domingo, 17 de agosto de 2014

Pessoal!!!
Acompanhei de perto a Degustação Vínícola Pizzato Vinhos e Vinhas na terça-feira 19/08. A degustação aconteceu na Adega Base (Centermix, lote 54 Vicente Pires EPTG. Ao lado da Transplantas).

Adorei a apresentação da vinícola feita pelo Flávio Pizzato. Além de excelente enólogo, sabe muito bem transmitir o conhecimento e esclarecer nossas dúvidas sobre os vinhos. Deu uma verdadeira aula!!! Parabéns!!!

Agradeço a toda equipe da Adega Base pelo convite!!! Obrigado!

Confira o que ocorreu no evento e quais foram os vinhos:

Enólogo Flavio Pizzato apresenta rótulos de sua produção na Adega Base


Flávio Pizzato, tem formação no Curso Superior de Tecnólogo em Viticultura e Enologia, é membro da família proprietária das vinhas e dos vinhedos e enólogo responsável pela produção da Pizzato Vinhos e Vinhas, desembarcou em Brasília nesta terça-feira (19), às 19h30, para uma aula-degustação na Adega Base (EPTG). Além disso, Flávio Pizzato é o responsável pela elaboração dos vinhos e pela coordenação viti-vinícola. 

A Vínícola Pizzato tem duas linhas de vinhos, a Fausto e a Pizzato, cada uma com uma variedade de rótulos, entre chardonays, merlots, cabernets sauvignon, tanats e alicantes.

Sobre a Pizzato – A vínícola recebeu, entre outras premiações, destaque no Guia do Vinho 2013/2014, com seis vinhos com média acima dos 90 pontos: Fausto Brut, Pizzato Brut 2012, Pizzato Chardonnay 2012, Pizzato Alicante Bouschet 2005, Concentrus Gran Reserva 2007, Pizzato DNA 99 2008. Além disso, outros três rótulos tiveram pontuação 89.


Os integrantes da família Pizzato são os responsáveis por todo o processo de produção e comercialização dos vinhedos da marca. O cultivo de videiras é tradição na família desde a chegada de Antônio Pizzato, vindo do Vêneto, Itália, no final dos anos 1800. Em 1999, a família Plínio Pizzato estruturou a Pizzato vinhas e vinhos.


Os vinhos Pizzato recebem selo identificador de origem e qualidade, denominado na região como D.O.V.V (Denominação de Origem Vale dos Vinhedos). Os vinhos são elaborados com uvas da localidade de Santa Lúcia, que têm como características serem concentrados, complexos e com boa capacidade de amadurecimento. Provém de parreiras mais antigas, de baixa produção, permitindo que se explore a máxima de que vinhos melhoram com o amadurecimento.

Confira a linha Dr.Fausto:


Veja agora a linha Pizzato:


Acompanhe também a linha de espumantes da vinícola:


E os espumantes Dr.Fausto:


VALE RESALTAR QUE O ESPUMANTE  PIZZATO BRUT ROSÉ É O 3 MELHOR VINHO BRASILEIRO SEGUNDO A LISTA SELEÇÃO 2014 DO EVENTO VINUM BRASILIS.

Veja a lista:

E o super Espumante Pizzato Brut Rosé:


CHEGANDO A ESSE PONTO... Foram apresentados cinco vinhos do portfólio da Pizzato. Nesse post, colocarei em ordem os vinhos que mais gostei, comentarei brevemente os 3 que mais gostei.

Vamos ao PRIMEIRO colocado da noite - CONCENTUS PIZZATO:


COMPONENTES: AS VARIEDADES DE UVA MERLOT, TANNAT E CABERNET SAUVIGNON. ALGUNS DESTAQUES:

  • 90 PONTOS GUIA ADEGA DE VINHOS DO BRASIL 2012/2013
  • 89-93 PONTOS – VÁRIOS PAINÉIS PELO BRASIL E NO EXTERIOR (DIFERENTES COLHEITAS)
O SEGUNDO foi o vinho - Espumante Fausto Pizzato:


ELABORADO PELO MÉTODO TRADICIOMAL (CHAMPENNOISE), TEM POR OBJETIVO SER UM ESPUMANTE DE MÉDIO AMADURECIMENTO SOBRE AS BORRAS, MANTENDO UM CARACTER JOVIAL, FRESCO, COM MUITA FRUTA E FLORAL. ALGUNS DESTAQUES:

  • 90 PONTOS – GUIA ADEGA DOS VINHOS BRASILEIROS 2013/2014
  • MEDALHA DE OURO – CONCURSO INTERNACIONAL DE VINHOS DO BRASIL (CIVB, OIV).

O TERCEIRO Lugar da noite fica com o vinho - Pizzato Cabernet Sauvignon 2008:


Notas de Degustação: Cor rubi com alguns traços de púrpura; aromas de calda de frutas vermelhas, especiarias doces, côco torrado, ameixas secas. Encorpado, de boa persistência e equilíbrio e frescor, com retrogosto prolongado com traços de especiarias doces e frutas vermelhas em redução de caldo.

Elaboração: Fermentação e maceração em tanques de aço inoxidável, com leveduras selecionadas e temperatura controlada. Tempo total de fermentação/maceração de 10 dias e fermentação malolática espontânea. 11 meses em barris de carvalho americano.


ALGUNS DESTAQUES:
  • DUPLA MEDALHA DE OURO CONCURSO BRUXELAS BRASIL
  • MEDALHA DE OURO NO CIVB/OIV
  • MEDALHA DE OURO NO CONCURSO VINUM ALEMANHA
  • 89-91 PONTOS – VÁRIOS PAINÉIS PELO BRASIL E NO EXTERIOR (VÁRIAS COLHEITAS)

O Quarto ficou com o vinho - Fausto Merlot 2011 da Pizzato:


E o quinto vai para:



Agora... Sobre a Adega Base:


A recém-inaugurada Adega Base vem se consolidando como um espaço de eventos de enogastronomia, com oferta de palestras, cursos e degustações de vinhos e produtos de delicatessen. Nova casa grupo Base Atacadista, a Adega abriu as portas no dia 10 de março entre Vicente Pires e Águas Claras, no Centermix, na EPTG.

A loja oferece 1.800 rótulos de bebidas, sendo 1.300 de vinhos, em um Espaço Empório climatizado que oferece também queijos especiais, azeites, azeitonas, cervejas importadas e chocolates. Com os melhores rótulos de vários países como Portugal, França, Espanha, Alemanha, África do Sul, Austrália, Chile, Uruguai, Argentina e Brasil, a proposta da Adega Base é oferecer ao mercado de Brasília produtos selecionados para os apreciadores de vinho, com preço de atacado e atendimento personalizado.


Para tanto, a casa conta com dois sommeliers à disposição dos clientes para auxiliar na escolha das bebidas. Formado há 4 anos, Tiago Pereira estudou na Associação Brasileira de Sommeliers. Hoje, com a outorga da ABS, é considerado um dos maiores especialistas em vinho da cidade.  Ester Bonfim é formada como sommelier de cervejas pelo Instituto Federal de Brasília e tem certificação como sommelier de vinhos pela Wine & Spirits, conta com 15anos de experiência na área.

Além disso, o cliente tem à sua disposição um Terminal de Informações sobre os Vinhos, onde pode passar o código de barras da garrafa em frente ao visor do terminal que irá harmonizar o vinho com vários pratos.

Outras fotos do evento:

Na foto, parte da equipe da Adega Base, Marcia Cristina (Adega Base),  Flávio Pizzato,  Etiene (Blog Vinho Tinto), Tiago Pereira e eu:


Foto muito legal com o Enólogo Flávio Pizzato e o sommelier Tiago Pereira: