais pela França e sim pela China. Um vinho ao estilo Chinês de ser... será que valerá a pena???