quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Pessoal!!!
É com muita Alegria que convido meu amigo Luiz Cola, do Blog: Vinhos e Mais Vinhos, para INAUGURAR a minha coluna semanal de PARTICIPAÇÃO ESPECIAL, onde toda semana alguém de outro blog, revista, site e etc... vai estar mostrando aos leitores, um pouco do seu trabalho. Desde já agradeço a participação dele. 

Confira o post e semana que vem nos encontraremos em mais uma PARTICIPAÇÃO ESPECIAL. Obrigado!

Você sabe por quê a rolha dos espumantes tem formato de cogumelo? Surpreenda-se...


A explicação para o formato exótico da rolha dos espumantes, que lembra a de um cogumelo (do tipo champignon), foi apresentada pelo enólogo Paulo Lopes, da corticeira Amorim (a maior do gênero no mundo) na última edição da revista inglesa Decanter.

Segundo o enólogo, a rolha desenvolve essa forma devido a absorção do dióxido de carbono contido na garrafa. A pressão dentro da garrafa de vinhos espumantes é de 6 a 8 bars (equivalente a 3 a 4 vezes mais que um pneu de carro), o que torna seu ambiente interno muito diferente de uma garrafa de vinho tranquilo.

A construção da rolha dos espumantes, com discos de cortiça maciça em sua parte inferior é mais elástica do que a parcela superior feita em cortiça granulada, absorvendo assim mais CO2 e se expandindo muito mais do que parte granulada, configurando assim a conhecida forma de cogumelo.

Se colocarmos um vinho tranquilo numa garrafa de espumante com sua rolha especial, nunca encontraremos a forma de cogumelo ao abrir a garrafa. Esse fenômeno tem implicações práticas no armazenamento ideal dos vinhos espumantes e a melhor forma de otimizá-lo é guardar as garrafas de espumantes na vertical (de pé), ao contrário do que é recomendado para vinhos tranquilos.

Por;
Luiz Cola

Sobre o Blog Vinhos e Mais Vinhos e seu Autor Luiz Cola:




Depois de 15 anos degustando e estudando o prazeroso e rico universo dos vinhos, criar o blog Vinhos e Mais Vinhos em 2009 foi um passo natural. Pensado como um veículo para compartilhar informações relevantes para enófilos e apreciadores eventuais, o blog completou 5 anos repletos de postagens interessantes e muitos leitores.

Luiz Cola, que é arquiteto por profissão e um enófilo dedicado ao tema há quase 20 anos. Desde 2005 realiza palestras, degustações de vinhos e ainda organiza e participa de confrarias há mais de 10 anos. Autor e escritor do blog Vinhos e Mais Vinhos que se configura num dos principais veículos de divulgação da cultura de vinhos no Brasil. Além de escrever no blog, também presta consultoria para pessoas físicas e restaurantes.